É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39555 |
Resumo: | O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas. |
id |
UFRGS-2_306f623b88ff6a6c182662db05f48cbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39555 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tatiana Cleide daKaercher, Gládis Elise Pereira da Silva2012-04-25T01:23:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/39555000825453O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas.application/pdfporConstrução do conhecimentoAutonomiatroca de conhecimentoEducação infantilÉ possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825453.pdf.txt000825453.pdf.txtExtracted Texttext/plain78834http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/2/000825453.pdf.txt63472d6fe967f6b271a383fe9ef6bbd5MD52ORIGINAL000825453.pdf000825453.pdfTexto completoapplication/pdf501485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/1/000825453.pdf1508d74e91246c637c6526b7202b300eMD51THUMBNAIL000825453.pdf.jpg000825453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/3/000825453.pdf.jpg08cc30c35f8679973a6bfa208d36dfeaMD5310183/395552018-10-10 08:17:36.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
title |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
spellingShingle |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? Silva, Tatiana Cleide da Construção do conhecimento Autonomia troca de conhecimento Educação infantil |
title_short |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
title_full |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
title_fullStr |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
title_full_unstemmed |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
title_sort |
É possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos com idade de 4 a 5 anos? : Como isso ocorre e reflete na aprendizagem desses alunos? |
author |
Silva, Tatiana Cleide da |
author_facet |
Silva, Tatiana Cleide da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiana Cleide da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
contributor_str_mv |
Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Autonomia troca de conhecimento Educação infantil |
topic |
Construção do conhecimento Autonomia troca de conhecimento Educação infantil |
description |
O presente trabalho mostrará como é possível planejar ouvindo e respeitando as curiosidades e necessidades dos alunos da educação infantil na idade de quatro a cinco anos de uma escola pública da rede municipal do município de Sapiranga através do trabalho com Projeto de Aprendizagem. Apresentará a importância da participação ativa do aluno, uma sala de aula onde se aprende através da pesquisa, onde acontece a troca de aprendizagem e o diálogo é extremamente importante para a construção do conhecimento, o aluno deve ter a liberdade de dialogar com os colegas e educador, possibilitando a troca de informações e a construção de um ser crítico e com autonomia para trilhar seus caminhos. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Freire, Hernández, Becker e outros que contribuíram para uma educação mais construtivista em nossas escolas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:23:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000825453 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39555 |
identifier_str_mv |
000825453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/2/000825453.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/1/000825453.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39555/3/000825453.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63472d6fe967f6b271a383fe9ef6bbd5 1508d74e91246c637c6526b7202b300e 08cc30c35f8679973a6bfa208d36dfea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427683184640 |