O uso de netbooks como potencializador do processo de aprendizagem de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134400 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um projeto realizado em uma escola estadual de Educação Básica do município de Alvorada-RS no ano de 2015. O principal objetivo do estudo foi verificar a contribuição do uso de netbooks como potencializador do processo de aprendizagem de leitura e escrita em turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os netbooks fazem parte de um programa do governo estadual chamado “Província de São Pedro”. Foram escolhidos devido ao interesse dos alunos por esta ferramenta, e devido à tentativa em auxiliar de forma atrativa e prazerosa no avanço do processo de leitura e escrita especialmente nas dificuldades de aprendizagem observadas nestas turmas. Ao tentar descobrir e vencer o fracasso escolar no contexto estudado decidiu-se utilizar o netbook como ferramenta e incentivo para a superação do problema. Ao analisar as razões pelas quais foi obtido sucesso neste trabalho, cita-se: foco na aprendizagem; consciência das falhas metodológicas; utilização de ferramentas tecnológicas para motivar o interesse dos alunos; planejamento e avaliação. São apontadas essas questões, pois é sabido que as transformações significativas na educação ocorrem a partir da construção do conhecimento num processo permanente de troca entre os sujeitos. Assim, é possível assegurar aos alunos o direito de aprender. Este trabalho pretende oferecer elementos para que conjuntamente com outros educadores seja possível construir um novo caminho em direção a uma educação de qualidade através da utilização do netbook como ferramenta tecnológica, a qual garanta o direito de aprender de cada criança. Da mesma forma, visa-se colaborar com novas possibilidades de aprendizagem, a fim de possibilitar ao aluno a superação dos problemas que aparecem ao longo do processo na construção do conhecimento. |
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Coelho, CristinaSchneider, Daisy2016-03-30T02:07:36Z2015http://hdl.handle.net/10183/134400000985994Este trabalho apresenta os resultados de um projeto realizado em uma escola estadual de Educação Básica do município de Alvorada-RS no ano de 2015. O principal objetivo do estudo foi verificar a contribuição do uso de netbooks como potencializador do processo de aprendizagem de leitura e escrita em turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os netbooks fazem parte de um programa do governo estadual chamado “Província de São Pedro”. Foram escolhidos devido ao interesse dos alunos por esta ferramenta, e devido à tentativa em auxiliar de forma atrativa e prazerosa no avanço do processo de leitura e escrita especialmente nas dificuldades de aprendizagem observadas nestas turmas. Ao tentar descobrir e vencer o fracasso escolar no contexto estudado decidiu-se utilizar o netbook como ferramenta e incentivo para a superação do problema. Ao analisar as razões pelas quais foi obtido sucesso neste trabalho, cita-se: foco na aprendizagem; consciência das falhas metodológicas; utilização de ferramentas tecnológicas para motivar o interesse dos alunos; planejamento e avaliação. São apontadas essas questões, pois é sabido que as transformações significativas na educação ocorrem a partir da construção do conhecimento num processo permanente de troca entre os sujeitos. Assim, é possível assegurar aos alunos o direito de aprender. Este trabalho pretende oferecer elementos para que conjuntamente com outros educadores seja possível construir um novo caminho em direção a uma educação de qualidade através da utilização do netbook como ferramenta tecnológica, a qual garanta o direito de aprender de cada criança. Da mesma forma, visa-se colaborar com novas possibilidades de aprendizagem, a fim de possibilitar ao aluno a superação dos problemas que aparecem ao longo do processo na construção do conhecimento.This paper presents the results of a project carried out in a state school of Basic Education of Alvorada-RS municipality in 2015. The main objective of the study was to assess the contribution of the use of netbooks as a potentiator of the reading and writing learning process in the third year of elementary school early grades classes. Netbooks are part of a state government program called "Province of St. Peter." They were chosen because of the interest of students by this tool, as well as aid in the advancement of the learning process, required especially by the difficulties observed in these classes. When trying to discover and overcome school failure in the context studied was decided to use the netbook as a tool and incentive to overcome the problem as poor school performance is always of great concern to school. By analyzing the reasons why success was obtained in this study, is quoted: focus on learning; awareness of methodological flaws; use of technological tools to motivate student interest; planning and evaluation. These issues are highlighted as it is known that significant changes in education occur from the construction of knowledge in a permanent process of exchange between subjects. Thus, it is possible to ensure students the right to learn. This work intends to offer elements which together with other educators can build a new path toward a quality education through the use of netbooks as a technological tool, which guarantees the right of every child to learn. Likewise aims to collaborate with new learning opportunities to enable the student to overcome the problems that arise throughout the process in the construction of knowledge.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamentalLeituraEscritaLearningReading and writingElementary schoolNetbookO uso de netbooks como potencializador do processo de aprendizagem de leitura e escritaThe use of netbooks as a potentiator of the reading and writing learning process info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985994.pdf000985994.pdfTexto completoapplication/pdf407824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134400/1/000985994.pdf08eab86f1368e8115d3ca7a7164e417fMD51TEXT000985994.pdf.txt000985994.pdf.txtExtracted Texttext/plain81812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134400/2/000985994.pdf.txte174cdf9130ce5366b5d3c4015276711MD52THUMBNAIL000985994.pdf.jpg000985994.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134400/3/000985994.pdf.jpg0e799d033656579859ed380aa02219b6MD5310183/1344002018-10-29 08:19:20.448oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho apresenta os resultados de um projeto realizado em uma escola estadual de Educação Básica do município de Alvorada-RS no ano de 2015. O principal objetivo do estudo foi verificar a contribuição do uso de netbooks como potencializador do processo de aprendizagem de leitura e escrita em turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os netbooks fazem parte de um programa do governo estadual chamado “Província de São Pedro”. Foram escolhidos devido ao interesse dos alunos por esta ferramenta, e devido à tentativa em auxiliar de forma atrativa e prazerosa no avanço do processo de leitura e escrita especialmente nas dificuldades de aprendizagem observadas nestas turmas. Ao tentar descobrir e vencer o fracasso escolar no contexto estudado decidiu-se utilizar o netbook como ferramenta e incentivo para a superação do problema. Ao analisar as razões pelas quais foi obtido sucesso neste trabalho, cita-se: foco na aprendizagem; consciência das falhas metodológicas; utilização de ferramentas tecnológicas para motivar o interesse dos alunos; planejamento e avaliação. São apontadas essas questões, pois é sabido que as transformações significativas na educação ocorrem a partir da construção do conhecimento num processo permanente de troca entre os sujeitos. Assim, é possível assegurar aos alunos o direito de aprender. Este trabalho pretende oferecer elementos para que conjuntamente com outros educadores seja possível construir um novo caminho em direção a uma educação de qualidade através da utilização do netbook como ferramenta tecnológica, a qual garanta o direito de aprender de cada criança. Da mesma forma, visa-se colaborar com novas possibilidades de aprendizagem, a fim de possibilitar ao aluno a superação dos problemas que aparecem ao longo do processo na construção do conhecimento. |
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