As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelena, Mariana Boeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88834
Resumo: Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola.
id UFRGS-2_3230fa4ff9a73167137d6cbc1e42f3e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Michelena, Mariana BoeiraMoro, Eliane Lourdes da Silva2014-03-22T01:53:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/88834000913436Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola.This research approaches the reading incentive at school libraries and applies a case study to verify how this incentive could happen in this environment. On the theoretical references section, it discourses about reading in the school context, the mission and objectives of the school library, the school library as an incentive environment, reading mediation, and the presence of the librarian. As data collecting methods, it employs participant observation and semi structured interview, and included one librarian, one Librarianship technician, one teacher, and five children of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. It concludes that the ways that reading incentive could happen in a school library are: the environment organization according to the characteristics of the library users, the literary activities promotion, the librarian presence, librarians and teachers working together and the interaction with the other school sectors.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraSchool librariesReadingReading incentiveReading environmentLibrarianAs diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913436.pdf000913436.pdfTexto completoapplication/pdf1643771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/1/000913436.pdf98dac404bb57781d9bc2a45bcbe6eb93MD51TEXT000913436.pdf.txt000913436.pdf.txtExtracted Texttext/plain157932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/2/000913436.pdf.txtbe704ba0153c0845670a758fe4184685MD52THUMBNAIL000913436.pdf.jpg000913436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/3/000913436.pdf.jpg0d0e25f2b4d39ad3305a81d8cf3778dbMD5310183/888342018-10-18 08:30:35.339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:30:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
title As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
spellingShingle As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
Michelena, Mariana Boeira
Biblioteca escolar
Leitura
School libraries
Reading
Reading incentive
Reading environment
Librarian
title_short As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
title_full As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
title_fullStr As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
title_full_unstemmed As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
title_sort As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
author Michelena, Mariana Boeira
author_facet Michelena, Mariana Boeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelena, Mariana Boeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
topic Biblioteca escolar
Leitura
School libraries
Reading
Reading incentive
Reading environment
Librarian
dc.subject.eng.fl_str_mv School libraries
Reading
Reading incentive
Reading environment
Librarian
description Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-22T01:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913436
url http://hdl.handle.net/10183/88834
identifier_str_mv 000913436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/1/000913436.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/2/000913436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88834/3/000913436.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98dac404bb57781d9bc2a45bcbe6eb93
be704ba0153c0845670a758fe4184685
0d0e25f2b4d39ad3305a81d8cf3778db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462009368576