Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98965 |
Resumo: | A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos. |
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Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoTonietto, LaurenSperb, Tania MaraPimenta, Maria Alice de Mattos2014-07-30T02:04:44Z20120102-3772http://hdl.handle.net/10183/98965000859797A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to the context possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmatic principle. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between 2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as non conventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showed that the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing more details about the verbs lexical development.application/pdfporPsicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2012), p.Desenvolvimento da linguagemPsicolinguísticaCriançasConventionalityLexical acquisitionVerbsChildrenLikert scaleConvencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuasConventionality in verb acquisition : a comparative study of dichotomic and continuous analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859797.pdf000859797.pdfTexto completoapplication/pdf425653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/1/000859797.pdfdcbf7a0198d99761c87fbd2b5cb0f347MD51TEXT000859797.pdf.txt000859797.pdf.txtExtracted Texttext/plain46417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/2/000859797.pdf.txt378ccf6ee7667cd17ebeb0bf59db04f4MD52THUMBNAIL000859797.pdf.jpg000859797.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/3/000859797.pdf.jpg937d4bbe2a786138f864bfc50fe15d1bMD5310183/989652018-11-29 02:46:16.820296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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