O processo de decisão de compra da marca Melissa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassina, Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103385
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o comportamento do consumidor enfatizando os processos de decisão de compra pelos quais as consumidoras da marca Melissa passam antes de realizarem uma compra. Tem-se como objetivo principal deste trabalho verificar qual a relação entre o processo de decisão de compra das usuárias da marca Melissa e a imagem que as consumidoras têm da marca. Para as metas do trabalho serem alcançadas foram estudados autores e conceitos sobre o comportamento do consumidor, sobre marketing e sobre as técnicas de branding e Relações Públicas que as marcas fazem uso para se destacarem no mercado e conquistarem uma imagem favorável perante os consumidores. Os autores estudados destacam a importância da imagem positiva das marcas para conquistar e reter a atenção dos clientes. As Relações Públicas são vistas como agentes fundamentais para manter, através de estratégias de comunicação, a imagem favorável das organizações perante os públicos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa através de um questionário enviado virtualmente para as usuárias da Melissa. A principal conclusão que se chegou foi que a Melissa, apesar de ser vista pelas consumidoras como um calçado desconfortável, ainda é uma das marcas preferidas entre as mulheres que a compram por sua qualidade e principalmente pelo seu estilo e design diferenciado.
id UFRGS-2_322b0b158e550b79d8c0daa317d5a4b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103385
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fassina, CamilaCarvalho, Helenice2014-09-18T02:14:45Z2014http://hdl.handle.net/10183/103385000932649Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o comportamento do consumidor enfatizando os processos de decisão de compra pelos quais as consumidoras da marca Melissa passam antes de realizarem uma compra. Tem-se como objetivo principal deste trabalho verificar qual a relação entre o processo de decisão de compra das usuárias da marca Melissa e a imagem que as consumidoras têm da marca. Para as metas do trabalho serem alcançadas foram estudados autores e conceitos sobre o comportamento do consumidor, sobre marketing e sobre as técnicas de branding e Relações Públicas que as marcas fazem uso para se destacarem no mercado e conquistarem uma imagem favorável perante os consumidores. Os autores estudados destacam a importância da imagem positiva das marcas para conquistar e reter a atenção dos clientes. As Relações Públicas são vistas como agentes fundamentais para manter, através de estratégias de comunicação, a imagem favorável das organizações perante os públicos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa através de um questionário enviado virtualmente para as usuárias da Melissa. A principal conclusão que se chegou foi que a Melissa, apesar de ser vista pelas consumidoras como um calçado desconfortável, ainda é uma das marcas preferidas entre as mulheres que a compram por sua qualidade e principalmente pelo seu estilo e design diferenciado.This paper of completion is themed consumer behavior emphasizing the decision processes by which consumers buy the brand Melissa pass before making a purchase. For the goal to be achieved authors and concepts about consumer behavior on marketing and on techniques for branding and PR that brands make use to excel in the market and get themselves into a favorable image among the consumers were studied. The study authors emphasize the importance of positive brand image to gain and retain the attention of customers. Public relations are seen as key actors to maintain through communication strategies, a favorable image of the organization before the public. Given the above, has the main objective of this work was to verify the relation between the process of purchasing decisions of users of the Melissa brand and the image that consumers have of the brand. Thus, a survey was conducted through a questionnaire sent to the users of virtually Melissa. The main conclusion reached was that Melissa, despite being seen by consumers as an uncomfortable footwear, is still one of the favorite brands among women who buy for their quality and mainly for their style and distinctive design.application/pdfporComportamento do consumidorMelissa (Marca)BrandConsumerMarketingComunicationO processo de decisão de compra da marca Melissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932649.pdf000932649.pdfTexto completoapplication/pdf935952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/1/000932649.pdf22f740ebc48c5b25f36b954a98f786b8MD51TEXT000932649.pdf.txt000932649.pdf.txtExtracted Texttext/plain155755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/2/000932649.pdf.txt11d1a0943f569c52820b90d7f8884981MD52THUMBNAIL000932649.pdf.jpg000932649.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/3/000932649.pdf.jpg2b38b3b9e04e101a02652b3ef68ec5d5MD5310183/1033852023-03-30 03:23:57.581075oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103385Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de decisão de compra da marca Melissa
title O processo de decisão de compra da marca Melissa
spellingShingle O processo de decisão de compra da marca Melissa
Fassina, Camila
Comportamento do consumidor
Melissa (Marca)
Brand
Consumer
Marketing
Comunication
title_short O processo de decisão de compra da marca Melissa
title_full O processo de decisão de compra da marca Melissa
title_fullStr O processo de decisão de compra da marca Melissa
title_full_unstemmed O processo de decisão de compra da marca Melissa
title_sort O processo de decisão de compra da marca Melissa
author Fassina, Camila
author_facet Fassina, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassina, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Melissa (Marca)
topic Comportamento do consumidor
Melissa (Marca)
Brand
Consumer
Marketing
Comunication
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand
Consumer
Marketing
Comunication
description Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o comportamento do consumidor enfatizando os processos de decisão de compra pelos quais as consumidoras da marca Melissa passam antes de realizarem uma compra. Tem-se como objetivo principal deste trabalho verificar qual a relação entre o processo de decisão de compra das usuárias da marca Melissa e a imagem que as consumidoras têm da marca. Para as metas do trabalho serem alcançadas foram estudados autores e conceitos sobre o comportamento do consumidor, sobre marketing e sobre as técnicas de branding e Relações Públicas que as marcas fazem uso para se destacarem no mercado e conquistarem uma imagem favorável perante os consumidores. Os autores estudados destacam a importância da imagem positiva das marcas para conquistar e reter a atenção dos clientes. As Relações Públicas são vistas como agentes fundamentais para manter, através de estratégias de comunicação, a imagem favorável das organizações perante os públicos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa através de um questionário enviado virtualmente para as usuárias da Melissa. A principal conclusão que se chegou foi que a Melissa, apesar de ser vista pelas consumidoras como um calçado desconfortável, ainda é uma das marcas preferidas entre as mulheres que a compram por sua qualidade e principalmente pelo seu estilo e design diferenciado.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-18T02:14:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103385
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932649
url http://hdl.handle.net/10183/103385
identifier_str_mv 000932649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/1/000932649.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/2/000932649.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103385/3/000932649.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22f740ebc48c5b25f36b954a98f786b8
11d1a0943f569c52820b90d7f8884981
2b38b3b9e04e101a02652b3ef68ec5d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447134298701824