Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15693 |
Resumo: | apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_2ee20662de1d0bda422e959c0662259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15693 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Greco, Gabriela CunhaIcle, Gilberto2009-04-29T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/15693000688903apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre.application/pdfporTeatroEscolaDa sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688903.pdf000688903.pdfTexto completoapplication/pdf1159277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/1/000688903.pdf8562dbdfb6bc6bf61a6f1aca66f839b1MD51TEXT000688903.pdf.txt000688903.pdf.txtExtracted Texttext/plain94660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/2/000688903.pdf.txte1f574d68b2b16d5c5607b2c4b56e7a4MD52THUMBNAIL000688903.pdf.jpg000688903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/3/000688903.pdf.jpg3233610a92c608d0e530f3656467b3cfMD5310183/156932018-10-08 07:56:28.117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
title |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
spellingShingle |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola Greco, Gabriela Cunha Teatro Escola |
title_short |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
title_full |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
title_fullStr |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
title_full_unstemmed |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
title_sort |
Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola |
author |
Greco, Gabriela Cunha |
author_facet |
Greco, Gabriela Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greco, Gabriela Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Escola |
topic |
Teatro Escola |
description |
apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15693 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000688903 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15693 |
identifier_str_mv |
000688903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/1/000688903.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/2/000688903.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/3/000688903.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8562dbdfb6bc6bf61a6f1aca66f839b1 e1f574d68b2b16d5c5607b2c4b56e7a4 3233610a92c608d0e530f3656467b3cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224384384335872 |