O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36663 |
Resumo: | O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro. |
id |
UFRGS-2_31f3828e7343bd4bde0e32cc84905de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36663 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Marcus AlanCosta, Silvia Generali daHöpner, Aline2012-01-19T01:20:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/36663000792085O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro.application/pdfporHotelariaRecursos humanosTreinamento de funcionáriosO processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Mariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792085.pdf.txt000792085.pdf.txtExtracted Texttext/plain98434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/2/000792085.pdf.txt5fd0092dd851300e17d4066bc3c25eb3MD52ORIGINAL000792085.pdf000792085.pdfTexto completoapplication/pdf322287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/1/000792085.pdf76da8d57bb0eff668ef796d63b6c8399MD51THUMBNAIL000792085.pdf.jpg000792085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/3/000792085.pdf.jpgbf3994892b0dbbcc1c96da249deb47faMD5310183/366632018-10-08 09:10:07.127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:10:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
title |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
spellingShingle |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria Machado, Marcus Alan Hotelaria Recursos humanos Treinamento de funcionários |
title_short |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
title_full |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
title_fullStr |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
title_full_unstemmed |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
title_sort |
O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria |
author |
Machado, Marcus Alan |
author_facet |
Machado, Marcus Alan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marcus Alan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Höpner, Aline |
contributor_str_mv |
Costa, Silvia Generali da Höpner, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Recursos humanos Treinamento de funcionários |
topic |
Hotelaria Recursos humanos Treinamento de funcionários |
description |
O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36663 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792085 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36663 |
identifier_str_mv |
000792085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/2/000792085.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/1/000792085.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/3/000792085.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fd0092dd851300e17d4066bc3c25eb3 76da8d57bb0eff668ef796d63b6c8399 bf3994892b0dbbcc1c96da249deb47fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420964958208 |