Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198618 |
Resumo: | A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
id |
UFRGS-2_2f4b68835bf2e299bb0d436e51e9e8a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Giovana deLazzarotto, Gislei Domingas Romanzini2019-08-29T02:35:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/198618001099351A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.application/pdfporEscritaUniversidadePsicologia socialNarrativaUniversidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099351.pdf.txt001099351.pdf.txtExtracted Texttext/plain71340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/2/001099351.pdf.txt9a8400c5024094d900780c1401e8ffa7MD52ORIGINAL001099351.pdfTexto completoapplication/pdf1286533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/1/001099351.pdfa091f1b0aba46286b745167b5c9d9dfcMD5110183/1986182019-08-30 02:35:38.385805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-30T05:35:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
title |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
spellingShingle |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? Andrade, Giovana de Escrita Universidade Psicologia social Narrativa |
title_short |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
title_full |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
title_fullStr |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
title_full_unstemmed |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
title_sort |
Universidade e dores acadêmicas : modos de cuidar do conhecer? |
author |
Andrade, Giovana de |
author_facet |
Andrade, Giovana de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Giovana de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini |
contributor_str_mv |
Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Universidade Psicologia social Narrativa |
topic |
Escrita Universidade Psicologia social Narrativa |
description |
A escrita deste trabalho aborda os modos de ver e viver as relações no contexto universitário, com ênfase na perspectiva da experiência de estudantes. Para tal tarefa, toma-se como ferramenta a escrita rizomática no processo de compor uma cartografia da experiência no percurso de formação numa universidade. A inspiração para fazer da experiência um modo de expressão com uma escrita narrativa foi a partir da leitura da escrevivência de Conceição Evaristo. Através de narrativas, pretende-se criar um regime de fazer falar e ver a respeito dos modos de (des)cuidar da vida universitária. Nesta compreensão, busca-se o estudo das relações entre o neoliberalismo com a lógica meritocrática de empreendedorismo de si, engendrado ao necropoder que tensiona a questão da vida e da morte, tendo em vista o saber acadêmico e o saber da experiência na universidade. Assim, este trabalho de conclusão se propõe a manter viva com leitoras e leitores a questão: Como produzir saúde e conceber o cuidado com a vida universitária na realidade neoliberal de individualismo e empreendedorismo de si? Coloca-se como experiência de cuidar do conhecimento a ocupação por estudantes do prédio do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:35:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198618 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001099351 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198618 |
identifier_str_mv |
001099351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/2/001099351.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198618/1/001099351.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a8400c5024094d900780c1401e8ffa7 a091f1b0aba46286b745167b5c9d9dfc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447248487579648 |