A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Maria Margarete
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151610
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar.
id UFRGS-2_a78f348e17c2fd0b4d1657cb5c42c82e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151610
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canabarro, Maria MargareteMoraes, Jaira Coelho2017-02-14T02:23:13Z2015http://hdl.handle.net/10183/151610001004341O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoPesquisa-açãoConselho da escolaProjeto pedagógicoComunidadeAlunoProfessorA participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004341.pdf001004341.pdfTexto completoapplication/pdf816481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/1/001004341.pdf4afe84a2f33b7330481e4dd6b1001149MD51TEXT001004341.pdf.txt001004341.pdf.txtExtracted Texttext/plain78035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/2/001004341.pdf.txt01cb67ee8885b6b3e0b5b7f09f3eb1ffMD5210183/1516102017-02-15 02:27:08.07355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151610Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
title A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
spellingShingle A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
Canabarro, Maria Margarete
Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Conselho da escola
Projeto pedagógico
Comunidade
Aluno
Professor
title_short A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
title_full A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
title_fullStr A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
title_full_unstemmed A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
title_sort A participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freire
author Canabarro, Maria Margarete
author_facet Canabarro, Maria Margarete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Maria Margarete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jaira Coelho
contributor_str_mv Moraes, Jaira Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Conselho da escola
Projeto pedagógico
Comunidade
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Conselho da escola
Projeto pedagógico
Comunidade
Aluno
Professor
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004341
url http://hdl.handle.net/10183/151610
identifier_str_mv 001004341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/1/001004341.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151610/2/001004341.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afe84a2f33b7330481e4dd6b1001149
01cb67ee8885b6b3e0b5b7f09f3eb1ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522976722944