Equação da reta : a matemática e o fantástico mundo das artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfada, Elisete Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134121
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar informações que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo de equações matemáticas. As atividades foram aplicadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de Porto Alegre. A proposta de investigação se deu em seis encontros. A fundamentação teórica foi baseada nas Representações Semióticas de Duval – conversões de registros – e no uso de Tecnologias na Educação – mídias digitais na educação de Gravina e Notare. Para o desenvolvimento dessa sequência didática, fez-se uso do software GrafEq. Finalizamos com as considerações sobre os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática proposta nesse trabalho. Evidenciamos o quanto o software dinâmico pode ser uma ferramenta que auxilia na superação das dificuldades de compreensão e reconhecimento dos objetos matemáticos representados.
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