Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greco, Gabriela Cunha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15693
Resumo: apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre.
id UFRGS-2_2ee20662de1d0bda422e959c0662259f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15693
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Greco, Gabriela CunhaIcle, Gilberto2009-04-29T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/15693000688903apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre.application/pdfporTeatroEscolaDa sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000688903.pdf000688903.pdfTexto completoapplication/pdf1159277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/1/000688903.pdf8562dbdfb6bc6bf61a6f1aca66f839b1MD51TEXT000688903.pdf.txt000688903.pdf.txtExtracted Texttext/plain94660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/2/000688903.pdf.txte1f574d68b2b16d5c5607b2c4b56e7a4MD52THUMBNAIL000688903.pdf.jpg000688903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/3/000688903.pdf.jpg3233610a92c608d0e530f3656467b3cfMD5310183/156932018-10-08 07:56:28.117oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
title Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
spellingShingle Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
Greco, Gabriela Cunha
Teatro
Escola
title_short Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
title_full Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
title_fullStr Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
title_full_unstemmed Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
title_sort Da sala para o pátio : o teatro do acontecimento na escola
author Greco, Gabriela Cunha
author_facet Greco, Gabriela Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greco, Gabriela Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Escola
topic Teatro
Escola
description apresenta-se uma análise e uma reflexão sobre a formação do sujeito-aluno/a e do sujeito-professora na construção do conhecimento em Teatro hoje no espaço escolar. Discutese a experiência estética, segundo o conceito de experiência, como algo que nos acontece e que nos toca. Propõe-se uma reflexão sobre a trajetória da educadora/atriz que percebe sua prática de cena distante de sua prática em sala de aula e busca aproximar essa relação entre a concepção de cena vivenciada como atriz e a concepção de cena vivenciada como educadora. A grande questão da pesquisa foi descobrir caminhos possíveis para enfrentar dois grandes paradoxos ainda existentes no espaço escolar: espaço de criação X aprisionamento e espaço de visibilidade X anonimato. A partir de um recorte da cena educacional da cidade, na qual percebe-se a escola quase como uma ilha, discute-se o cuidado de si na formação da identidade dos sujeitos. Pensa-se sobre a relação hostil dos alunos e de como romper com a resistência para a experiência teatral. A pesquisa - que teve como resultado uma performance de criação coletiva no pátio da escola - aconteceu durante o ano de 2008 com adolescentes de uma escola municipal de Porto Alegre.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-04-29T04:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15693
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000688903
url http://hdl.handle.net/10183/15693
identifier_str_mv 000688903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/1/000688903.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/2/000688903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15693/3/000688903.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8562dbdfb6bc6bf61a6f1aca66f839b1
e1f574d68b2b16d5c5607b2c4b56e7a4
3233610a92c608d0e530f3656467b3cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224384384335872