Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203765 |
Resumo: | mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos. |
id |
UFRGS-2_33222abfbec80067092351c78a886d51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Luísa Agostini FernandezCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-12-27T04:02:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/203765001108102mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos.The market of organic product was grow exponentially in a few years. Factors related to the characteristics of food and health, as well as conscious consumption factors and a population with social, animal and environmental problems, are extremely influence for consumption. When observing generation of confidence, one perceives the necessity to study aspects of greater influence on the consumption of these product. Thus, the present work aims to help in the understanding of of the attributes that generate trust in the moment of purchase for the consumers of organic products of the city of Porto Alegre. It was analyzed the theories related to the consumption of organic products in general and in the region studied, the intrinsic and extrinsic aspects of the product and the generation of confidence. Based on this survey, a quantitative questionnaire was created, through which 144 responses were obtained. The results showed that the attribute of greater relevance is healthy life and that of less relevance is the appearance. Concerns about health, environmental, social and animal causes are, in order of importance, the main factors of consumer behavior that generate trust when buying organic products.application/pdfporAdministração de empresasMotivação do consumidorAtributos de valorConfiançaProdutos orgânicosConfidenceOrganic productsExtrinsic attributesIntrinsic attributesMotivation for the purchaseAtributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108102.pdf.txt001108102.pdf.txtExtracted Texttext/plain85091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/2/001108102.pdf.txtb2f57b39b885acc6ac4ad448fabc4b99MD52ORIGINAL001108102.pdfTexto completoapplication/pdf1098456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/1/001108102.pdfb1249129f41b8003f41d248c3eeae787MD5110183/2037652023-05-06 03:25:39.985685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:25:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
title |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
spellingShingle |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre Vieira, Luísa Agostini Fernandez Administração de empresas Motivação do consumidor Atributos de valor Confiança Produtos orgânicos Confidence Organic products Extrinsic attributes Intrinsic attributes Motivation for the purchase |
title_short |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
title_full |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
title_fullStr |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
title_sort |
Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre |
author |
Vieira, Luísa Agostini Fernandez |
author_facet |
Vieira, Luísa Agostini Fernandez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Luísa Agostini Fernandez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Motivação do consumidor Atributos de valor Confiança Produtos orgânicos |
topic |
Administração de empresas Motivação do consumidor Atributos de valor Confiança Produtos orgânicos Confidence Organic products Extrinsic attributes Intrinsic attributes Motivation for the purchase |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Confidence Organic products Extrinsic attributes Intrinsic attributes Motivation for the purchase |
description |
mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:02:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108102 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203765 |
identifier_str_mv |
001108102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/2/001108102.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/1/001108102.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2f57b39b885acc6ac4ad448fabc4b99 b1249129f41b8003f41d248c3eeae787 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447257859751936 |