Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212607 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos. |
id |
UFRGS-2_384bdcb7be2040dcf2b3a6e6782452a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ziebell, Clarissa SartoriBertoletti, Roberta2020-08-05T03:38:19Z2020http://hdl.handle.net/10183/212607001116763Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 350-368Biblioteca escolarPsicologia ambientalConforto ambientalAvaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116763.pdf.txt001116763.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/2/001116763.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116763.pdfCapítulo 19application/pdf2812811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/1/001116763.pdf0cde9cbb2ca74842424ff8805929ba3dMD5110183/2126072020-08-06 03:36:19.532107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
title |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
spellingShingle |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar Ziebell, Clarissa Sartori Biblioteca escolar Psicologia ambiental Conforto ambiental |
title_short |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
title_full |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
title_fullStr |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
title_sort |
Avaliação pós-ocupação em uma biblioteca escolar |
author |
Ziebell, Clarissa Sartori |
author_facet |
Ziebell, Clarissa Sartori Bertoletti, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Bertoletti, Roberta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziebell, Clarissa Sartori Bertoletti, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Psicologia ambiental Conforto ambiental |
topic |
Biblioteca escolar Psicologia ambiental Conforto ambiental |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação pós-ocupação (apo) na biblioteca da Escola Estadual Dante Marcucci, localizada na cidade de Caxias do Sul (rs), para levantar os principais problemas que o ambiente enfrenta do ponto de vista do Conforto e da Psicologia Ambiental. Posteriormente, os dados coletados na apo foram utilizados no estudo de uma possível intervenção no espaço, reorganizando a biblioteca, para o bem estar dos seus usuários. Para tanto, foram utilizados diferentes métodos combinados – visita exploratória, poema dos desejos, constelação de atributos, questionários, observações, avaliação dimensional, simulações computacionais, e medições. As metodologias aplicadas para conhecer o que pensam os usuários da biblioteca destacaram o aparecimento de desejos como o ambiente climatizado, a boa iluminação, a ampliação do espaço e o mobiliário confortável. A aplicação dos instrumentos para apo no espaço construído da biblioteca foi fundamental para o entendimento das necessidades e desejos dos usuários, assim como para o estudo de reestruturação da biblioteca, no intuito de melhorar as condições de estudo dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-05T03:38:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/212607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116763 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/212607 |
identifier_str_mv |
001116763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 350-368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/2/001116763.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212607/1/001116763.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 0cde9cbb2ca74842424ff8805929ba3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224996556636160 |