A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Kelvin Bueno da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237768
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia e a forma que eles influenciaram o processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências. Imerso no contexto pesqui sado, o autor aborda a metodologia da pesquisa bibliográfica através de análise de conteúdo, refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre as considerações dos autores pesquisados. O objetivo desta pesquisa e a principal questão é compreender de que forma os recursos digitais influenciaram no processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências durante a pandemia através da conceituação do modelo de Educação Remota Emergencial, as dificuldades enfrentadas nesse modelo, assim como a contribuição dos métodos propostos e da abordagem da Base Nacional Comum Curricular quanto a utilização dessas tecnologias. Esse contexto educador digital desenvolve o sistema de ensino e contribui com a aprendizagem do aluno através de tecnologias e inclusão digital.
id UFRGS-2_80f2b257c06ed2d52dbd08364120e101
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237768
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Kelvin Bueno daCamargo, Tatiana Souza de2022-04-25T17:48:36Z2021http://hdl.handle.net/10183/237768001138169Este trabalho tem como tema principal a contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia e a forma que eles influenciaram o processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências. Imerso no contexto pesqui sado, o autor aborda a metodologia da pesquisa bibliográfica através de análise de conteúdo, refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre as considerações dos autores pesquisados. O objetivo desta pesquisa e a principal questão é compreender de que forma os recursos digitais influenciaram no processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências durante a pandemia através da conceituação do modelo de Educação Remota Emergencial, as dificuldades enfrentadas nesse modelo, assim como a contribuição dos métodos propostos e da abordagem da Base Nacional Comum Curricular quanto a utilização dessas tecnologias. Esse contexto educador digital desenvolve o sistema de ensino e contribui com a aprendizagem do aluno através de tecnologias e inclusão digital.This work has as its main theme the contribution of digital methods to the teaching of Natural Sciences during the pandemic and the way they influenced the teaching - learning process in the field of science education. Immersed in the researched context, the author approaches the methodology of bibliographic research through content analysis, reflecting on his teaching and student practice on the considerations of the researched authors. The objective of this research and the main question is to understand how digital resources influenced the teaching - learning process in the field of science education during the pandemic through the conceptualizat ion of the Remote Emergency Education model, the difficulties faced in this model, as well as the contribution of the proposed methods and the approach of the Common National Curriculum Base regarding the use of these technologies. This digital educator context develops the education system and contributes to student learning through technologies and digital inclusionapplication/pdfporEnsino de ciênciasEnsino Remoto Emergencial (ERE)Pandemia : Covid 19EducationPandemicRemote teachingNature SciencesA contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasSão Francisco de Paula, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138169.pdf.txt001138169.pdf.txtExtracted Texttext/plain89401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237768/2/001138169.pdf.txte7bae450faa78b58468f222290fe3f4cMD52ORIGINAL001138169.pdfTexto completoapplication/pdf467267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237768/1/001138169.pdfbbf4882c055650d0d503fece3a101722MD5110183/2377682022-04-26 04:50:58.022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237768Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
title A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
spellingShingle A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
Rosa, Kelvin Bueno da
Ensino de ciências
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia : Covid 19
Education
Pandemic
Remote teaching
Nature Sciences
title_short A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
title_full A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
title_fullStr A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
title_full_unstemmed A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
title_sort A contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia
author Rosa, Kelvin Bueno da
author_facet Rosa, Kelvin Bueno da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Kelvin Bueno da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
contributor_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia : Covid 19
topic Ensino de ciências
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia : Covid 19
Education
Pandemic
Remote teaching
Nature Sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Pandemic
Remote teaching
Nature Sciences
description Este trabalho tem como tema principal a contribuição dos métodos digitais para o ensino de Ciências da Natureza durante a pandemia e a forma que eles influenciaram o processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências. Imerso no contexto pesqui sado, o autor aborda a metodologia da pesquisa bibliográfica através de análise de conteúdo, refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre as considerações dos autores pesquisados. O objetivo desta pesquisa e a principal questão é compreender de que forma os recursos digitais influenciaram no processo de ensino - aprendizagem na área de educação em ciências durante a pandemia através da conceituação do modelo de Educação Remota Emergencial, as dificuldades enfrentadas nesse modelo, assim como a contribuição dos métodos propostos e da abordagem da Base Nacional Comum Curricular quanto a utilização dessas tecnologias. Esse contexto educador digital desenvolve o sistema de ensino e contribui com a aprendizagem do aluno através de tecnologias e inclusão digital.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237768
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138169
url http://hdl.handle.net/10183/237768
identifier_str_mv 001138169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237768/2/001138169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237768/1/001138169.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7bae450faa78b58468f222290fe3f4c
bbf4882c055650d0d503fece3a101722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306235805696