Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79480 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho. |
id |
UFRGS-2_2f24512ee5f9cb40a8649488b3211d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79480 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borba, Jônatas da Costa Brasil deWittizorecki, Elisandro Schultz2013-10-19T01:48:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/79480000901744O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho.application/pdfporEducação física escolarMicropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901744.pdf000901744.pdfTexto completoapplication/pdf612185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/1/000901744.pdf419d029f219dd9653a277eb878add62aMD51TEXT000901744.pdf.txt000901744.pdf.txtExtracted Texttext/plain175085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/2/000901744.pdf.txt9563d19483ed2b9b6c87991fe8ec2863MD52THUMBNAIL000901744.pdf.jpg000901744.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/3/000901744.pdf.jpg800dd8c7d2227ba3ed296c36b3104fc4MD5310183/794802018-10-15 08:00:03.842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:00:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
title |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
spellingShingle |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre Borba, Jônatas da Costa Brasil de Educação física escolar |
title_short |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
title_full |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
title_fullStr |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
title_sort |
Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre |
author |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de |
author_facet |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar |
topic |
Educação física escolar |
description |
O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-19T01:48:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79480 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000901744 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79480 |
identifier_str_mv |
000901744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/1/000901744.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/2/000901744.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/3/000901744.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
419d029f219dd9653a277eb878add62a 9563d19483ed2b9b6c87991fe8ec2863 800dd8c7d2227ba3ed296c36b3104fc4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447116460326912 |