Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226170 |
Resumo: | O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática. |
id |
UFRGS-2_32eb76d8452c6857cc8b31624574feb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226170 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
De Bona, Aline SilvaBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2021-08-26T04:09:17Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/226170000792317O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática.This paper is intended to allow reflection on the issue of distance education in mathematics, not as a new innovative, but as a mode that integrates classroom and distance learning, and this time one that allows reflection - complains about the practice of teaching many teachers. This work is partially a result of an action research called Portfolio Mathematics, held at a public school in Porto Alegre in 2009 and 2010, where students indicate that digital technologies are interdisciplinary contexts for mathematics. Still, they point to digital technologies like the Internet a great way to spread the distance and difficulties of conceptualization of this mode according to Brazilian legislation and the ongoing problem of evaluation of the learning process of students. The methodology of this study is a literature rooted in a practice of teaching mathematics incorporated in the portfolio, which aims to build ideas for the theoretical development of research in the doctoral program, in part, titled: Digital interfaces: a space for understanding process of learning mathematics.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (2011), [10 f.]Aprendizagem : MatematicaEnsino a distânciaPortfolio mathematics distance educationDigital technologiesMathematics education metacognitionReflexões sobre a educação a distância na educação matemáticaReflections on distance learning in mathematics education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000792317.pdf.txt000792317.pdf.txtExtracted Texttext/plain39395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/2/000792317.pdf.txt4c4c900e20521fb19fbc4328aa774892MD52ORIGINAL000792317.pdfTexto completoapplication/pdf157966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/1/000792317.pdff33117db59d10b5fa4a4e8710a262c90MD5110183/2261702021-12-06 05:38:50.722095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reflections on distance learning in mathematics education |
title |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
spellingShingle |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática De Bona, Aline Silva Aprendizagem : Matematica Ensino a distância Portfolio mathematics distance education Digital technologies Mathematics education metacognition |
title_short |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
title_full |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
title_fullStr |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
title_sort |
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática |
author |
De Bona, Aline Silva |
author_facet |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Bona, Aline Silva Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Ensino a distância |
topic |
Aprendizagem : Matematica Ensino a distância Portfolio mathematics distance education Digital technologies Mathematics education metacognition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portfolio mathematics distance education Digital technologies Mathematics education metacognition |
description |
O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza neste momento uma reflexão - critica sobre a prática docente de muitos professores. Este trabalho é consequência parcial de uma pesquisa-ação denominada Portfólios de Matemática, realizada numa escola pública estadual de Porto Alegre em 2009 e 2010, onde os estudantes apontam que as tecnologias digitais são contextos interdisciplinares para a matemática. Ainda, apontam-se as tecnologias digitais como a internet um meio ótimo para a disseminação da educação a distância e as dificuldades de conceituação desta modalidade segundo a legislação brasileira, assim como a permanente problemática da avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes. A metodologia deste trabalho é uma pesquisa bibliográfica alicerçada numa prática docente incorporando a utilização de portfólio de matemática, e que tem a finalidade de construir ideias para o referencial teórico da pesquisa em desenvolvimento do doutorado denominada: Interfaces digitais: um espaço para compreender o processo de aprendizagem de matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226170 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792317 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000792317 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (2011), [10 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/2/000792317.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226170/1/000792317.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c4c900e20521fb19fbc4328aa774892 f33117db59d10b5fa4a4e8710a262c90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764698398720 |