Olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos : o ensino de Frações atrelado a situações cotidianas e ao uso de tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193197 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos os quais a investigação de problemas, atrelados a situações cotidianas, com o uso de tecnologias, contribui para a compreensão do estudo de frações e suas concepções (ou personalidades), para alunos da Educação de Jovens e Adultos. O termo “situações cotidianas” refere-se a um conjunto de dados socioeducacionais, divulgados no mural da escola onde este trabalho foi desenvolvido, a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A proposta pedagógica, desenvolvida através de três encontros, aplicada com alunos da 1ª série do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos, teve como objetivo propor reflexões sobre esses dados e, a partir daí, identificar e compreender o estudo de algumas das concepções fracionárias (equivalência, relação parte-todo, operador e quociente), com base nos estudos realizados por Silva (1997), envolvendo representações e leituras de números fracionários, além do desenvolvimento de algumas operações matemáticas, destacando processos de divisão de números fracionários. Foram propostas atividades virtuais em consonância com os conteúdos trabalhados, para o grupo participante desta pesquisa, através da plataforma virtual Kahoot! Estas atividades, bem como as reflexões desenvolvidas nos encontros, serviram como base para análise dos dados da pesquisa, indo ao encontro das ideias propostas por Fonseca (2005). Por meio da análise foi possível compreender o progresso dos estudantes, em seus desenvolvimentos matemáticos, através de suas contribuições expressas ao coletivo pensante. |
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Ramos, Felipe SantosSoares, Débora da Silva2019-04-19T02:33:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/193197001088968Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos os quais a investigação de problemas, atrelados a situações cotidianas, com o uso de tecnologias, contribui para a compreensão do estudo de frações e suas concepções (ou personalidades), para alunos da Educação de Jovens e Adultos. O termo “situações cotidianas” refere-se a um conjunto de dados socioeducacionais, divulgados no mural da escola onde este trabalho foi desenvolvido, a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A proposta pedagógica, desenvolvida através de três encontros, aplicada com alunos da 1ª série do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos, teve como objetivo propor reflexões sobre esses dados e, a partir daí, identificar e compreender o estudo de algumas das concepções fracionárias (equivalência, relação parte-todo, operador e quociente), com base nos estudos realizados por Silva (1997), envolvendo representações e leituras de números fracionários, além do desenvolvimento de algumas operações matemáticas, destacando processos de divisão de números fracionários. Foram propostas atividades virtuais em consonância com os conteúdos trabalhados, para o grupo participante desta pesquisa, através da plataforma virtual Kahoot! Estas atividades, bem como as reflexões desenvolvidas nos encontros, serviram como base para análise dos dados da pesquisa, indo ao encontro das ideias propostas por Fonseca (2005). Por meio da análise foi possível compreender o progresso dos estudantes, em seus desenvolvimentos matemáticos, através de suas contribuições expressas ao coletivo pensante.This research aims at analyzing aspects that the investigation of problems, linked to everyday situations, with the use of technologies, contributes to the understanding of the study of fractions and their conceptions (or personalities), for students of Youth and Adult Education. The term "everyday situations" refers to a set of socio-educational data, published on the mural of the school where this work was developed, the Anne Frank State High School, located in the Bom Fim neighborhood, in Porto Alegre. The pedagogical proposal, developed through three meetings, applied with students of the 1st grade of the Secondary Education in the modality of Youth and Adult Education, aimed to propose reflections on these data and, from there, to identify and understand the study of some of the conceptions based on the studies carried out by Silva (1997), involving representations and readings of fractional numbers, as well as the development of some mathematical operations, highlighting fractional number division processes. Virtual activities were proposed in line with the contents worked for the group participating in this research through the virtual platform Kahoot! These activities, as well as the reflections developed in the meetings, served as a basis for analyzing the research data, meeting the ideas proposed by Fonseca (2005). Through the analysis it was possible to understand the progress of the students, in their mathematical developments, through their expressed contributions to the thinking collective.application/pdfporAprendizagem virtual : Ambiente interativo de aprendizagem : Plataforma virtualEducação de jovens e adultosFraçõesEducação MatemáticaFractionsYouth and adult educationMathematics educationVirtual platformsMathematics laboratoryOlhares sobre a Educação de Jovens e Adultos : o ensino de Frações atrelado a situações cotidianas e ao uso de tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088968.pdf.txt001088968.pdf.txtExtracted Texttext/plain95075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193197/2/001088968.pdf.txt38bb312ea2d0d8bf8b0947f877ddbc5cMD52ORIGINAL001088968.pdfTexto completoapplication/pdf2557374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193197/1/001088968.pdf39dba37a8e0553e3aec449926126e608MD5110183/1931972019-04-20 02:35:32.356671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193197Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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