Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250185 |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente. |
id |
UFRGS-2_39ba6fdbc45c8f8e23c672ec03a40e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250185 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weiand, AugustoBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaReategui, Eliseo Berni2022-10-22T05:02:12Z20221983-6597http://hdl.handle.net/10183/250185001151524O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.Connections have been present in society since the beginning of time, and these possibilities allow knowledge among people to be perfected and taught to others in order to constitute a continuous learning network. In this context, there are several approaches that are commonly used, such as flashcards and learning maps. Under this scenario, this article demonstrates how a virtual learning environment constituted in the light of Connectivist and Activity Theories can help in the process of understanding a foreign language. In this environment, teachers and students build a map with interconnected contents, which can be: hypertexts, hypertext flashcards and links -called Piece of Knowledge -PoK, constituting pieces of knowledge about one (or several) theme(s). In addition, the environment provides forums and a different way of viewing the map in groups, where each student has their own vision, being able to suggest modifications to the map of other colleagues. In this sense, the present work demonstrates the theoretical foundation of this environment, as well as a study developed with secondary school students where the use of the environment in an activity of the English language discipline was analyzed.Las conexiones han estado presentes en la sociedad desde el principio de los tiempos, y estas posibilidades permiten perfeccionar el conocimiento entre las personas y enseñarlo a otros para constituir una red de aprendizaje continuo. En este contexto, existen varios enfoques que se utilizan comúnmente, como tarjetas didácticas y mapas de aprendizaje. Bajo este escenario, este artículo demuestra cómo un entorno de aprendizaje virtual que se constituye a la luz de las teorías conectivista y de la actividad puede ayudar en el proceso de comprensión de una lengua extranjera. En este ambiente, docentes y estudiantes construyen un mapa con contenidos interconectados, que pueden ser: hipertextos, flashcards de hipertexto y enlaces -llamado Piece of Knowledge -PoK, constituyendo piezas de conocimiento sobre uno (o varios) tema(s). Además, el entorno proporciona foros y una forma diferente de ver el mapa en grupos, donde cada alumno tiene su propia visión, pudiendo sugerir modificaciones al mapa de otros compañeros. En este sentido, el presente trabajo demuestra la fundamentación teórica de este ambiente, así como un estudio desarrollado con estudiantes de secundaria donde se analizó el uso del ambiente en una actividad de la disciplina del idioma inglés.application/pdfporRevista tempos e espaços em educação. São Cristovão, SE. Vol. 15, n. 34 (2022), e17616, p. 1-14Ambiente virtual de aprendizagemAprendizagem de língua estrangeiraAnálise de conteúdoPesquisa qualitativaVirtual learning environmentFlashcardsConnectivist mapsActivity theoryConnectivism theoryEntorno virtual de aprendizajeTarjetas didácticasMapas conectivistasTeoría de la actividadTeoría del conectivismoPieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learningPieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguasPieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151524.pdf.txt001151524.pdf.txtExtracted Texttext/plain44355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/2/001151524.pdf.txt16914ab575188ac6ce9711a09ba515c5MD52ORIGINAL001151524.pdfTexto completoapplication/pdf620063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/1/001151524.pdf488610cd4f3e9c01ae9d93ef5b937cc5MD5110183/2501852022-10-23 04:50:17.644706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Pieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Pieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomas |
title |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
spellingShingle |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning Weiand, Augusto Ambiente virtual de aprendizagem Aprendizagem de língua estrangeira Análise de conteúdo Pesquisa qualitativa Virtual learning environment Flashcards Connectivist maps Activity theory Connectivism theory Entorno virtual de aprendizaje Tarjetas didácticas Mapas conectivistas Teoría de la actividad Teoría del conectivismo |
title_short |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
title_full |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
title_fullStr |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
title_full_unstemmed |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
title_sort |
Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning |
author |
Weiand, Augusto |
author_facet |
Weiand, Augusto Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weiand, Augusto Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem Aprendizagem de língua estrangeira Análise de conteúdo Pesquisa qualitativa |
topic |
Ambiente virtual de aprendizagem Aprendizagem de língua estrangeira Análise de conteúdo Pesquisa qualitativa Virtual learning environment Flashcards Connectivist maps Activity theory Connectivism theory Entorno virtual de aprendizaje Tarjetas didácticas Mapas conectivistas Teoría de la actividad Teoría del conectivismo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual learning environment Flashcards Connectivist maps Activity theory Connectivism theory |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Entorno virtual de aprendizaje Tarjetas didácticas Mapas conectivistas Teoría de la actividad Teoría del conectivismo |
description |
O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-22T05:02:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250185 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-6597 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001151524 |
identifier_str_mv |
1983-6597 001151524 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista tempos e espaços em educação. São Cristovão, SE. Vol. 15, n. 34 (2022), e17616, p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/2/001151524.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/1/001151524.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16914ab575188ac6ce9711a09ba515c5 488610cd4f3e9c01ae9d93ef5b937cc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447809477836800 |