Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espolier, Charles
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229617
Resumo: A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação.
id UFRGS-2_373198624b83239ad01cbb05d6c8e9b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229617
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Espolier, CharlesBorges, Jussara2021-09-07T04:19:28Z2020http://hdl.handle.net/10183/229617001131056A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação.The research addresses the use of fanpages as a marketing tool in local public libraries in Rio Grande do Sul. Aims to examine the perceptions of librarians about the practice of digital marketing on social media. Identifies the marketing applications on fanpage and seeks to relate the typologies, functions and interactions of the posts promoted by the libraries. Explains the concepts of marketing, public libraries, information marketing, social media, relationship marketing and institutional marketing. Approaches subjects from the perspective of social media used as a tool to promote local public libraries. Uses mixed research as a method: quantitative and qualitative. Adopts a questionnaire and documentary research with netnographic inspiration to understand how fanpages uses promotion and communication at the listed libraries. Concludes that libraries use social media fanpage as a marketing tool to maintain close and open contact with their users, promoting reading and events more diligently and, consequently, fulfilling the functions of public libraries that imply culture and recreation.application/pdfporBiblioteca públicaMarketingMídias sociaisMarketingInformation marketingSocial mediaFanpageMarketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131056.pdf.txt001131056.pdf.txtExtracted Texttext/plain204509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/2/001131056.pdf.txt1913a6e1bacaf5461f53751ec2a527a4MD52ORIGINAL001131056.pdfTexto completoapplication/pdf3395684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/1/001131056.pdf17b41ecaa44ff1751a94585c1caa4591MD5110183/2296172021-09-19 04:34:57.04775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
title Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
spellingShingle Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
Espolier, Charles
Biblioteca pública
Marketing
Mídias sociais
Marketing
Information marketing
Social media
Fanpage
title_short Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
title_full Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
title_fullStr Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
title_sort Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
author Espolier, Charles
author_facet Espolier, Charles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espolier, Charles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Jussara
contributor_str_mv Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca pública
Marketing
Mídias sociais
topic Biblioteca pública
Marketing
Mídias sociais
Marketing
Information marketing
Social media
Fanpage
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Information marketing
Social media
Fanpage
description A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-07T04:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229617
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131056
url http://hdl.handle.net/10183/229617
identifier_str_mv 001131056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/2/001131056.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/1/001131056.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1913a6e1bacaf5461f53751ec2a527a4
17b41ecaa44ff1751a94585c1caa4591
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224612466393088