Uma década de implementação do ensino fundamental de nove anos: a produção acadêmica sobre a transição da educação Infantil para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rachel Moreira Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221106
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo mapear e analisar os trabalhos produzidos nos últimos dez anos sobre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica de teses, dissertações e artigos que tratam do tema. A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Portal de Teses e Dissertações da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES. O material empírico se constitui de 128 resumos de trabalhos acadêmicos provenientes das três bases citadas. Os autores que embasam este estudo concentram-se nas áreas da Educação Infantil e da Alfabetização, para tentar abarcar esses dois aspectos referentes à transição ou ao ingresso das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental, além de autores da área de Formação de professores. Alguns referenciais utilizados foram: Fortuna (2014), Luckesi (2018), Nóvoa (2002), Motta (2013), Rapoport (2009) e Tardif (2012). Foram utilizados também os documentos referentes ao Ensino Fundamental de Nove Anos, para contemplar os aspectos legais, junto com os apontamentos quanto à criança de seis anos presentes na Base Nacional Comum Curricular. Na análise foram considerados dados quantitativos de número de trabalhos por universidades, ano de publicação, tipo de pesquisa e área de conhecimento, e dados qualitativos, com sete focos de análise: (1) A criança de seis anos na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; (2) Discussões vinculadas à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; (3) Currículo; (4) Docência; (5) Gestão da transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais; (6) A política do Ensino Fundamental de Nove Anos e (7) Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Foi possível perceber, através da análise, uma grande discussão sobre a mudança do currículo, mas falta de reestruturação dentro das escolas, sobre a dicotomia do brincar e aprender, que leva a essa diferenciação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, e sobre a necessidade de formação inicial e continuada das professoras.
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