As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Lindner da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147132
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla.
id UFRGS-2_3149717c5931319d40eb9a3f55780f1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147132
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Juliana Lindner daCarvalho, Helenice2016-08-12T02:15:00Z2016http://hdl.handle.net/10183/147132000999044O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla.application/pdfporComunicação organizacionalRedes sociaisAs redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999044.pdf000999044.pdfTexto completoapplication/pdf3305109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/1/000999044.pdfd7dba915c335fe10eb0133b2a9468bf9MD51TEXT000999044.pdf.txt000999044.pdf.txtExtracted Texttext/plain140942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/2/000999044.pdf.txtdaffe03f2cc4956a312a77648f18ce79MD5210183/1471322018-06-07 02:29:24.52246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147132Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
title As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
spellingShingle As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
Silva, Juliana Lindner da
Comunicação organizacional
Redes sociais
title_short As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
title_full As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
title_fullStr As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
title_full_unstemmed As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
title_sort As redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação: análise da inserção do setor imobiliário no Facebook
author Silva, Juliana Lindner da
author_facet Silva, Juliana Lindner da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Lindner da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Redes sociais
topic Comunicação organizacional
Redes sociais
description O presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira as organizações do setor imobiliário estão utilizando as redes sociais como ferramenta estratégica de comunicação digital com os seus públicos. Dessa forma, o estudo analisa as estratégias utilizadas nesse segmento a partir da atuação das empresas Auxiliadora Predial e Imobiliária Ducati no Facebook. O trabalho reflete sobre os principais conceitos acerca da comunicação organizacional, da comunicação digital e das redes sociais no ambiente organizacional, bem como contextualiza o mercado imobiliário atual a partir de levantamentos sobre o perfil e o comportamento do consumidor e a inserção desse setor na internet e nas redes sociais. A análise de conteúdo foi a metodologia de pesquisa empregada para a realização deste estudo, possibilitando que os dados coletados fossem divididos em quatro categorias: Produtos e Serviços, Informacional, Entretenimento e Institucional. A partir dessas categorias, identificou-se que ambas as organizações analisadas ainda possuem em suas estratégias uma comunicação essencialmente mercadológica, além de não se preocuparem em estabelecer relacionamentos efetivos com os seus públicos por meio de uma interação mútua do modelo simétrico de mão dupla.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T02:15:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147132
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999044
url http://hdl.handle.net/10183/147132
identifier_str_mv 000999044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/1/000999044.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147132/2/000999044.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7dba915c335fe10eb0133b2a9468bf9
daffe03f2cc4956a312a77648f18ce79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514173927424