Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Simone Valdete dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199839
Resumo: A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Partindo de tais aspetos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e da aplicação de entrevistas junto à coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque no indicador de flexibilização e permeabilidade curricular
id UFRGS-2_33d0f022d677961fcd026d8bf1c21ca9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Waszak, Jaqueline Gomes NunesSantos, Simone Valdete dos2019-09-28T03:47:44Z20130870-418Xhttp://hdl.handle.net/10183/199839001101757A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Partindo de tais aspetos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e da aplicação de entrevistas junto à coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque no indicador de flexibilização e permeabilidade curricularThe environmental theme is largely relevant in social spheres, including formal teaching. Starting from these aspects and also from recognizing teaching institutions as a place of knowledge construction and environmental ethics formation, this paper intends to characterize and reflect upon the process of environmentalization of the teacher formation curriculum, by investigating a graduate course of teacher formation in natural sciences. This analysis understands the curriculum not only as definition of content but also as the repercussions about the institution’s routine. For this, the qualitative results will be presented from the documental analysis of the Institutional Development Plan and the Pedagogical Course Project and the application of interviews with the course coordination, teachers and students. The analysis will be carried according to the Higher Education Environmentalization Network’s diagram, focusing on predictor of flexibility and curriculum permeabilityLa temática ambiental constituye un tema de relevancia social, que abarca también la enseñanza formal. A partir de tales aspectos y del reconocimiento de las instituciones de enseñanza como espacio de construcción de saberes y formación para la ética ambiental, el presente trabajo busca por medio de la investigación en un curso de Licenciatura en Ciencias de la Naturaleza, caracterizar y reflexionar sobre el proceso de ambientalización del currículo formativo de profesores, entendido no sólo por la definición de contenido, sino por las repercusiones sobre el cotidiano de esa institución. Para ello, se presentarán los resultados, en carácter cualitativo, del análisis documental del Plano de Desarrollo Institucional y Proyecto Pedagógico de Curso y aplicación de entrevistas junto a la coordinación del curso, profesores y estudiantes. El análisis fue realizado, considerando el diagrama propuesto por la Red de Ambientalización Curricular de la Enseñanza Superior, con enfoque en indicador de flexibilización y permeabilidad curricularapplication/pdfporRevista portuguesa de pedagogia. Coimbra, PO. Vol. 52, n. 2 (2018), p. 69-87Formação de professoresCurrículoEnvironmentalizationInnovative curriculumTeacher’s formationAmbientalizaciónCurrículo innovadorFormación de profesoresAmbientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e PermeabilidadeEnvironmentalization on graduate course of teacher formation in natural sciences: analysis to the light of flexibility and permeability Ambientalización curricular en el curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza: análisis a la luz del indicador de flexibilidad y permeabilidad Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101757.pdf.txt001101757.pdf.txtExtracted Texttext/plain46033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199839/2/001101757.pdf.txtfe540be33987fff3b62ed69de7360d41MD52ORIGINAL001101757.pdfTexto completoapplication/pdf193216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199839/1/001101757.pdff91ed1ef45f3128dd6a3f7c5736de41fMD5110183/1998392019-09-29 03:45:45.588526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-29T06:45:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmentalization on graduate course of teacher formation in natural sciences: analysis to the light of flexibility and permeability
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ambientalización curricular en el curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza: análisis a la luz del indicador de flexibilidad y permeabilidad
title Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
spellingShingle Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Formação de professores
Currículo
Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
Ambientalización
Currículo innovador
Formación de profesores
title_short Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
title_full Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
title_fullStr Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
title_full_unstemmed Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
title_sort Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza : análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade
author Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
author_facet Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Santos, Simone Valdete dos
author_role author
author2 Santos, Simone Valdete dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Currículo
topic Formação de professores
Currículo
Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
Ambientalización
Currículo innovador
Formación de profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
dc.subject.spa.fl_str_mv Ambientalización
Currículo innovador
Formación de profesores
description A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Partindo de tais aspetos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso e da aplicação de entrevistas junto à coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas, considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoque no indicador de flexibilização e permeabilidade curricular
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-28T03:47:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0870-418X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101757
identifier_str_mv 0870-418X
001101757
url http://hdl.handle.net/10183/199839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista portuguesa de pedagogia. Coimbra, PO. Vol. 52, n. 2 (2018), p. 69-87
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199839/2/001101757.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199839/1/001101757.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe540be33987fff3b62ed69de7360d41
f91ed1ef45f3128dd6a3f7c5736de41f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224975849357312