A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170455
Resumo: Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos.
id UFRGS-2_61e7f9fe91f588e195967f8cadc452c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170455
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonone, Carlos Gabriel GallinaMolina Neto, Vicente2017-11-21T02:26:09Z20011414-9141http://hdl.handle.net/10183/170455000317564Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos.Th/s work was done with Physical Education professors in private secondary schools of the city of Caxias do Sul, RS, Brazíl. It is a qualitatlve, descriptive and predominantly ethnographic work. The ma/n question is How does the Physical Education professor build his/her teaching practice in private secondary schools of Caxias do Sul? In the first part, there are theoretical references and methodological decisions. The second part addresses the interpretation of the information, which were obtalned through classes' observatlons, semistructured interviews, and documental analysis. The information have generated ten categories divided into three thematic blocks.application/pdfporRevista Perfil. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 27-39Educação físicaPrática de ensinoPhisical educationSecondary schoolPedagoglc practiceA prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317564.pdf000317564.pdfTexto completoapplication/pdf946864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/1/000317564.pdf2366fcc511f196505cdf0e6638cf3b9aMD51TEXT000317564.pdf.txt000317564.pdf.txtExtracted Texttext/plain44216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/2/000317564.pdf.txt9a9f0fe8713b95c4350266ad20852768MD5210183/1704552017-12-10 02:22:22.511603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170455Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-12-10T04:22:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
title A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
spellingShingle A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Educação física
Prática de ensino
Phisical education
Secondary school
Pedagoglc practice
title_short A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
title_full A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
title_fullStr A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
title_full_unstemmed A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
title_sort A prática da educação física na escola privada de ensino médio de Caxias do Sul/RS a perspectiva do professor
author Bonone, Carlos Gabriel Gallina
author_facet Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonone, Carlos Gabriel Gallina
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de ensino
topic Educação física
Prática de ensino
Phisical education
Secondary school
Pedagoglc practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Phisical education
Secondary school
Pedagoglc practice
description Este trabalho foi realizado com professores de Educação Física nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul/RS. É de corte qualitativo, descritivo e predominantemente etnográfico. A principal questão foi; Como o professor de Educação Física constrói sua prática docente nas escolas particulares de Ensino Médio de Caxias do Sul? Na primeira parte encontram-se os referenciais teóricos e decisões metodológicas. A segunda trata da interpretação das informações, obtidas através de observações de aulas, de entrevistas semiestruturadas, de anotações em diário de campo e de análise documental. As informações geraram dez categorias de análise divididas em três blocos temáticos.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-21T02:26:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170455
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-9141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000317564
identifier_str_mv 1414-9141
000317564
url http://hdl.handle.net/10183/170455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Perfil. Vol. 5, n. 5 (2001), p. 27-39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/1/000317564.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170455/2/000317564.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2366fcc511f196505cdf0e6638cf3b9a
9a9f0fe8713b95c4350266ad20852768
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932336599040