Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charczuk, Simone Bicca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220813
Resumo: Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.
id UFRGS-2_3bd6f0fbddfb43d1abdb94c9a362d7d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220813
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Charczuk, Simone Bicca2021-05-13T04:26:12Z20200100-3143http://hdl.handle.net/10183/220813001121499Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.Ensuring Transference on Remote Learning: teaching in pandemic times. We discuss teaching in remote learning in pandemic times. Despite the differences between remote learning and distance learning (EaD), we point out that criticisms of both focus on the interaction difficulties understood as inherent to them. We argue, however, that considerations on any teaching method must emphasize the theoretical-conceptual models that support them. Inspired by the clinical case construction approach, we present narratives about remote learning and analyze them based on the concept of transference. We believe that the transference between teacher, student and knowledge can be established in remote learning, considering listening and speech as representatives of presence and corporeality in this context.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 45, n.4 (2020), e109145, 20 p.PsicanáliseTeachingRemote LearningTransferencePsychoanalysisSustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemiaEnsuring Transference on Remote Learning : teaching in pandemic timesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121499.pdf.txt001121499.pdf.txtExtracted Texttext/plain63573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/2/001121499.pdf.txt524f6fc79e59c63810a4da48b32987edMD52ORIGINAL001121499.pdfTexto completoapplication/pdf229127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/1/001121499.pdfb3989f035e48b1d18d1574c62c7ef102MD5110183/2208132021-11-20 05:58:34.357969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:58:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Ensuring Transference on Remote Learning : teaching in pandemic times
title Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
spellingShingle Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
Charczuk, Simone Bicca
Psicanálise
Teaching
Remote Learning
Transference
Psychoanalysis
title_short Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
title_full Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
title_fullStr Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
title_sort Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
author Charczuk, Simone Bicca
author_facet Charczuk, Simone Bicca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
topic Psicanálise
Teaching
Remote Learning
Transference
Psychoanalysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Remote Learning
Transference
Psychoanalysis
description Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:26:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220813
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121499
identifier_str_mv 0100-3143
001121499
url http://hdl.handle.net/10183/220813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 45, n.4 (2020), e109145, 20 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/2/001121499.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/1/001121499.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 524f6fc79e59c63810a4da48b32987ed
b3989f035e48b1d18d1574c62c7ef102
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447741062447104