Equação da reta : a matemática e o fantástico mundo das artes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134121 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar informações que possam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo de equações matemáticas. As atividades foram aplicadas com alunos do 2º ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de Porto Alegre. A proposta de investigação se deu em seis encontros. A fundamentação teórica foi baseada nas Representações Semióticas de Duval – conversões de registros – e no uso de Tecnologias na Educação – mídias digitais na educação de Gravina e Notare. Para o desenvolvimento dessa sequência didática, fez-se uso do software GrafEq. Finalizamos com as considerações sobre os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática proposta nesse trabalho. Evidenciamos o quanto o software dinâmico pode ser uma ferramenta que auxilia na superação das dificuldades de compreensão e reconhecimento dos objetos matemáticos representados. |
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