Histórias de vida : a docência no Programa Mais Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88073 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar como se constitui o perfil de professoras comunitárias/coordenadoras das escolas municipais que iniciaram a implementação do Programa Mais Educação em Sapucaia do Sul, perante os desafios e as novas experiências presentes nesta proposta na educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história de vida de três professoras comunitárias/coordenadoras do Programa Mais Educação de escolas municipais de Sapucaia do Sul, tendo como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, que apontam para uma reflexão sobre a relação da vida das professoras com a atividade no Programa Mais Educação. A pesquisa consistiu em pensar a aproximação do trabalho comunitário e o campo educacional, sendo elaboradas 3 categorias de análises para relacionar as histórias de vida das 3 professoras comunitárias/coordenadoras e o Programa Mais Educação. Observou-se a importância das marcas que as experiências no decorrer das relações familiares e escolares estão presentes nas suas escolhas profissionais, que a partir do contato com o Programa Mais Educação é possível encontrar alternativas para se introduzir atividades voltadas para a educação integral, mas que há uma resistência por parte de colegas para realização desta ação coletiva e que os municípios precisam se organizar para que esta proposta tenha continuidade, tornando-se uma política pública. Portanto, evidenciou-se a relevância de se conhecer a história da implementação do Programa Mais Educação, bem como de vida das professoras que iniciaram este processo em Sapucaia do Sul, servindo como aporte teórico para auxiliar e orientar os novos professores comunitários/coordenadores, colaborando para o surgimento de novos estudos nesta área da educação. |
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