Matemática em informações midiáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21929 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS. |
id |
URGS_08663e6a9c95591213d05061080248db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21929 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Terra, Lúcia CoutoBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-05-12T04:17:05Z2009http://hdl.handle.net/10183/21929000738755O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS.The aim of this work was to elaborate and implement a range of workshop-activity method for a class of young and adult students of the first level of education of Colégio de Aplicação at Federal University of Rio Grande do Sul (CAP - UFRGS). The activities were developed to use data submitted to printed and virtual media in the teaching process of mathematics to contribute with the learning of young and adult students. These media were chosen because they constitute an updated and accessible source. It allows the integration of several areas of knowledge. These sources of information, and present themselves as a way to contextualize the specific content of this discipline and enhancement of knowledge and experience of apprentices were the starting point for this work. Data analysis indicates that the proposal represented a contribution not only to the learning of mathematics of the students but also the discussion and consolidation of a proposal for education of young and adult at Cap.El objetivo de este trabajo ha sido elaborar y aplicar un conjunto de actividades, en la modalidad de taller, para un grupo de estudiantes jóvenes y adultos del primer nivel de la Enseñanza Media del Colegio de Aplicação de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (CAp – UFRGS). Las actividades se han elaborado con la intención de utilizar los datos presentados en los medios, impresos y virtual, en la enseñanza de Matemática para contribuir en el aprendizaje de los estudiantes jóvenes y adultos. Esos medios se han escogido porque se constituyen como fuentes de actualización accesibles y posibilitan la integración de varias áreas del conocimiento. Esas fuentes de información, además de presentarse como una forma de contextualizar los contenidos específicos de esta asignatura y de valorar los saberes y experiencias de los aprendices, han sido el punto de partida de este trabajo. El análisis de los datos permite que concluyamos que la propuesta ha representado una contribución tanto para el aprendizaje de Matemática de los estudiantes como para las discusiones y consolidación de una propuesta de educación de jóvenes y adultos del CAp – UFRGS.application/pdfporAprendizagem : MatematicaAprendizagem midiáticaEducação de jovens e adultosEnsino : AprendizagemYoung and adult educationLearning mathematicsPrinted and virtual mediaEducación de jóvenes y adultosAprendizaje de matemáticaMedios impresos y virtualesMatemática em informações midiáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738755.pdf000738755.pdfTexto completoapplication/pdf8911519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/1/000738755.pdfaf5694b9f51f65d4dd58561dc6fc882eMD51TEXT000738755.pdf.txt000738755.pdf.txtExtracted Texttext/plain256621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/2/000738755.pdf.txt13663039cd5e6c467255bf9aa156a3b3MD52THUMBNAIL000738755.pdf.jpg000738755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/3/000738755.pdf.jpg4bb9a8bb481cff219ccd8b9fc1dff600MD5310183/219292018-10-09 09:06:36.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática em informações midiáticas |
title |
Matemática em informações midiáticas |
spellingShingle |
Matemática em informações midiáticas Terra, Lúcia Couto Aprendizagem : Matematica Aprendizagem midiática Educação de jovens e adultos Ensino : Aprendizagem Young and adult education Learning mathematics Printed and virtual media Educación de jóvenes y adultos Aprendizaje de matemática Medios impresos y virtuales |
title_short |
Matemática em informações midiáticas |
title_full |
Matemática em informações midiáticas |
title_fullStr |
Matemática em informações midiáticas |
title_full_unstemmed |
Matemática em informações midiáticas |
title_sort |
Matemática em informações midiáticas |
author |
Terra, Lúcia Couto |
author_facet |
Terra, Lúcia Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Lúcia Couto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem : Matematica Aprendizagem midiática Educação de jovens e adultos Ensino : Aprendizagem |
topic |
Aprendizagem : Matematica Aprendizagem midiática Educação de jovens e adultos Ensino : Aprendizagem Young and adult education Learning mathematics Printed and virtual media Educación de jóvenes y adultos Aprendizaje de matemática Medios impresos y virtuales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Young and adult education Learning mathematics Printed and virtual media |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación de jóvenes y adultos Aprendizaje de matemática Medios impresos y virtuales |
description |
O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um conjunto de atividades, na modalidade oficina, para uma turma de estudantes jovens e adultos do primeiro nível do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp – UFRGS). As atividades foram elaboradas com a intenção de fazer uso de dados apresentados em mídias impressa e virtual no ensino da Matemática para contribuir na aprendizagem dos estudantes Jovens e Adultos. Essas mídias foram escolhidas por se constituírem em fontes de atualização acessíveis e possibilitarem a integração de várias áreas do conhecimento. Essas fontes de informações, além de se apresentarem como uma maneira de contextualizar os conteúdos específicos desta disciplina e valorizar os saberes e experiências dos aprendizes foram o ponto de partida deste trabalho. A análise dos dados permite concluirmos que a proposta representou uma contribuição tanto na aprendizagem de matemática dos estudantes quanto para as discussões e a consolidação de uma proposta de educação de jovens e adultos do CAp – UFRGS. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-05-12T04:17:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21929 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000738755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21929 |
identifier_str_mv |
000738755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/1/000738755.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/2/000738755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21929/3/000738755.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af5694b9f51f65d4dd58561dc6fc882e 13663039cd5e6c467255bf9aa156a3b3 4bb9a8bb481cff219ccd8b9fc1dff600 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085172722270208 |