Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18092 |
Resumo: | O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo. |
id |
UFRGS-2_3855abf1b88353e8130c8abe8e2191b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18092 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jochims, Marcela ZarbockMaçada, Antônio Carlos Gastaud2010-01-06T04:15:57Z2008http://hdl.handle.net/10183/18092000685842O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo.application/pdfporMarketing : Sistemas de informacaoSistemas de informação de marketing : conceitos e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685842.pdf000685842.pdfTexto completoapplication/pdf336604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/1/000685842.pdf0f19d70249af62572aa09d43048437d8MD51TEXT000685842.pdf.txt000685842.pdf.txtExtracted Texttext/plain89312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/2/000685842.pdf.txt9efb107508e65b47d74a11d73a07c06dMD52THUMBNAIL000685842.pdf.jpg000685842.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/3/000685842.pdf.jpg70e2ec99c1a3ab50b708f8213cfd8699MD5310183/180922019-07-10 02:34:28.011484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
title |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
spellingShingle |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas Jochims, Marcela Zarbock Marketing : Sistemas de informacao |
title_short |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
title_full |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
title_fullStr |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
title_full_unstemmed |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
title_sort |
Sistemas de informação de marketing : conceitos e práticas |
author |
Jochims, Marcela Zarbock |
author_facet |
Jochims, Marcela Zarbock |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jochims, Marcela Zarbock |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
contributor_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing : Sistemas de informacao |
topic |
Marketing : Sistemas de informacao |
description |
O presente trabalho analisou o uso do SIM em supermercados da cidade de Porto Alegre, identificando os sistemas atualmente utilizados, as fontes de informação e os principais usuários dessas informações. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e o método utilizado para o desenvolvimento da investigação é o estudo de caso que foram elaborados baseados em duas organizações representativas do setor de supermercados. As entrevistas, utilizando um roteiro de perguntas semi-estruturadas, foram realizadas com executivos de marketing das organizações selecionadas. Também foram realizadas análises nos documentos e observações nas organizações. Os resultados obtidos mostram os vários meios como o SIM é utilizado nas organizações do ramo, porém o mesmo não é encontrado com essa terminologia ou proposta teórica utilizada pelo estudo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-06T04:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18092 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000685842 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18092 |
identifier_str_mv |
000685842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/1/000685842.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/2/000685842.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18092/3/000685842.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f19d70249af62572aa09d43048437d8 9efb107508e65b47d74a11d73a07c06d 70e2ec99c1a3ab50b708f8213cfd8699 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447033033523200 |