Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiand, Augusto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250185
Resumo: O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.
id UFRGS-2_39ba6fdbc45c8f8e23c672ec03a40e78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weiand, AugustoBarcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaReategui, Eliseo Berni2022-10-22T05:02:12Z20221983-6597http://hdl.handle.net/10183/250185001151524O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.Connections have been present in society since the beginning of time, and these possibilities allow knowledge among people to be perfected and taught to others in order to constitute a continuous learning network. In this context, there are several approaches that are commonly used, such as flashcards and learning maps. Under this scenario, this article demonstrates how a virtual learning environment constituted in the light of Connectivist and Activity Theories can help in the process of understanding a foreign language. In this environment, teachers and students build a map with interconnected contents, which can be: hypertexts, hypertext flashcards and links -called Piece of Knowledge -PoK, constituting pieces of knowledge about one (or several) theme(s). In addition, the environment provides forums and a different way of viewing the map in groups, where each student has their own vision, being able to suggest modifications to the map of other colleagues. In this sense, the present work demonstrates the theoretical foundation of this environment, as well as a study developed with secondary school students where the use of the environment in an activity of the English language discipline was analyzed.Las conexiones han estado presentes en la sociedad desde el principio de los tiempos, y estas posibilidades permiten perfeccionar el conocimiento entre las personas y enseñarlo a otros para constituir una red de aprendizaje continuo. En este contexto, existen varios enfoques que se utilizan comúnmente, como tarjetas didácticas y mapas de aprendizaje. Bajo este escenario, este artículo demuestra cómo un entorno de aprendizaje virtual que se constituye a la luz de las teorías conectivista y de la actividad puede ayudar en el proceso de comprensión de una lengua extranjera. En este ambiente, docentes y estudiantes construyen un mapa con contenidos interconectados, que pueden ser: hipertextos, flashcards de hipertexto y enlaces -llamado Piece of Knowledge -PoK, constituyendo piezas de conocimiento sobre uno (o varios) tema(s). Además, el entorno proporciona foros y una forma diferente de ver el mapa en grupos, donde cada alumno tiene su propia visión, pudiendo sugerir modificaciones al mapa de otros compañeros. En este sentido, el presente trabajo demuestra la fundamentación teórica de este ambiente, así como un estudio desarrollado con estudiantes de secundaria donde se analizó el uso del ambiente en una actividad de la disciplina del idioma inglés.application/pdfporRevista tempos e espaços em educação. São Cristovão, SE. Vol. 15, n. 34 (2022), e17616, p. 1-14Ambiente virtual de aprendizagemAprendizagem de língua estrangeiraAnálise de conteúdoPesquisa qualitativaVirtual learning environmentFlashcardsConnectivist mapsActivity theoryConnectivism theoryEntorno virtual de aprendizajeTarjetas didácticasMapas conectivistasTeoría de la actividadTeoría del conectivismoPieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learningPieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguasPieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151524.pdf.txt001151524.pdf.txtExtracted Texttext/plain44355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/2/001151524.pdf.txt16914ab575188ac6ce9711a09ba515c5MD52ORIGINAL001151524.pdfTexto completoapplication/pdf620063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/1/001151524.pdf488610cd4f3e9c01ae9d93ef5b937cc5MD5110183/2501852022-10-23 04:50:17.644706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:50:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Pieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Pieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomas
title Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
spellingShingle Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
Weiand, Augusto
Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
Virtual learning environment
Flashcards
Connectivist maps
Activity theory
Connectivism theory
Entorno virtual de aprendizaje
Tarjetas didácticas
Mapas conectivistas
Teoría de la actividad
Teoría del conectivismo
title_short Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
title_full Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
title_fullStr Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
title_full_unstemmed Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
title_sort Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning
author Weiand, Augusto
author_facet Weiand, Augusto
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiand, Augusto
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
topic Ambiente virtual de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Análise de conteúdo
Pesquisa qualitativa
Virtual learning environment
Flashcards
Connectivist maps
Activity theory
Connectivism theory
Entorno virtual de aprendizaje
Tarjetas didácticas
Mapas conectivistas
Teoría de la actividad
Teoría del conectivismo
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual learning environment
Flashcards
Connectivist maps
Activity theory
Connectivism theory
dc.subject.spa.fl_str_mv Entorno virtual de aprendizaje
Tarjetas didácticas
Mapas conectivistas
Teoría de la actividad
Teoría del conectivismo
description O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-22T05:02:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250185
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-6597
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151524
identifier_str_mv 1983-6597
001151524
url http://hdl.handle.net/10183/250185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista tempos e espaços em educação. São Cristovão, SE. Vol. 15, n. 34 (2022), e17616, p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/2/001151524.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250185/1/001151524.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16914ab575188ac6ce9711a09ba515c5
488610cd4f3e9c01ae9d93ef5b937cc5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071746875392