Matemática em informações midiáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Lúcia Couto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21929
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS.
id URGS_08663e6a9c95591213d05061080248db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21929
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Terra, Lúcia CoutoBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-05-12T04:17:05Z2009http://hdl.handle.net/10183/21929000738755O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS.The aim of this work was to elaborate and implement a range of workshop-activity method for a class of young and adult students of the first level of education of Colégio de Aplicação at Federal University of Rio Grande do Sul (CAP - UFRGS). The activities were developed to use data submitted to printed and virtual media in the teaching process of mathematics to contribute with the learning of young and adult students. These media were chosen because they constitute an updated and accessible source. It allows the integration of several areas of knowledge. These sources of information, and present themselves as a way to contextualize the specific content of this discipline and enhancement of knowledge and experience of apprentices were the starting point for this work. Data analysis indicates that the proposal represented a contribution not only to the learning of mathematics of the students but also the discussion and consolidation of a proposal for education of young and adult at Cap.El objetivo de este trabajo ha sido elaborar y aplicar un conjunto de actividades, en la modalidad de taller, para un grupo de estudiantes jóvenes y adultos del primer nivel de la Enseñanza Media del Colegio de Aplicação de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (CAp – UFRGS). Las actividades se han elaborado con la intención de utilizar los datos presentados en los medios, impresos y virtual, en la enseñanza de Matemática para contribuir en el aprendizaje de los estudiantes jóvenes y adultos. Esos medios se han escogido porque se constituyen como fuentes de actualización accesibles y posibilitan la integración de varias áreas del conocimiento. Esas fuentes de información, además de presentarse como una forma de contextualizar los contenidos específicos de esta asignatura y de valorar los saberes y experiencias de los aprendices, han sido el punto de partida de este trabajo. El análisis de los datos permite que concluyamos que la propuesta ha representado una contribución tanto para el aprendizaje de Matemática de los estudiantes como para las discusiones y consolidación de una propuesta de educación de jóvenes y adultos del CAp – UFRGS.application/pdfporAprendizagem : MatematicaAprendizagem midiáticaEducação de jovens e adultosEnsino : AprendizagemYoung and adult educationLearning mathematicsPrinted and virtual mediaEducación de jóvenes y adultosAprendizaje de matemáticaMedios impresos y virtualesMatemática em informações midiáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738755.pdf000738755.pdfTexto completoapplication/pdf8911519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/1/000738755.pdfaf5694b9f51f65d4dd58561dc6fc882eMD51TEXT000738755.pdf.txt000738755.pdf.txtExtracted Texttext/plain256621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/2/000738755.pdf.txt13663039cd5e6c467255bf9aa156a3b3MD52THUMBNAIL000738755.pdf.jpg000738755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/3/000738755.pdf.jpg4bb9a8bb481cff219ccd8b9fc1dff600MD5310183/219292018-10-09 09:06:36.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática em informações midiáticas
title Matemática em informações midiáticas
spellingShingle Matemática em informações midiáticas
Terra, Lúcia Couto
Aprendizagem : Matematica
Aprendizagem midiática
Educação de jovens e adultos
Ensino : Aprendizagem
Young and adult education
Learning mathematics
Printed and virtual media
Educación de jóvenes y adultos
Aprendizaje de matemática
Medios impresos y virtuales
title_short Matemática em informações midiáticas
title_full Matemática em informações midiáticas
title_fullStr Matemática em informações midiáticas
title_full_unstemmed Matemática em informações midiáticas
title_sort Matemática em informações midiáticas
author Terra, Lúcia Couto
author_facet Terra, Lúcia Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Lúcia Couto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem : Matematica
Aprendizagem midiática
Educação de jovens e adultos
Ensino : Aprendizagem
topic Aprendizagem : Matematica
Aprendizagem midiática
Educação de jovens e adultos
Ensino : Aprendizagem
Young and adult education
Learning mathematics
Printed and virtual media
Educación de jóvenes y adultos
Aprendizaje de matemática
Medios impresos y virtuales
dc.subject.eng.fl_str_mv Young and adult education
Learning mathematics
Printed and virtual media
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de jóvenes y adultos
Aprendizaje de matemática
Medios impresos y virtuales
description O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-12T04:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000738755
url http://hdl.handle.net/10183/21929
identifier_str_mv 000738755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/1/000738755.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/2/000738755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/3/000738755.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af5694b9f51f65d4dd58561dc6fc882e
13663039cd5e6c467255bf9aa156a3b3
4bb9a8bb481cff219ccd8b9fc1dff600
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085172722270208