Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Manoela Caurio da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107922
Resumo: O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas.
id UFRGS-2_c05bdd4b0d6468b1742345598ebc2eee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107922
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Manoela Caurio da CostaSilveira, Rosa Maria Hessel2014-12-09T02:16:10Z2013http://hdl.handle.net/10183/107922000945845O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas.application/pdfporAlfabetizaçãoTextoProduçãoLeituraEnsino fundamentalGravataí (RS)Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945845.pdf000945845.pdfTexto completoapplication/pdf308480http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/1/000945845.pdfd05c44fe288a1bb453ae14fc048cedbfMD51TEXT000945845.pdf.txt000945845.pdf.txtExtracted Texttext/plain29293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/2/000945845.pdf.txt138964b82364b4c0da61258aa088400aMD52THUMBNAIL000945845.pdf.jpg000945845.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/3/000945845.pdf.jpg035071e7aba40ba65c6b63a4bd343555MD5310183/1079222018-10-22 08:37:30.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
spellingShingle Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Rodrigues, Manoela Caurio da Costa
Alfabetização
Texto
Produção
Leitura
Ensino fundamental
Gravataí (RS)
title_short Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_full Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_fullStr Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_sort Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
author Rodrigues, Manoela Caurio da Costa
author_facet Rodrigues, Manoela Caurio da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Manoela Caurio da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Texto
Produção
Leitura
Ensino fundamental
Gravataí (RS)
topic Alfabetização
Texto
Produção
Leitura
Ensino fundamental
Gravataí (RS)
description O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107922
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945845
url http://hdl.handle.net/10183/107922
identifier_str_mv 000945845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/1/000945845.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/2/000945845.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107922/3/000945845.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d05c44fe288a1bb453ae14fc048cedbf
138964b82364b4c0da61258aa088400a
035071e7aba40ba65c6b63a4bd343555
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475814920192