Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88132 |
Resumo: | A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise os poemas que os alunos do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre construíram durante o ano letivo de dois mil e doze. Tem como objetivo verificar marcas da experiência na família e na escola, nas produções desses alunos, inferindo as implicações dessas relações na constituição do sujeito. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa do tipo análise documental. Este estudo está ancorado nos estudos de LARROSA (2002), FREIRE (1996), DALLA ZEN (1997), MATURANA (2002) e outros. A partir das análises desenvolvidas destaca-se a importância da família e da escola nas aprendizagens e relacionamentos, deixando evidente o quanto as instâncias sociais contribuem para a construção de sentidos e significados pelo sujeito. |
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Munhoz, Lisiane MateusCollares, Darli2014-03-06T01:49:43Z2013http://hdl.handle.net/10183/88132000911530A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise os poemas que os alunos do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre construíram durante o ano letivo de dois mil e doze. Tem como objetivo verificar marcas da experiência na família e na escola, nas produções desses alunos, inferindo as implicações dessas relações na constituição do sujeito. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa do tipo análise documental. Este estudo está ancorado nos estudos de LARROSA (2002), FREIRE (1996), DALLA ZEN (1997), MATURANA (2002) e outros. A partir das análises desenvolvidas destaca-se a importância da família e da escola nas aprendizagens e relacionamentos, deixando evidente o quanto as instâncias sociais contribuem para a construção de sentidos e significados pelo sujeito.application/pdfporProdução de textosPoesiaContexto socialVida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911530.pdf000911530.pdfTexto completoapplication/pdf1145305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88132/1/000911530.pdf1b4545ff8c88562ffabc2fbb6986c14eMD51TEXT000911530.pdf.txt000911530.pdf.txtExtracted Texttext/plain79365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88132/2/000911530.pdf.txtdf23ada08665c47d5f530e93e805b276MD52THUMBNAIL000911530.pdf.jpg000911530.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88132/3/000911530.pdf.jpg837771e5e368162b36290fa28e9c191eMD5310183/881322018-10-18 08:13:59.112oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88132Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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