Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32074 |
Resumo: | Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada. |
id |
UFRGS-2_3ba7d607176528be2fb795a471ba3746 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32074 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duciak, Carla Giovana da SilvaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-09-27T01:17:15Z2011http://hdl.handle.net/10183/32074000786285Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada.application/pdfporAutonomiaEducação moralEducação infantilAutonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786285.pdf.txt000786285.pdf.txtExtracted Texttext/plain62704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/2/000786285.pdf.txt2acfcfcbdd749f8e56d81ecba9b38f60MD52ORIGINAL000786285.pdf000786285.pdfTexto completoapplication/pdf666727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/1/000786285.pdf990c21c3a6891279c137c60abb9e4d8dMD51THUMBNAIL000786285.pdf.jpg000786285.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/3/000786285.pdf.jpg78cb29a1991132bdafaa45782690e2efMD5310183/320742018-10-10 07:51:29.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
title |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
spellingShingle |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos Duciak, Carla Giovana da Silva Autonomia Educação moral Educação infantil |
title_short |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
title_full |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
title_fullStr |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
title_full_unstemmed |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
title_sort |
Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos |
author |
Duciak, Carla Giovana da Silva |
author_facet |
Duciak, Carla Giovana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duciak, Carla Giovana da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Educação moral Educação infantil |
topic |
Autonomia Educação moral Educação infantil |
description |
Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-27T01:17:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32074 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000786285 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32074 |
identifier_str_mv |
000786285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/2/000786285.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/1/000786285.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/3/000786285.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2acfcfcbdd749f8e56d81ecba9b38f60 990c21c3a6891279c137c60abb9e4d8d 78cb29a1991132bdafaa45782690e2ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413762289664 |