Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luísa Agostini Fernandez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203765
Resumo: mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos.
id UFRGS-2_33222abfbec80067092351c78a886d51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Luísa Agostini FernandezCallegaro-de-Menezes, Daniela2019-12-27T04:02:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/203765001108102mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos.The market of organic product was grow exponentially in a few years. Factors related to the characteristics of food and health, as well as conscious consumption factors and a population with social, animal and environmental problems, are extremely influence for consumption. When observing generation of confidence, one perceives the necessity to study aspects of greater influence on the consumption of these product. Thus, the present work aims to help in the understanding of of the attributes that generate trust in the moment of purchase for the consumers of organic products of the city of Porto Alegre. It was analyzed the theories related to the consumption of organic products in general and in the region studied, the intrinsic and extrinsic aspects of the product and the generation of confidence. Based on this survey, a quantitative questionnaire was created, through which 144 responses were obtained. The results showed that the attribute of greater relevance is healthy life and that of less relevance is the appearance. Concerns about health, environmental, social and animal causes are, in order of importance, the main factors of consumer behavior that generate trust when buying organic products.application/pdfporAdministração de empresasMotivação do consumidorAtributos de valorConfiançaProdutos orgânicosConfidenceOrganic productsExtrinsic attributesIntrinsic attributesMotivation for the purchaseAtributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108102.pdf.txt001108102.pdf.txtExtracted Texttext/plain85091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/2/001108102.pdf.txtb2f57b39b885acc6ac4ad448fabc4b99MD52ORIGINAL001108102.pdfTexto completoapplication/pdf1098456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/1/001108102.pdfb1249129f41b8003f41d248c3eeae787MD5110183/2037652023-05-06 03:25:39.985685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:25:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
title Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
spellingShingle Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
Vieira, Luísa Agostini Fernandez
Administração de empresas
Motivação do consumidor
Atributos de valor
Confiança
Produtos orgânicos
Confidence
Organic products
Extrinsic attributes
Intrinsic attributes
Motivation for the purchase
title_short Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_full Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_fullStr Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_full_unstemmed Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
title_sort Atributos que geram confiança ao consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre
author Vieira, Luísa Agostini Fernandez
author_facet Vieira, Luísa Agostini Fernandez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luísa Agostini Fernandez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Motivação do consumidor
Atributos de valor
Confiança
Produtos orgânicos
topic Administração de empresas
Motivação do consumidor
Atributos de valor
Confiança
Produtos orgânicos
Confidence
Organic products
Extrinsic attributes
Intrinsic attributes
Motivation for the purchase
dc.subject.eng.fl_str_mv Confidence
Organic products
Extrinsic attributes
Intrinsic attributes
Motivation for the purchase
description mercado de consumo de produtos orgânicos cresceu exponencialmente em poucos anos. Fatores relacionados às características do alimento e à saúde, assim como fatores de consumo consciente e de uma população com preocupações sociais, animais e ambientais, são de extrema influência para o consumo. Ao observar a geração de confiança, percebe-se a necessidade de estudar os aspectos de maior influência no consumo desses produtos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar na compreensão dos atributos que geram confiança no momento da compra para os consumidores de produtos orgânicos da cidade de Porto Alegre. Foram analisadas teorias relacionadas ao consumo de produtos orgânicos em geral e na região estudada, aos aspectos intrínsecos e extrínsecos do produto e à geração de confiança. Baseado neste levantamento foi criado um questionário quantitativo, através do qual foram obtidas 144 respostas. Os resultados mostraram que o atributo de maior relevância é a vida saudável e o de menor relevância é a aparência. Preocupações com saúde, causas ambientais, sociais e animais são, em ordem de importância, os principais fatores do comportamento do consumidor que geram confiança ao adquirir produtos orgânicos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108102
url http://hdl.handle.net/10183/203765
identifier_str_mv 001108102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/2/001108102.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203765/1/001108102.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2f57b39b885acc6ac4ad448fabc4b99
b1249129f41b8003f41d248c3eeae787
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447257859751936