O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marcus Alan
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36663
Resumo: O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro.
id UFRGS-2_31f3828e7343bd4bde0e32cc84905de6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Marcus AlanCosta, Silvia Generali daHöpner, Aline2012-01-19T01:20:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/36663000792085O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro.application/pdfporHotelariaRecursos humanosTreinamento de funcionáriosO processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Mariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792085.pdf.txt000792085.pdf.txtExtracted Texttext/plain98434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/2/000792085.pdf.txt5fd0092dd851300e17d4066bc3c25eb3MD52ORIGINAL000792085.pdf000792085.pdfTexto completoapplication/pdf322287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/1/000792085.pdf76da8d57bb0eff668ef796d63b6c8399MD51THUMBNAIL000792085.pdf.jpg000792085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/3/000792085.pdf.jpgbf3994892b0dbbcc1c96da249deb47faMD5310183/366632018-10-08 09:10:07.127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:10:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
title O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
spellingShingle O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
Machado, Marcus Alan
Hotelaria
Recursos humanos
Treinamento de funcionários
title_short O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
title_full O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
title_fullStr O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
title_full_unstemmed O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
title_sort O processo de capacitação dos profissionais que atuam na recepção de um hotel na cidade de Santa Maria
author Machado, Marcus Alan
author_facet Machado, Marcus Alan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marcus Alan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Silvia Generali da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Höpner, Aline
contributor_str_mv Costa, Silvia Generali da
Höpner, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Recursos humanos
Treinamento de funcionários
topic Hotelaria
Recursos humanos
Treinamento de funcionários
description O Turismo vem ganhando destaque em âmbito nacional, em especial o setor hoteleiro. Basicamente composto por empresas familiares, o setor hoteleiro passou por grandes transformações com a entrada de empresas estrangeiras no país. Por estar inserido dentro do setor de serviços, o hotel tem como seu principal capital o fator humano. Assim, a qualificação de sua mão-de-obra tornou-se o fator essencial para agregar valor ao serviço prestado e promover sua diferenciação em um mercado competitivo. Sendo o treinamento e desenvolvimento o meio utilizado para aquisição de competências, os recursos humanos da empresa devem estar alinhados à sua missão estratégica. O objetivo do presente estudo é verificar como ocorre o treinamento e desenvolvimento junto aos funcionários da recepção de um hotel no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. O meio de coleta de dados utilizado foi o questionário, o qual foi aplicado tanto para funcionários de cargo gerencial quanto de nível operacional no setor de recepção. A pesquisa evidenciou se os funcionários da recepção consideram adequado o treinamento que a empresa oferece e a sua percepção acerca das práticas adotadas. Os resultados encontrados poderão contribuir para uma visão geral da estruturação da área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras, no sentido de aprimorar as ações de treinamento e desenvolvimento e promover a solução de problemas encontrados no ramo hoteleiro.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36663
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792085
url http://hdl.handle.net/10183/36663
identifier_str_mv 000792085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/2/000792085.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/1/000792085.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36663/3/000792085.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fd0092dd851300e17d4066bc3c25eb3
76da8d57bb0eff668ef796d63b6c8399
bf3994892b0dbbcc1c96da249deb47fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420964958208