Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Giovana de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198618
Resumo: A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_2f4b68835bf2e299bb0d436e51e9e8a4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andrade, Giovana deLazzarotto, Gislei Domingas Romanzini2019-08-29T02:35:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/198618001099351A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.application/pdfporEscritaUniversidadePsicologia socialNarrativaUniversidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099351.pdf.txt001099351.pdf.txtExtracted Texttext/plain71340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/2/001099351.pdf.txt9a8400c5024094d900780c1401e8ffa7MD52ORIGINAL001099351.pdfTexto completoapplication/pdf1286533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/1/001099351.pdfa091f1b0aba46286b745167b5c9d9dfcMD5110183/1986182019-08-30 02:35:38.385805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T05:35:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
title Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
spellingShingle Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
Andrade, Giovana de
Escrita
Universidade
Psicologia social
Narrativa
title_short Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
title_full Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
title_fullStr Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
title_full_unstemmed Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
title_sort Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
author Andrade, Giovana de
author_facet Andrade, Giovana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Giovana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
contributor_str_mv Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Universidade
Psicologia social
Narrativa
topic Escrita
Universidade
Psicologia social
Narrativa
description A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:35:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099351
url http://hdl.handle.net/10183/198618
identifier_str_mv 001099351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/2/001099351.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/1/001099351.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a8400c5024094d900780c1401e8ffa7
a091f1b0aba46286b745167b5c9d9dfc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447248487579648