Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bona, Aline Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226170
Resumo: O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.
id UFRGS-2_32eb76d8452c6857cc8b31624574feb7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:17Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/226170000792317O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.This paper is intended to allow reflection on the issue of distance education in mathematics, not as a new innovative, but as a mode that integrates classroom and distance learning, and this time one that allows reflection - complains about the practice of teaching many teachers. This work is partially a result of an action research called Portfolio Mathematics, held at a public school in Porto Alegre in 2009 and 2010, where students indicate that digital technologies are interdisciplinary contexts for mathematics. Still, they point to digital technologies like the Internet a great way to spread the distance and difficulties of conceptualization of this mode according to Brazilian legislation and the ongoing problem of evaluation of the learning process of students. The methodology of this study is a literature rooted in a practice of teaching mathematics incorporated in the portfolio, which aims to build ideas for the theoretical development of research in the doctoral program, in part, titled: Digital interfaces: a space for understanding process of learning mathematics.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (2011), [10 f.]Aprendizagem : MatematicaEnsino a distânciaPortfolio mathematics distance educationDigital technologiesMathematics education metacognitionReflexões sobre a educação a distância na educação matemáticaReflections on distance learning in mathematics education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792317.pdf.txt000792317.pdf.txtExtracted Texttext/plain39395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/2/000792317.pdf.txt4c4c900e20521fb19fbc4328aa774892MD52ORIGINAL000792317.pdfTexto completoapplication/pdf157966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/1/000792317.pdff33117db59d10b5fa4a4e8710a262c90MD5110183/2261702021-12-06 05:38:50.722095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflections on distance learning in mathematics education
title Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
spellingShingle Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
De Bona, Aline Silva
Aprendizagem : Matematica
Ensino a distância
Portfolio mathematics distance education
Digital technologies
Mathematics education metacognition
title_short Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
title_full Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
title_fullStr Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
title_full_unstemmed Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
title_sort Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
author De Bona, Aline Silva
author_facet De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bona, Aline Silva
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Ensino a distância
topic Aprendizagem : Matematica
Ensino a distância
Portfolio mathematics distance education
Digital technologies
Mathematics education metacognition
dc.subject.eng.fl_str_mv Portfolio mathematics distance education
Digital technologies
Mathematics education metacognition
description O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792317
identifier_str_mv 1679-1916
000792317
url http://hdl.handle.net/10183/226170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (2011), [10 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/2/000792317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/1/000792317.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c4c900e20521fb19fbc4328aa774892
f33117db59d10b5fa4a4e8710a262c90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225033795764224