Plano de expansão : o estudo da empresa Óticas Livi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18080 |
Resumo: | O comércio varejista do ramo ótico apresenta como característica a fragmentação do market share, bem como a ausência de empresas líderes de mercado em nível nacional e regional. Nesta mesma linha, observa-se a ausência de players internacionais, fatos que facilitam uma busca por crescimento. Para atingir um volume maior de vendas e uma base maior de clientes, as empresas atuantes no mercado optam pela abertura de novas filiais, buscando pontos-de-venda já consolidados. Por se tratar de um segmento no qual os proprietários, de forma geral, adotam uma gestão centralizada, familiar e pouco profissional, a expansão baseia-se em vontades, anseios e percepções pessoais, sem a utilização de ferramentas técnicas e estratégias pré-definidas. Este trabalho objetiva propor um plano de expansão para a empresa Óticas Livi, analisando seu negócio e posicionamento, assim como o mercado no qual atua. Inicialmente foi realizada uma revisão teórica, fundamentada especialmente em varejo e estratégia. Após, foram entrevistados proprietários de empresas varejistas de sucesso com porte similar, visando agregar a experiência prática e os modelos utilizados. Finalmente, foi proposto um plano de expansão, incluindo definição do negócio, estratégia de crescimento e estratégia e escolha de localização. |
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Livi, Henry AlbertinLuce, Fernando Bins2010-01-05T04:15:09Z2008http://hdl.handle.net/10183/18080000653147O comércio varejista do ramo ótico apresenta como característica a fragmentação do market share, bem como a ausência de empresas líderes de mercado em nível nacional e regional. Nesta mesma linha, observa-se a ausência de players internacionais, fatos que facilitam uma busca por crescimento. Para atingir um volume maior de vendas e uma base maior de clientes, as empresas atuantes no mercado optam pela abertura de novas filiais, buscando pontos-de-venda já consolidados. Por se tratar de um segmento no qual os proprietários, de forma geral, adotam uma gestão centralizada, familiar e pouco profissional, a expansão baseia-se em vontades, anseios e percepções pessoais, sem a utilização de ferramentas técnicas e estratégias pré-definidas. Este trabalho objetiva propor um plano de expansão para a empresa Óticas Livi, analisando seu negócio e posicionamento, assim como o mercado no qual atua. Inicialmente foi realizada uma revisão teórica, fundamentada especialmente em varejo e estratégia. Após, foram entrevistados proprietários de empresas varejistas de sucesso com porte similar, visando agregar a experiência prática e os modelos utilizados. Finalmente, foi proposto um plano de expansão, incluindo definição do negócio, estratégia de crescimento e estratégia e escolha de localização.application/pdfporMarketing de serviçosBenchmarkingEstratégiasVarejoVantagem competitivaPlano de expansão : o estudo da empresa Óticas Liviinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000653147.pdf000653147.pdfTexto completoapplication/pdf298931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18080/1/000653147.pdfd5af4b858dd530e857a22839b427de70MD51TEXT000653147.pdf.txt000653147.pdf.txtExtracted Texttext/plain118380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18080/2/000653147.pdf.txt4db11442c2ef05579d8ab9a43a56b7deMD52THUMBNAIL000653147.pdf.jpg000653147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18080/3/000653147.pdf.jpg566e500a23d7ef2aa5e92ef17e3825d1MD5310183/180802018-10-11 09:14:16.726oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18080Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:14:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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