Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79480
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho.
id UFRGS-2_2f24512ee5f9cb40a8649488b3211d6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79480
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Jônatas da Costa Brasil deWittizorecki, Elisandro Schultz2013-10-19T01:48:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/79480000901744O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho.application/pdfporEducação física escolarMicropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901744.pdf000901744.pdfTexto completoapplication/pdf612185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/1/000901744.pdf419d029f219dd9653a277eb878add62aMD51TEXT000901744.pdf.txt000901744.pdf.txtExtracted Texttext/plain175085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/2/000901744.pdf.txt9563d19483ed2b9b6c87991fe8ec2863MD52THUMBNAIL000901744.pdf.jpg000901744.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/3/000901744.pdf.jpg800dd8c7d2227ba3ed296c36b3104fc4MD5310183/794802018-10-15 08:00:03.842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79480Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:00:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
title Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
spellingShingle Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Educação física escolar
title_short Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
title_full Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
title_fullStr Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
title_full_unstemmed Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
title_sort Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
author Borba, Jônatas da Costa Brasil de
author_facet Borba, Jônatas da Costa Brasil de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Jônatas da Costa Brasil de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
topic Educação física escolar
description O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-19T01:48:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79480
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901744
url http://hdl.handle.net/10183/79480
identifier_str_mv 000901744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/1/000901744.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/2/000901744.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79480/3/000901744.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 419d029f219dd9653a277eb878add62a
9563d19483ed2b9b6c87991fe8ec2863
800dd8c7d2227ba3ed296c36b3104fc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447116460326912