Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256056 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou a eficácia de estratégias de marketing verde, adotadas por plataformas de delivery de comida no bairro São Geraldo em Porto Alegre, na captação e retenção de clientes. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 380 respostas válidas de residentes do bairro em questão para avaliar sua percepção sobre diversos fatores sobre as ações de marketing verde das empresas de delivery. Foi constatado que as ações de marketing verde dessas empresas não são eficazes. Entretanto, foi identificado grande potencial de novas iniciativas com grande chance de funcionamento caso sejam divulgadas da maneira correta de acordo com a necessidade dos consumidores. Os consumidores afirmam se importar com as condições do ambiente e que preferem optar por empresas ecologicamente corretas, podendo indicá-las para outras pessoas. |
id |
UFRGS-2_31d6d7179e8c4ad919e2671c1d562009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256056 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schneider, Gabriel ReissSlongo, Luiz Antonio2023-03-18T03:33:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/256056001160219O presente trabalho avaliou a eficácia de estratégias de marketing verde, adotadas por plataformas de delivery de comida no bairro São Geraldo em Porto Alegre, na captação e retenção de clientes. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 380 respostas válidas de residentes do bairro em questão para avaliar sua percepção sobre diversos fatores sobre as ações de marketing verde das empresas de delivery. Foi constatado que as ações de marketing verde dessas empresas não são eficazes. Entretanto, foi identificado grande potencial de novas iniciativas com grande chance de funcionamento caso sejam divulgadas da maneira correta de acordo com a necessidade dos consumidores. Os consumidores afirmam se importar com as condições do ambiente e que preferem optar por empresas ecologicamente corretas, podendo indicá-las para outras pessoas.The present work evaluated the effectiveness of green marketing strategies, adopted by food delivery platforms in the São Geraldo neighborhood in Porto Alegre, in attracting and retaining customers. A survey-type survey was carried out with 380 valid responses from residents of the neighborhood in question to assess their perception of various factors on the green marketing actions of delivery companies. It was found that the green marketing actions of these companies are not effective. However, it was identified great potential for new initiatives with a great chance of functioning if they are disclosed in the correct way according to the needs of consumers. Consumers say they care about the conditions of the environment and that they prefer to opt for environmentally friendly companies, being able to recommend them to other people.application/pdfporMarketing verdePlataforma digitalCaptação de clientesLixoSustentabilidadeComportamento do consumidorGreen MarketingDeliveryConsumer behaviorPackagingSustainabilityMarketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160219.pdf.txt001160219.pdf.txtExtracted Texttext/plain141044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256056/2/001160219.pdf.txtf0e91f1df6feccdffa089251eb983f2dMD52ORIGINAL001160219.pdfTexto completoapplication/pdf738353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256056/1/001160219.pdf640510825c09c41699c2f83e5dbccd48MD5110183/2560562023-03-19 03:35:36.841486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256056Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:35:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
title |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS Schneider, Gabriel Reiss Marketing verde Plataforma digital Captação de clientes Lixo Sustentabilidade Comportamento do consumidor Green Marketing Delivery Consumer behavior Packaging Sustainability |
title_short |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
title_full |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
title_sort |
Marketing verde : estratégia para captação de novos clientes em aplicativos de delivery em um bairro de Porto Alegre/RS |
author |
Schneider, Gabriel Reiss |
author_facet |
Schneider, Gabriel Reiss |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Gabriel Reiss |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing verde Plataforma digital Captação de clientes Lixo Sustentabilidade Comportamento do consumidor |
topic |
Marketing verde Plataforma digital Captação de clientes Lixo Sustentabilidade Comportamento do consumidor Green Marketing Delivery Consumer behavior Packaging Sustainability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Green Marketing Delivery Consumer behavior Packaging Sustainability |
description |
O presente trabalho avaliou a eficácia de estratégias de marketing verde, adotadas por plataformas de delivery de comida no bairro São Geraldo em Porto Alegre, na captação e retenção de clientes. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 380 respostas válidas de residentes do bairro em questão para avaliar sua percepção sobre diversos fatores sobre as ações de marketing verde das empresas de delivery. Foi constatado que as ações de marketing verde dessas empresas não são eficazes. Entretanto, foi identificado grande potencial de novas iniciativas com grande chance de funcionamento caso sejam divulgadas da maneira correta de acordo com a necessidade dos consumidores. Os consumidores afirmam se importar com as condições do ambiente e que preferem optar por empresas ecologicamente corretas, podendo indicá-las para outras pessoas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-18T03:33:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256056 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256056 |
identifier_str_mv |
001160219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256056/2/001160219.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256056/1/001160219.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0e91f1df6feccdffa089251eb983f2d 640510825c09c41699c2f83e5dbccd48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447334611320832 |