Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107922 |
Resumo: | O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas. |
id |
UFRGS-2_c05bdd4b0d6468b1742345598ebc2eee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107922 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Manoela Caurio da CostaSilveira, Rosa Maria Hessel2014-12-09T02:16:10Z2013http://hdl.handle.net/10183/107922000945845O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas.application/pdfporAlfabetizaçãoTextoProduçãoLeituraEnsino fundamentalGravataí (RS)Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945845.pdf000945845.pdfTexto completoapplication/pdf308480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/1/000945845.pdfd05c44fe288a1bb453ae14fc048cedbfMD51TEXT000945845.pdf.txt000945845.pdf.txtExtracted Texttext/plain29293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/2/000945845.pdf.txt138964b82364b4c0da61258aa088400aMD52THUMBNAIL000945845.pdf.jpg000945845.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/3/000945845.pdf.jpg035071e7aba40ba65c6b63a4bd343555MD5310183/1079222018-10-22 08:37:30.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental Rodrigues, Manoela Caurio da Costa Alfabetização Texto Produção Leitura Ensino fundamental Gravataí (RS) |
title_short |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_full |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_sort |
Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
author |
Rodrigues, Manoela Caurio da Costa |
author_facet |
Rodrigues, Manoela Caurio da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Manoela Caurio da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
contributor_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Texto Produção Leitura Ensino fundamental Gravataí (RS) |
topic |
Alfabetização Texto Produção Leitura Ensino fundamental Gravataí (RS) |
description |
O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-09T02:16:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107922 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945845 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107922 |
identifier_str_mv |
000945845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/1/000945845.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/2/000945845.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/3/000945845.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d05c44fe288a1bb453ae14fc048cedbf 138964b82364b4c0da61258aa088400a 035071e7aba40ba65c6b63a4bd343555 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475814920192 |