Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duciak, Carla Giovana da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32074
Resumo: Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada.
id UFRGS-2_3ba7d607176528be2fb795a471ba3746
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32074
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duciak, Carla Giovana da SilvaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-09-27T01:17:15Z2011http://hdl.handle.net/10183/32074000786285Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada.application/pdfporAutonomiaEducação moralEducação infantilAutonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786285.pdf.txt000786285.pdf.txtExtracted Texttext/plain62704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/2/000786285.pdf.txt2acfcfcbdd749f8e56d81ecba9b38f60MD52ORIGINAL000786285.pdf000786285.pdfTexto completoapplication/pdf666727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/1/000786285.pdf990c21c3a6891279c137c60abb9e4d8dMD51THUMBNAIL000786285.pdf.jpg000786285.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/3/000786285.pdf.jpg78cb29a1991132bdafaa45782690e2efMD5310183/320742018-10-10 07:51:29.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
title Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
spellingShingle Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
Duciak, Carla Giovana da Silva
Autonomia
Educação moral
Educação infantil
title_short Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
title_full Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
title_fullStr Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
title_full_unstemmed Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
title_sort Autonomia em pauta : concepções de professores de educação infantil sobre a autonomia de seus alunos
author Duciak, Carla Giovana da Silva
author_facet Duciak, Carla Giovana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duciak, Carla Giovana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Educação moral
Educação infantil
topic Autonomia
Educação moral
Educação infantil
description Diante da percepção de que autonomia é uma palavra muito utilizada em do-cumentos como planejamentos, pareceres descritivos e projetos políticos pe-dagógicos, este trabalho teve como problema a seguinte questão: O que pro-fessores de educação infantil entendem por autonomia de seus alunos? Atra-vés desse questionamento, o objetivo foi analisar qual o entendimento de auto-nomia do aluno que as docentes entrevistadas têm, identificando recorrências e singularidades em suas falas. Para isso, utilizei o campo teórico da psicologia e a perspectiva construtivista de Jean Piaget. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras formadas em pedagogia e atuantes em sala de aula de insti-tuições públicas de ensino, do município de Porto Alegre/RS. A partir dessa coleta de dados foi realizada uma análise que aponta para uma visão ligada ao individualismo, ao fato de a criança ser capaz de realizar atividades, principal-mente motoras, como se vestir e realizar sua higienização pessoal. A visão das professoras se reflete na prática e demostra ter relação com uma formação na qual o termo era utilizado, mas pouco discutido, assinalando para importância de uma formação continuada.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32074
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786285
url http://hdl.handle.net/10183/32074
identifier_str_mv 000786285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/2/000786285.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/1/000786285.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32074/3/000786285.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2acfcfcbdd749f8e56d81ecba9b38f60
990c21c3a6891279c137c60abb9e4d8d
78cb29a1991132bdafaa45782690e2ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413762289664