UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95837 |
Resumo: | Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ferramentas deste dispositivo móvel usadas na sala de aula e sua implicação para a aprendizagem dos alunos e professores, como também, se ocorreram mudanças no planejamento e metodologias durante os dois anos de Projeto UCA – Um computador por aluno na escola. Além disso, busca-se avaliar o processo de formação de professores, suas implicações para o desenvolvimento do projeto UCA na escola e se está contribuindo para que professores percebam o laptop como recurso pedagógico favorável a uma aprendizagem significativa. Os encontros presenciais do Curso de formação de professores para o Projeto UCA representaram ponto de partida para concretização deste estudo, onde observou-se e analisou-se o processo construção de conhecimentos envolvendo apropriação tecnológica do laptop e reflexão sobre o uso deste como recurso pedagógico. Para um melhor aprofundamento no assunto coletou-se dados por meio de questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito do planejamento de aulas com uso do laptop, recursos deste equipamento móvel usados nas aulas e sua implicação para a aprendizagem dos alunos. Constatou-se que o uso do laptop na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino e aprendizagem favorecendo a promoção de ambientes de aprendizagem colaborativos, a construção de conhecimentos e mudança na prática pedagógica dos professores. Além disso, percebe- se que o uso desta ferramenta pode contribuir para mudança na forma de ensinar e aprender, mudança na escola que deixa de ser vista como um espaço de aprendizagem exclusivo dos alunos para se transformar em um ambiente de construção de conhecimentos entre alunos e professores. É importante destacar que, diante das observações e depoimentos dos professores, compreende-se que é primordial dar continuidade nas formações dos professores na escola, pois representa a base para inserção da cultura digital na educação escolar. |
id |
UFRGS-2_37cef44e46bdeb5d6c24a92fc16e90aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95837 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Eliane Soares daGeller, Marlise2014-05-31T02:06:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/95837000913798Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ferramentas deste dispositivo móvel usadas na sala de aula e sua implicação para a aprendizagem dos alunos e professores, como também, se ocorreram mudanças no planejamento e metodologias durante os dois anos de Projeto UCA – Um computador por aluno na escola. Além disso, busca-se avaliar o processo de formação de professores, suas implicações para o desenvolvimento do projeto UCA na escola e se está contribuindo para que professores percebam o laptop como recurso pedagógico favorável a uma aprendizagem significativa. Os encontros presenciais do Curso de formação de professores para o Projeto UCA representaram ponto de partida para concretização deste estudo, onde observou-se e analisou-se o processo construção de conhecimentos envolvendo apropriação tecnológica do laptop e reflexão sobre o uso deste como recurso pedagógico. Para um melhor aprofundamento no assunto coletou-se dados por meio de questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito do planejamento de aulas com uso do laptop, recursos deste equipamento móvel usados nas aulas e sua implicação para a aprendizagem dos alunos. Constatou-se que o uso do laptop na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino e aprendizagem favorecendo a promoção de ambientes de aprendizagem colaborativos, a construção de conhecimentos e mudança na prática pedagógica dos professores. Além disso, percebe- se que o uso desta ferramenta pode contribuir para mudança na forma de ensinar e aprender, mudança na escola que deixa de ser vista como um espaço de aprendizagem exclusivo dos alunos para se transformar em um ambiente de construção de conhecimentos entre alunos e professores. É importante destacar que, diante das observações e depoimentos dos professores, compreende-se que é primordial dar continuidade nas formações dos professores na escola, pois representa a base para inserção da cultura digital na educação escolar.This study aims to examine how teachers at a public school in the metropolitan region of Porto Alegre perceive laptop use while teaching resource, with the objective of identifying and analyzing the tools used by this mobile device in the classroom and its implication for learning students and teachers, as well as the occurrence of changes in planning and methodologies during the two years of UCA Project - A computer per student in school. Furthermore, we seek to evaluate the process of teacher education, its implications for the development of the project UCA in school and is helping teachers realize that the laptop as a pedagogical resource in favor of meaningful learning. The face meetings Course teacher training for Project UCA represented a starting point for achieving this study, where we observed and analyzed the process of knowledge construction involving technological appropriation laptop and thinking about using this as a teaching resource. For a deeper understanding on the subject data was collected through a questionnaire given to teachers, contemplating questions about lesson planning to use the laptop, features of this mobile equipment used in the classroom and its implications for student learning. It was found that laptop use in the classroom has brought new possibilities for teaching and learning environments favoring the promotion of collaborative learning, construction of knowledge and change in pedagogical practice of teachers. Moreover, it is noticed that the use of this tool can help to change the way of teaching and learning, changes in school that no longer seen as a unique learning space for students to turn in an environment of knowledge building among students and teachers. Moreover, it is noticed that the use of this tool can help to change the way of teaching and learning, changes in school that no longer seen as a unique learning space for students to turn in an environment of knowledge building among students and teachers. Importantly, given the observations and interviews of teachers, it is understood that it is crucial to continue the training of teachers in the school, as it represents the basis for integration of digital culture in school education.application/pdfporProfessorFormaçãoComputador na educaçãoOne laptop per childLearningTeacher trainingUCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913798.pdf000913798.pdfTexto completoapplication/pdf738949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/1/000913798.pdfde707fbd4f8bc336ee5ce276e33541cbMD51TEXT000913798.pdf.txt000913798.pdf.txtExtracted Texttext/plain99363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/2/000913798.pdf.txtc733ac99ae42b715d93ec1b5d7291133MD52THUMBNAIL000913798.pdf.jpg000913798.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/3/000913798.pdf.jpgd0d01a5c9a4de1766de5158fbd0104d9MD5310183/958372018-10-15 08:50:19.178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95837Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:50:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
title |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
spellingShingle |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula Silva, Eliane Soares da Professor Formação Computador na educação One laptop per child Learning Teacher training |
title_short |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
title_full |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
title_fullStr |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
title_full_unstemmed |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
title_sort |
UCA - Um computador por aluno : possibilidades de aprendizagem com o uso do laptop na sala de aula |
author |
Silva, Eliane Soares da |
author_facet |
Silva, Eliane Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Soares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geller, Marlise |
contributor_str_mv |
Geller, Marlise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Computador na educação |
topic |
Professor Formação Computador na educação One laptop per child Learning Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
One laptop per child Learning Teacher training |
description |
Este estudo se propõe a verificar como professores de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de Porto Alegre percebem o uso do laptop enquanto recurso pedagógico, com objetivo de identificar e analisar as ferramentas deste dispositivo móvel usadas na sala de aula e sua implicação para a aprendizagem dos alunos e professores, como também, se ocorreram mudanças no planejamento e metodologias durante os dois anos de Projeto UCA – Um computador por aluno na escola. Além disso, busca-se avaliar o processo de formação de professores, suas implicações para o desenvolvimento do projeto UCA na escola e se está contribuindo para que professores percebam o laptop como recurso pedagógico favorável a uma aprendizagem significativa. Os encontros presenciais do Curso de formação de professores para o Projeto UCA representaram ponto de partida para concretização deste estudo, onde observou-se e analisou-se o processo construção de conhecimentos envolvendo apropriação tecnológica do laptop e reflexão sobre o uso deste como recurso pedagógico. Para um melhor aprofundamento no assunto coletou-se dados por meio de questionário direcionado aos professores, contemplando questões a respeito do planejamento de aulas com uso do laptop, recursos deste equipamento móvel usados nas aulas e sua implicação para a aprendizagem dos alunos. Constatou-se que o uso do laptop na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino e aprendizagem favorecendo a promoção de ambientes de aprendizagem colaborativos, a construção de conhecimentos e mudança na prática pedagógica dos professores. Além disso, percebe- se que o uso desta ferramenta pode contribuir para mudança na forma de ensinar e aprender, mudança na escola que deixa de ser vista como um espaço de aprendizagem exclusivo dos alunos para se transformar em um ambiente de construção de conhecimentos entre alunos e professores. É importante destacar que, diante das observações e depoimentos dos professores, compreende-se que é primordial dar continuidade nas formações dos professores na escola, pois representa a base para inserção da cultura digital na educação escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:06:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95837 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913798 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95837 |
identifier_str_mv |
000913798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/1/000913798.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/2/000913798.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95837/3/000913798.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de707fbd4f8bc336ee5ce276e33541cb c733ac99ae42b715d93ec1b5d7291133 d0d01a5c9a4de1766de5158fbd0104d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126551822336 |