Pieces of knowledge: um ambiente virtual de aprendizagem baseado em flashcards e mapas conectivistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiand, Augusto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252902
Resumo: Conexões estão presentes na sociedade desde os primórdios, e a troca de conhecimento entre pessoas com o intuito de ensinar e aprender é inerente ao ser humano. Com o aumento do uso das tecnologias de informação e comunicação houve uma expansão exponencial das conexões entre pessoas, tendo em vista a possibilidade de contato com o mundo todo sem sair de casa. Assim, percebe-se também a necessidade de aprender uma língua estrangeira, possuindo uma boa compreensão textual a fim de facilitar essas conexões. Para embasar teoricamente esse processo, nesta teste são discutidas a Teoria da Atividade – desenvolvida por Leontiev (1979) a partir dos estudos de Vigotsky – e a Teoria Conectivista de George Siemens (2006). Por sua vez, existem abordagens que são comumente utilizadas para o apoio a aprendizagem de línguas estrangeiras, tais como flashcards e mapas conectivistas. Com relação a esses conceitos, nesta tese é apresentada a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), proporcionando um local que permita a comunicação com um grupo/turma, de forma síncrona e/ou assíncrona, possibilitando reduzir a distância transacional na educação online. Neste sentido, este trabalho demonstra o desenvolvimento de um AVA concebido a partir das teorias e abordagens de flashcards e mapas conectivistas, e com seu uso, investigou-se como esse ambiente auxiliou no processo de compreensão escrita de inglês e espanhol como línguas estrangeiras. Neste AVA professores e alunos constroem um mapa que contém conteúdos interconectados – hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge — (PoK), pois se constituem em pedaço de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Todos esses conteúdos formam um mapa conectivista em virtude das possibilidades de interconexões e compartilhamentos entre os envolvidos no grupo/turma. Previamente à aplicação do estudo, o AVA foi validado por dois professores especialistas de Informática e dois professores de Letras. A seguir, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com duas turmas de ensino superior de uma instituição pública federal, as quais cursavam disciplinas de língua estrangeira. Durante o estudo, os alunos criaram seus mapas, compartilharam recursos criados neles e responderam a dois questionários com o intuito de validar o uso do ambiente. Assim, a partir da análise dos dados, pode-se demonstrar o desenvolvimento de um AVA sob a luz das teorias conectivista e da atividade e benefícios à aprendizagem de língua estrangeira proporcionados por esse ambiente.
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spelling Weiand, AugustoReategui, Eliseo BerniBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2022-12-20T04:52:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/252902001156898Conexões estão presentes na sociedade desde os primórdios, e a troca de conhecimento entre pessoas com o intuito de ensinar e aprender é inerente ao ser humano. Com o aumento do uso das tecnologias de informação e comunicação houve uma expansão exponencial das conexões entre pessoas, tendo em vista a possibilidade de contato com o mundo todo sem sair de casa. Assim, percebe-se também a necessidade de aprender uma língua estrangeira, possuindo uma boa compreensão textual a fim de facilitar essas conexões. Para embasar teoricamente esse processo, nesta teste são discutidas a Teoria da Atividade – desenvolvida por Leontiev (1979) a partir dos estudos de Vigotsky – e a Teoria Conectivista de George Siemens (2006). Por sua vez, existem abordagens que são comumente utilizadas para o apoio a aprendizagem de línguas estrangeiras, tais como flashcards e mapas conectivistas. Com relação a esses conceitos, nesta tese é apresentada a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), proporcionando um local que permita a comunicação com um grupo/turma, de forma síncrona e/ou assíncrona, possibilitando reduzir a distância transacional na educação online. Neste sentido, este trabalho demonstra o desenvolvimento de um AVA concebido a partir das teorias e abordagens de flashcards e mapas conectivistas, e com seu uso, investigou-se como esse ambiente auxiliou no processo de compreensão escrita de inglês e espanhol como línguas estrangeiras. Neste AVA professores e alunos constroem um mapa que contém conteúdos interconectados – hipertextos, flashcards hipertextuais e links – chamados de Piece of Knowledge — (PoK), pois se constituem em pedaço de conhecimento acerca de um (ou vários) tema(s). Todos esses conteúdos formam um mapa conectivista em virtude das possibilidades de interconexões e compartilhamentos entre os envolvidos no grupo/turma. Previamente à aplicação do estudo, o AVA foi validado por dois professores especialistas de Informática e dois professores de Letras. A seguir, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com duas turmas de ensino superior de uma instituição pública federal, as quais cursavam disciplinas de língua estrangeira. Durante o estudo, os alunos criaram seus mapas, compartilharam recursos criados neles e responderam a dois questionários com o intuito de validar o uso do ambiente. Assim, a partir da análise dos dados, pode-se demonstrar o desenvolvimento de um AVA sob a luz das teorias conectivista e da atividade e benefícios à aprendizagem de língua estrangeira proporcionados por esse ambiente.Connections have been present in society since the dawn of mankind, and the exchange of knowledge between people with the aim of teaching and learning is inherent to human beings. With the increase in the use of information and communication technologies, there was an exponential expansion of connections between people, in view of the possibility of contact with the whole world without leaving home. Therefore, there is also a need to learn a foreign language, having a good reading comprehension in order to facilitate these connections. To assist theoretically this process, here we discuss the Activity Theory – developed by Leontiev (1979), based on Vigotsky’s studies – and the Connectivist Theory by George Siemens (2006). In its turn, there are approaches that are commonly used to support foreign language learning, such as flashcards and learning maps. Connected to these concepts, in this project we propose the use of a virtual learning environment (VLE), providing a place that allows communication with a group/class, synchronously or asynchronously, making it possible to reduce the transactional distance in online education. In this sense, this work aims to highlight the development of a VLE based on the theories and approaches of flashcards and learning maps. With its use we expect to investigate how this environment can assist in the reading comprehension of English and Spanish as a foreign language. In this VLE, teachers and students build a map that contains interconnected content — hypertext, hypertext flashcards and links — called Piece of Knowledge — PoK, as they constitute a ‘piece of knowledge’ about a (or several) theme(s). All of these contents form a map, called a connectivist map due to the possibilities of interconnections and sharing between those involved in the group/class. In order to test this project, a previous offline experiment was developed with High School students in a Spanish discipline, demonstrating the relevance of the proposal, highlighting the need to develop a virtual environment. With the same aim, two professors of Computer Science and two professors of Letters validated the developed virtual environment. Thus, from the data analysis, it is possible to demonstrate the development of a VLE in the light of connectivist and activity theories and benefits to foreign language learning provided by this environment.application/pdfporEducação a distânciaEnsino e aprendizagemVirtual Learning EnvironmentFlashcardsConectivist MapsActivity TheoryConnectivist TheoryPieces of knowledge: um ambiente virtual de aprendizagem baseado em flashcards e mapas conectivistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156898.pdf.txt001156898.pdf.txtExtracted Texttext/plain249504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252902/2/001156898.pdf.txt0a1061edfca9af0fd4b9ace4f216685fMD52ORIGINAL001156898.pdfTexto completoapplication/pdf9882425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252902/1/001156898.pdf2797f28103e4a61e33e7a95e95bf9a39MD5110183/2529022022-12-29 05:50:48.812813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-29T07:50:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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