A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151610 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar. |
id |
UFRGS-2_a78f348e17c2fd0b4d1657cb5c42c82e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151610 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canabarro, Maria MargareteMoraes, Jaira Coelho2017-02-14T02:23:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/151610001004341O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoPesquisa-açãoConselho da escolaProjeto pedagógicoComunidadeAlunoProfessorA participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004341.pdf001004341.pdfTexto completoapplication/pdf816481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/1/001004341.pdf4afe84a2f33b7330481e4dd6b1001149MD51TEXT001004341.pdf.txt001004341.pdf.txtExtracted Texttext/plain78035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/2/001004341.pdf.txt01cb67ee8885b6b3e0b5b7f09f3eb1ffMD5210183/1516102017-02-15 02:27:08.07355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
title |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
spellingShingle |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire Canabarro, Maria Margarete Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Conselho da escola Projeto pedagógico Comunidade Aluno Professor |
title_short |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
title_full |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
title_fullStr |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
title_sort |
A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire |
author |
Canabarro, Maria Margarete |
author_facet |
Canabarro, Maria Margarete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canabarro, Maria Margarete |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
contributor_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Conselho da escola Projeto pedagógico Comunidade Aluno Professor |
topic |
Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Conselho da escola Projeto pedagógico Comunidade Aluno Professor |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151610 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151610 |
identifier_str_mv |
001004341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/1/001004341.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/2/001004341.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afe84a2f33b7330481e4dd6b1001149 01cb67ee8885b6b3e0b5b7f09f3eb1ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522976722944 |