A TV no desenvolvimento educacional infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Adriana Inacio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95949
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar os fatores positivos da utilização da televisão no âmbito educacional como meio de aprendizagem na Educação Infantil, bem como na vivência familiar dos educandos, verificando a maneira lúdica nos quais são utilizados, a escolha desta tecnologia da informação e comunicação se deu pela grande popularidade da mesma na sociedade atual e o fácil acesso aos diferentes grupos sociais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa, entrevistas semi estruturadas aplicadas em professores e pais de alunos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Caçapava do Sul e uma escola também de Educação Infantil da rede privada do mesmo município. A partir do embasamento teórico de autores como Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) dentre outros, verificou-se a importância da ludicidade na Educação Infantil e a utilização da televisão se valendo desta proposta pode ser sim muito benéfica para o processo de construção do conhecimento da criança. Entre os entrevistados percebeu-se que há uma preocupação com a utilização de programas de televisão educativos, que priorizem o incentivo a cidadania. Outra consideração relevante é que o educador tem um papel fundamental na utilização deste recurso, uma vez que é este último que vai instigar o processo de aprendizagem de forma consiste e considerável, além de ter o discernimento sobre a adequação de programas televisivos na escola.
id UFRGS-2_339d2dd489f2a75f476192eb054b380d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95949
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Adriana InacioFlores, Maria Lucia Pozzatti2014-06-03T02:03:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/95949000911591Esta monografia tem por objetivo analisar os fatores positivos da utilização da televisão no âmbito educacional como meio de aprendizagem na Educação Infantil, bem como na vivência familiar dos educandos, verificando a maneira lúdica nos quais são utilizados, a escolha desta tecnologia da informação e comunicação se deu pela grande popularidade da mesma na sociedade atual e o fácil acesso aos diferentes grupos sociais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa, entrevistas semi estruturadas aplicadas em professores e pais de alunos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Caçapava do Sul e uma escola também de Educação Infantil da rede privada do mesmo município. A partir do embasamento teórico de autores como Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) dentre outros, verificou-se a importância da ludicidade na Educação Infantil e a utilização da televisão se valendo desta proposta pode ser sim muito benéfica para o processo de construção do conhecimento da criança. Entre os entrevistados percebeu-se que há uma preocupação com a utilização de programas de televisão educativos, que priorizem o incentivo a cidadania. Outra consideração relevante é que o educador tem um papel fundamental na utilização deste recurso, uma vez que é este último que vai instigar o processo de aprendizagem de forma consiste e considerável, além de ter o discernimento sobre a adequação de programas televisivos na escola.This monograph aims to analyze the positive factors of the use of television in education as a means of learning in early childhood education and family life in the students, checking the playful manner in which they are used, the choice of information technology and communication is given the wide popularity of that in today's society and the easy access to different social groups. Therefore, it was used as a research methodology, applied in semi-structured interviews teachers and parents an early childhood education center in the municipal Caçapava do Sul and also a school for kindergarten the private network of the same municipality. From the theoretical foundation of authors such as Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) among others, noted the importance of playfulness in early childhood education and the use of TV taking advantage of this proposal can be rather very beneficial for the process of knowledge construction of the child. Among respondents perceived that there is a concern about the use of educational television programs, prioritizing the incentive citizenship. Another relevant consideration is that the teacher has a key role in using this feature, since it is the latter who will instigate the learning process and so is considerable, besides having the discernment of the suitability of television programs in school.application/pdfporTelevisão (Comunicação)Educação infantilKindergartenTelevisionLearningA TV no desenvolvimento educacional infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911591.pdf000911591.pdfTexto completoapplication/pdf204995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/1/000911591.pdf461019ac5b77a569aca3baead74a54eaMD51TEXT000911591.pdf.txt000911591.pdf.txtExtracted Texttext/plain64186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/2/000911591.pdf.txtfd3cb91794ad9634456e1156f38b9996MD52THUMBNAIL000911591.pdf.jpg000911591.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/3/000911591.pdf.jpgea2944a1b70bd231c77b10e49d781737MD5310183/959492018-10-15 09:18:11.408oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:18:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A TV no desenvolvimento educacional infantil
title A TV no desenvolvimento educacional infantil
spellingShingle A TV no desenvolvimento educacional infantil
Moreira, Adriana Inacio
Televisão (Comunicação)
Educação infantil
Kindergarten
Television
Learning
title_short A TV no desenvolvimento educacional infantil
title_full A TV no desenvolvimento educacional infantil
title_fullStr A TV no desenvolvimento educacional infantil
title_full_unstemmed A TV no desenvolvimento educacional infantil
title_sort A TV no desenvolvimento educacional infantil
author Moreira, Adriana Inacio
author_facet Moreira, Adriana Inacio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Adriana Inacio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
contributor_str_mv Flores, Maria Lucia Pozzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão (Comunicação)
Educação infantil
topic Televisão (Comunicação)
Educação infantil
Kindergarten
Television
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Kindergarten
Television
Learning
description Esta monografia tem por objetivo analisar os fatores positivos da utilização da televisão no âmbito educacional como meio de aprendizagem na Educação Infantil, bem como na vivência familiar dos educandos, verificando a maneira lúdica nos quais são utilizados, a escolha desta tecnologia da informação e comunicação se deu pela grande popularidade da mesma na sociedade atual e o fácil acesso aos diferentes grupos sociais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa, entrevistas semi estruturadas aplicadas em professores e pais de alunos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Caçapava do Sul e uma escola também de Educação Infantil da rede privada do mesmo município. A partir do embasamento teórico de autores como Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) dentre outros, verificou-se a importância da ludicidade na Educação Infantil e a utilização da televisão se valendo desta proposta pode ser sim muito benéfica para o processo de construção do conhecimento da criança. Entre os entrevistados percebeu-se que há uma preocupação com a utilização de programas de televisão educativos, que priorizem o incentivo a cidadania. Outra consideração relevante é que o educador tem um papel fundamental na utilização deste recurso, uma vez que é este último que vai instigar o processo de aprendizagem de forma consiste e considerável, além de ter o discernimento sobre a adequação de programas televisivos na escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911591
url http://hdl.handle.net/10183/95949
identifier_str_mv 000911591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/1/000911591.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/2/000911591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95949/3/000911591.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 461019ac5b77a569aca3baead74a54ea
fd3cb91794ad9634456e1156f38b9996
ea2944a1b70bd231c77b10e49d781737
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127190405120