A tradição e o gótico em O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Caroline Navarrina de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130029
Resumo: O gótico inglês dos séculos XVIII e XIX expressa primorosamente a turbulência e a ansiedade desse período de intensas transformações. Tem como característica marcante o fato de lidar com o horror no plano da representação ficcional, através de imagens e metáforas que refletem as sensações de insegurança e de medo que encontram eco nos sentimentos e preocupações dos leitores daquelas obras. O foco de estudo para esta pesquisa é o único romance de Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes, que apresenta a história de um amor proibido entre dois irmãos de criação, Catherine Earnshaw e Heathcliff, e trata sobre as consequências da não concretização desse relacionamento. A obra apresenta elementos simultâneos e contraditórios que a língua alemã consegue apreender em um único termo: Das Unheimlich. Este termo, como analisado no conhecido artigo “O estranho”, de Sigmund Freud (1919), significa ao mesmo tempo aconchegante, conhecido, inquietante e apavorante. Percebemos isso, por exemplo, quando o Sr. Lockwood entra na cozinha da fazenda. Por um lado, há o cheiro bom de uma refeição sendo preparada, o calor do fogão, e um grupo familiar reunido; por outro lado, temos os cães que atacam Lockwood, os animais mortos jogados em um canto e uma sensação marcante de hostilidade no ar. Minha intenção neste trabalho de conclusão de curso percorrer o texto deste romance tão rico, observando aspectos que remetem à tradição e ao gótico, para chegar a uma conclusão sobre por que a obra é ao mesmo tempo tão fascinante e assustadora. Interessa-me investigar como as formas do gótico atingem e expressam os impulsos e os desejos mais íntimos da psique humana, atravessando diferentes épocas, transformando-se e sempre e caminhando junto com seu público leitor.
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