A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158777 |
Resumo: | Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o islã, diferenças entre Ocidente e Oriente e residualidades. Conclui-se que pode haver espaço para a Idade Média na Base desde que ampliada a compreensão do ensino de História para além dos “usos do passado”. Considera-se o ensino de Idade Média uma etapa importante na escolarização básica que pode favorecer a crítica e a compreensão das apropriações feitas do medievo. |
id |
UFRGS-2_39768e2b71990ebd9f00f6341ae4d7aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158777 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Igor SalomãoPereira, Nilton Mullet2017-05-30T02:37:45Z20161415-9945http://hdl.handle.net/10183/158777001014197Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o islã, diferenças entre Ocidente e Oriente e residualidades. Conclui-se que pode haver espaço para a Idade Média na Base desde que ampliada a compreensão do ensino de História para além dos “usos do passado”. Considera-se o ensino de Idade Média uma etapa importante na escolarização básica que pode favorecer a crítica e a compreensão das apropriações feitas do medievo.This article is about the hole of the Middle Ages in the school curriculum in Brazil. We considered the two versions of the National Basis of Common Curriculum: the one published in 2015 and the other one published in 2016. Considering that the historical learning can also happen by the strangeness of the past and also considering the medieval studies, we problematize the teaching of Middle Ages history in Brazil from some entrances. Entrances mean the opportunities to insert some themes in the school context: media discourse about Islam; differences between East and West and residuality. We got the conclusion that there is place for the Middle Ages in the Base, since the understanding of the history teaching is broaden to beyond the “usages du passé”. We consider teaching medieval history as an important step of elementary school that it can favor critics and comprehension of the appropriations done from the medieval past.Este artículo propone discutir el rol de la Edad Media en el currículo. Se consideraron dos versiones de la Base Nacional Curricular Común (BNCC), publicadas en 2015 y en 2016. A partir de la concepción de que el aprendizaje histórico ocurre a través del extrañamiento y considerando la "medievalista", "medievalidad" y "reminiscencias medievales", se problematiza la enseñanza de la Historia de la Edad Media, proponiendo algunas entradas. Entradas son oportunidades de inserciones temáticas del medievo en el contexto de la escuela: discursos mediáticos sobre el Islam, diferencias entre Oriente y Occidente y residualidades. El lugar para el medievo en la Base es posible desde que se amplíe la comprensión de la enseñanza de la Historia para más allá de los "usos del pasado.".application/pdfporDiálogos : revista do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Vol. 20, n. 3 (2016), p. [16]-29Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Ensino de históriaIdade médiaMiddle agesHistory teachingCurriculumNational basis of common curriculumEdad mediaHistoria de la educaciónCurrículoBase nacional curricular comúnA Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCCThe Middle Ages in schools curriculum : controversies in the discussions about BNCCLa Edad Media en los currículos escolares : controversias en los debates sobre la BNCCinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014197.pdf001014197.pdfTexto completoapplication/pdf440538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158777/1/001014197.pdffaf4f73b3413987838fea25a774adeb0MD51TEXT001014197.pdf.txt001014197.pdf.txtExtracted Texttext/plain54643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158777/2/001014197.pdf.txt69a295a83e5d93f2e8ce06018925d50fMD5210183/1587772023-10-18 03:34:42.42581oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:34:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Middle Ages in schools curriculum : controversies in the discussions about BNCC |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La Edad Media en los currículos escolares : controversias en los debates sobre la BNCC |
title |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
spellingShingle |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC Teixeira, Igor Salomão Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de história Idade média Middle ages History teaching Curriculum National basis of common curriculum Edad media Historia de la educación Currículo Base nacional curricular común |
title_short |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
title_full |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
title_fullStr |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
title_full_unstemmed |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
title_sort |
A Idade Média nos currículos escolares : as controvérsias nos debates sobre a BNCC |
author |
Teixeira, Igor Salomão |
author_facet |
Teixeira, Igor Salomão Pereira, Nilton Mullet |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Nilton Mullet |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Igor Salomão Pereira, Nilton Mullet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de história Idade média |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino de história Idade média Middle ages History teaching Curriculum National basis of common curriculum Edad media Historia de la educación Currículo Base nacional curricular común |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Middle ages History teaching Curriculum National basis of common curriculum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Edad media Historia de la educación Currículo Base nacional curricular común |
description |
Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos midiáticos sobre o islã, diferenças entre Ocidente e Oriente e residualidades. Conclui-se que pode haver espaço para a Idade Média na Base desde que ampliada a compreensão do ensino de História para além dos “usos do passado”. Considera-se o ensino de Idade Média uma etapa importante na escolarização básica que pode favorecer a crítica e a compreensão das apropriações feitas do medievo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-30T02:37:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158777 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-9945 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001014197 |
identifier_str_mv |
1415-9945 001014197 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Diálogos : revista do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Vol. 20, n. 3 (2016), p. [16]-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158777/1/001014197.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158777/2/001014197.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faf4f73b3413987838fea25a774adeb0 69a295a83e5d93f2e8ce06018925d50f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224916713865216 |