Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gladis Schimitt Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255124
Resumo: As crises trazem consigo as oportunidades de mudança e construção do novo. E essa é a proposta deste trabalho. Investigar, através de uma revisão bibliográfica, parte do que já foi pesquisado sobre o Ensino Remoto Emergencial na Educação Básica Pública e o que pode ser mudado no contexto escolar a partir desses processos investigativos. As buscas se deram em bases de dados virtuais, a saber: Scielo Brasil, Lume da UFRGS e no Repositório de Periódicos da CAPES. A partir delas, encontraram-se quinze publicações acadêmico/científico presentes nas referidas bases de dados. O período das publicações encontradas foi de 2020 a 2022. Com o estudo, pôde-se observar que há diferentes enfoques das publicações sobre o tema. Para análise, os artigos foram selecionados em cinco categorias: Contexto Físico / Histórico / Social da Escola Pública; Potencialidades e Dificuldades do Professor; O Papel da Família na Educação; Dificuldades do Aluno no ERE; e, A Gestão Pedagógica. O conjunto destaca vários fatores de agravamento da crise que fortalecem o desafio à comunidade científica para produzir mais materiais que possam fomentar uma transformação no sistema educacional brasileiro, abrindo portas não só a novos conhecimentos, mas, também, à operacionalização do que já existe e que não são incentivados pelo Estado ou, muito menos, buscados pela população.
id UFRGS-2_311c7cc3826375eaa4d57a9c6dfb11ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Gladis Schimitt VieiraZibenberg, Igor Ghelman Sordi2023-02-28T03:22:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/255124001162991As crises trazem consigo as oportunidades de mudança e construção do novo. E essa é a proposta deste trabalho. Investigar, através de uma revisão bibliográfica, parte do que já foi pesquisado sobre o Ensino Remoto Emergencial na Educação Básica Pública e o que pode ser mudado no contexto escolar a partir desses processos investigativos. As buscas se deram em bases de dados virtuais, a saber: Scielo Brasil, Lume da UFRGS e no Repositório de Periódicos da CAPES. A partir delas, encontraram-se quinze publicações acadêmico/científico presentes nas referidas bases de dados. O período das publicações encontradas foi de 2020 a 2022. Com o estudo, pôde-se observar que há diferentes enfoques das publicações sobre o tema. Para análise, os artigos foram selecionados em cinco categorias: Contexto Físico / Histórico / Social da Escola Pública; Potencialidades e Dificuldades do Professor; O Papel da Família na Educação; Dificuldades do Aluno no ERE; e, A Gestão Pedagógica. O conjunto destaca vários fatores de agravamento da crise que fortalecem o desafio à comunidade científica para produzir mais materiais que possam fomentar uma transformação no sistema educacional brasileiro, abrindo portas não só a novos conhecimentos, mas, também, à operacionalização do que já existe e que não são incentivados pelo Estado ou, muito menos, buscados pela população.Crises bring with them opportunities to change and build something new. And this is the purpose of this work. To investigate, through a bibliographic review, part of what has already been found about Emergency Remote Teaching in Public Basic Education and what can be changed in the school context. The searches took place in virtual databases, namely: Scielo Brasil, Lume of the UFRGS and the CAPES Journal Repository. From these databases, fifteen articles published in Portuguese in magazines or periodicals were found. The period of the publications ranged from 2020 to 2022, it could be observed that there are different approaches of publications on the subject. For analysis, the articles were classified in five categories: Physical / Historical / Social Context of the Public School; Potentialities and Difficulties of the Teacher; The Role of the Family in Education; Difficulties of the Student in the ERE; and, Pedagogical Management. The set highlights several factors aggravating the crisis that strengthen the challenge to the scientific community to produce more materials that can foster a transformation in the Brazilian educational system, opening doors not only to new knowledge, but also to the operationalization of what already exists and are not encouraged by the State or, much less, sought by the population.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)PandemiasEnsino via WebInclusão digitalInclusão escolarCOVID-19 (Doença)Emergency remote teachingPandemicNon-presential teachingDigital inclusionSchool inclusionCovid-19.Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162991.pdf.txt001162991.pdf.txtExtracted Texttext/plain74448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255124/2/001162991.pdf.txt98c27e4042ec0613283bdf7c11e916caMD52ORIGINAL001162991.pdfTexto completoapplication/pdf827263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255124/1/001162991.pdf2f6aab208ebfd43117f97098fc1519a8MD5110183/2551242023-03-01 03:30:16.702297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
title Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
Machado, Gladis Schimitt Vieira
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino via Web
Inclusão digital
Inclusão escolar
COVID-19 (Doença)
Emergency remote teaching
Pandemic
Non-presential teaching
Digital inclusion
School inclusion
Covid-19.
title_short Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
title_full Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
title_sort Gestão pedagógica no ensino remoto na educação básica da rede pública durante a pandemia da Covid-19
author Machado, Gladis Schimitt Vieira
author_facet Machado, Gladis Schimitt Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gladis Schimitt Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
contributor_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino via Web
Inclusão digital
Inclusão escolar
COVID-19 (Doença)
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemias
Ensino via Web
Inclusão digital
Inclusão escolar
COVID-19 (Doença)
Emergency remote teaching
Pandemic
Non-presential teaching
Digital inclusion
School inclusion
Covid-19.
dc.subject.eng.fl_str_mv Emergency remote teaching
Pandemic
Non-presential teaching
Digital inclusion
School inclusion
Covid-19.
description As crises trazem consigo as oportunidades de mudança e construção do novo. E essa é a proposta deste trabalho. Investigar, através de uma revisão bibliográfica, parte do que já foi pesquisado sobre o Ensino Remoto Emergencial na Educação Básica Pública e o que pode ser mudado no contexto escolar a partir desses processos investigativos. As buscas se deram em bases de dados virtuais, a saber: Scielo Brasil, Lume da UFRGS e no Repositório de Periódicos da CAPES. A partir delas, encontraram-se quinze publicações acadêmico/científico presentes nas referidas bases de dados. O período das publicações encontradas foi de 2020 a 2022. Com o estudo, pôde-se observar que há diferentes enfoques das publicações sobre o tema. Para análise, os artigos foram selecionados em cinco categorias: Contexto Físico / Histórico / Social da Escola Pública; Potencialidades e Dificuldades do Professor; O Papel da Família na Educação; Dificuldades do Aluno no ERE; e, A Gestão Pedagógica. O conjunto destaca vários fatores de agravamento da crise que fortalecem o desafio à comunidade científica para produzir mais materiais que possam fomentar uma transformação no sistema educacional brasileiro, abrindo portas não só a novos conhecimentos, mas, também, à operacionalização do que já existe e que não são incentivados pelo Estado ou, muito menos, buscados pela população.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162991
url http://hdl.handle.net/10183/255124
identifier_str_mv 001162991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255124/2/001162991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255124/1/001162991.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 98c27e4042ec0613283bdf7c11e916ca
2f6aab208ebfd43117f97098fc1519a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332081106944