Olhares sobre a Educação de Jovens e Adultos : o ensino de Frações atrelado a situações cotidianas e ao uso de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Felipe Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193197
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos os quais a investigação de problemas, atrelados a situações cotidianas, com o uso de tecnologias, contribui para a compreensão do estudo de frações e suas concepções (ou personalidades), para alunos da Educação de Jovens e Adultos. O termo “situações cotidianas” refere-se a um conjunto de dados socioeducacionais, divulgados no mural da escola onde este trabalho foi desenvolvido, a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A proposta pedagógica, desenvolvida através de três encontros, aplicada com alunos da 1ª série do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos, teve como objetivo propor reflexões sobre esses dados e, a partir daí, identificar e compreender o estudo de algumas das concepções fracionárias (equivalência, relação parte-todo, operador e quociente), com base nos estudos realizados por Silva (1997), envolvendo representações e leituras de números fracionários, além do desenvolvimento de algumas operações matemáticas, destacando processos de divisão de números fracionários. Foram propostas atividades virtuais em consonância com os conteúdos trabalhados, para o grupo participante desta pesquisa, através da plataforma virtual Kahoot! Estas atividades, bem como as reflexões desenvolvidas nos encontros, serviram como base para análise dos dados da pesquisa, indo ao encontro das ideias propostas por Fonseca (2005). Por meio da análise foi possível compreender o progresso dos estudantes, em seus desenvolvimentos matemáticos, através de suas contribuições expressas ao coletivo pensante.
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