As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147132 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla. |
id |
UFRGS-2_3149717c5931319d40eb9a3f55780f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147132 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Juliana Lindner daCarvalho, Helenice2016-08-12T02:15:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/147132000999044O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla.application/pdfporComunicação organizacionalRedes sociaisAs redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999044.pdf000999044.pdfTexto completoapplication/pdf3305109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/1/000999044.pdfd7dba915c335fe10eb0133b2a9468bf9MD51TEXT000999044.pdf.txt000999044.pdf.txtExtracted Texttext/plain140942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/2/000999044.pdf.txtdaffe03f2cc4956a312a77648f18ce79MD5210183/1471322018-06-07 02:29:24.52246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147132Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
title |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
spellingShingle |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook Silva, Juliana Lindner da Comunicação organizacional Redes sociais |
title_short |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
title_full |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
title_fullStr |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
title_sort |
As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook |
author |
Silva, Juliana Lindner da |
author_facet |
Silva, Juliana Lindner da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Lindner da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Helenice |
contributor_str_mv |
Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Redes sociais |
topic |
Comunicação organizacional Redes sociais |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-12T02:15:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147132 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999044 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147132 |
identifier_str_mv |
000999044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/1/000999044.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/2/000999044.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7dba915c335fe10eb0133b2a9468bf9 daffe03f2cc4956a312a77648f18ce79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224514173927424 |