Jogos digitais na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergütz, Lucinéia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133886
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar se o uso de jogos digitais auxilia no desenvolvimento e aprendizagem da matemática, podendo ser úteis na formação do ser humano, ajudando o aluno a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, exercitando assim, o raciocínio lógico e mental. A pesquisa contou com fundamentação teórica acerca do que autores escreveram sobre os jogos digitais e educação matemática. Em seguida, estudou-se e descreveu-se sobre alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos nessa linha de pensamento. Na parte prática desse estudo, foi realizada a aplicação de um jogo digital denominado Tabuada do Dino, disponível em http://www.atividadesdematematica.com/jogar-jogos-de-matematica/jogo-tabuada-do-dino, para uma turma do 6° Ano do Ensino Fundamental. Durante esta aplicação, observou um interesse e logo um resultado positivo quanto ao recurso em foco. Sob esta ótica, é importante destacar a conexão entre os diversos modos de encarar o jogo, compreendendo de maneira mais ampla e interdisciplinar, o seu papel no ensino das noções da matemática assim, alargando as competências matemáticas dos educandos. Portanto, para ocorrer o ensino e aprendizagem na matemática, o professor precisa saber explorar as discussões e dúvidas que surgem nas diversas situações do jogo, tornando o jogo um processo de socialização que prepara o aluno para assumir seu lugar na sociedade, como sujeito autônomo e cidadão. Sendo utilizado como instrumento de medida para a validação do jogo digital um pré-teste e um pós-teste contendo questões sobre multiplicação de números naturais.
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