Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jochims, Marcela Zarbock
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18092
Resumo: O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo.
id UFRGS-2_3855abf1b88353e8130c8abe8e2191b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jochims, Marcela ZarbockMaçada, Antônio Carlos Gastaud2010-01-06T04:15:57Z2008http://hdl.handle.net/10183/18092000685842O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo.application/pdfporMarketing : Sistemas de informacaoSistemas de informação de marketing : conceitos e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685842.pdf000685842.pdfTexto completoapplication/pdf336604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/1/000685842.pdf0f19d70249af62572aa09d43048437d8MD51TEXT000685842.pdf.txt000685842.pdf.txtExtracted Texttext/plain89312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/2/000685842.pdf.txt9efb107508e65b47d74a11d73a07c06dMD52THUMBNAIL000685842.pdf.jpg000685842.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/3/000685842.pdf.jpg70e2ec99c1a3ab50b708f8213cfd8699MD5310183/180922019-07-10 02:34:28.011484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
title Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
spellingShingle Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
Jochims, Marcela Zarbock
Marketing : Sistemas de informacao
title_short Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
title_full Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
title_fullStr Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
title_full_unstemmed Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
title_sort Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
author Jochims, Marcela Zarbock
author_facet Jochims, Marcela Zarbock
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jochims, Marcela Zarbock
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing : Sistemas de informacao
topic Marketing : Sistemas de informacao
description O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-06T04:15:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18092
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685842
url http://hdl.handle.net/10183/18092
identifier_str_mv 000685842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/1/000685842.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/2/000685842.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/3/000685842.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f19d70249af62572aa09d43048437d8
9efb107508e65b47d74a11d73a07c06d
70e2ec99c1a3ab50b708f8213cfd8699
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447033033523200