Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renz, Janini da Luz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31604
Resumo: O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho.
id UFRGS-2_dd6694dce69e6a61566edd064cfc12a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31604
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Renz, Janini da LuzCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:02:09Z2011http://hdl.handle.net/10183/31604000783730O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemNumeros racionaisMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaAdição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783730.pdf000783730.pdfTexto completoapplication/pdf1059543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/1/000783730.pdf2d8e6d28f383731607cdbc6f707c4276MD51TEXT000783730.pdf.txt000783730.pdf.txtExtracted Texttext/plain62167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/2/000783730.pdf.txt27335ae746c9fc08c60a24b5f13f38c3MD52THUMBNAIL000783730.pdf.jpg000783730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/3/000783730.pdf.jpgf0bcc93a7081abcdfacd8ba90a9f5e28MD5310183/316042023-12-25 04:25:15.327665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31604Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
title Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
spellingShingle Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
Renz, Janini da Luz
Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
title_short Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
title_full Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
title_fullStr Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
title_full_unstemmed Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
title_sort Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
author Renz, Janini da Luz
author_facet Renz, Janini da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renz, Janini da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
topic Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como algumas alternativas de abordagem do conteúdo em questão. Baseando-se na abordagem de Damico (2007), acerca da formação dos professores de matemática e, particularmente, do ensino de frações, foi possível prever, durante o planejamento da proposta de ensino, o que poderia ser modificado, nas práticas escolares, tendo em vista maior compreensão e aplicação desse conteúdo. Utilizando os princípios da metodologia Engenharia Didática, foram explorados, com os alunos, dois instrumentos tecnológicos: o vídeo, que possibilitou a visualização de uma matemática contextualizada, e o software Geogebra, através do qual os alunos construíram imagens que representavam operações de adição com frações. O material que os alunos produziram foi essencial para a análise dos resultados, possibilitando a validação ou não de pressupostos levantados antes da prática. Ao final, são apresentadas algumas articulações teóricas sobre a prática, dando margem às conclusões do trabalho.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31604
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783730
url http://hdl.handle.net/10183/31604
identifier_str_mv 000783730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/1/000783730.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/2/000783730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31604/3/000783730.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d8e6d28f383731607cdbc6f707c4276
27335ae746c9fc08c60a24b5f13f38c3
f0bcc93a7081abcdfacd8ba90a9f5e28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413091201024