Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229617 |
Resumo: | A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação. |
id |
UFRGS-2_373198624b83239ad01cbb05d6c8e9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Espolier, CharlesBorges, Jussara2021-09-07T04:19:28Z2020http://hdl.handle.net/10183/229617001131056A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação.The research addresses the use of fanpages as a marketing tool in local public libraries in Rio Grande do Sul. Aims to examine the perceptions of librarians about the practice of digital marketing on social media. Identifies the marketing applications on fanpage and seeks to relate the typologies, functions and interactions of the posts promoted by the libraries. Explains the concepts of marketing, public libraries, information marketing, social media, relationship marketing and institutional marketing. Approaches subjects from the perspective of social media used as a tool to promote local public libraries. Uses mixed research as a method: quantitative and qualitative. Adopts a questionnaire and documentary research with netnographic inspiration to understand how fanpages uses promotion and communication at the listed libraries. Concludes that libraries use social media fanpage as a marketing tool to maintain close and open contact with their users, promoting reading and events more diligently and, consequently, fulfilling the functions of public libraries that imply culture and recreation.application/pdfporBiblioteca públicaMarketingMídias sociaisMarketingInformation marketingSocial mediaFanpageMarketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131056.pdf.txt001131056.pdf.txtExtracted Texttext/plain204509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/2/001131056.pdf.txt1913a6e1bacaf5461f53751ec2a527a4MD52ORIGINAL001131056.pdfTexto completoapplication/pdf3395684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/1/001131056.pdf17b41ecaa44ff1751a94585c1caa4591MD5110183/2296172021-09-19 04:34:57.04775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:34:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
title |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul Espolier, Charles Biblioteca pública Marketing Mídias sociais Marketing Information marketing Social media Fanpage |
title_short |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
title_full |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul |
author |
Espolier, Charles |
author_facet |
Espolier, Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espolier, Charles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Jussara |
contributor_str_mv |
Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca pública Marketing Mídias sociais |
topic |
Biblioteca pública Marketing Mídias sociais Marketing Information marketing Social media Fanpage |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Information marketing Social media Fanpage |
description |
A pesquisa discorre sobre a utilização das fanpages como ferramentas de marketing nas bibliotecas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Objetiva examinar as percepções dos bibliotecários sobre a prática do marketing digital nas mídias sociais. Identifica aplicações de marketing na fanpage e busca elencar as tipologias, funções e interações das postagens promovidas pelas bibliotecas. Explica os conceitos de marketing, bibliotecas públicas, marketing da informação, mídias sociais, marketing de relacionamento e marketing institucional. Aborda os assuntos pelo prisma das mídias sociais e sua utilização como ferramenta na divulgação das bibliotecas públicas municipais. Adota como método a pesquisa mista: quantitativa e qualitativa. Utiliza o questionário e a pesquisa documental com inspiração netnográfica para entender como são utilizadas as fanpages na promoção e comunicação nas bibliotecas elencadas. Conclui que as bibliotecas utilizam a mídia social fanpage como ferramenta de marketing para manter um contato próximo e aberto com seus usuários, promovendo com mais afinco a leitura, os eventos e cumprindo, consequentemente, as funções das bibliotecas públicas que implicam cultura e recreação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-07T04:19:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229617 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131056 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229617 |
identifier_str_mv |
001131056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/2/001131056.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229617/1/001131056.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1913a6e1bacaf5461f53751ec2a527a4 17b41ecaa44ff1751a94585c1caa4591 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224612466393088 |