Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220813 |
Resumo: | Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto. |
id |
UFRGS-2_3bd6f0fbddfb43d1abdb94c9a362d7d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220813 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Charczuk, Simone Bicca2021-05-13T04:26:12Z20200100-3143http://hdl.handle.net/10183/220813001121499Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto.Ensuring Transference on Remote Learning: teaching in pandemic times. We discuss teaching in remote learning in pandemic times. Despite the differences between remote learning and distance learning (EaD), we point out that criticisms of both focus on the interaction difficulties understood as inherent to them. We argue, however, that considerations on any teaching method must emphasize the theoretical-conceptual models that support them. Inspired by the clinical case construction approach, we present narratives about remote learning and analyze them based on the concept of transference. We believe that the transference between teacher, student and knowledge can be established in remote learning, considering listening and speech as representatives of presence and corporeality in this context.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 45, n.4 (2020), e109145, 20 p.PsicanáliseTeachingRemote LearningTransferencePsychoanalysisSustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemiaEnsuring Transference on Remote Learning : teaching in pandemic timesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121499.pdf.txt001121499.pdf.txtExtracted Texttext/plain63573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/2/001121499.pdf.txt524f6fc79e59c63810a4da48b32987edMD52ORIGINAL001121499.pdfTexto completoapplication/pdf229127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/1/001121499.pdfb3989f035e48b1d18d1574c62c7ef102MD5110183/2208132021-11-20 05:58:34.357969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220813Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:58:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ensuring Transference on Remote Learning : teaching in pandemic times |
title |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia Charczuk, Simone Bicca Psicanálise Teaching Remote Learning Transference Psychoanalysis |
title_short |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
title_full |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
title_sort |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto : docência em tempos de pandemia |
author |
Charczuk, Simone Bicca |
author_facet |
Charczuk, Simone Bicca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise |
topic |
Psicanálise Teaching Remote Learning Transference Psychoanalysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Remote Learning Transference Psychoanalysis |
description |
Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Problematizamos a docência no ensino remoto em tempos de pandemia. A despeito das diferenças entre ensino remoto e educação a distância (EaD), apontamos que críticas a ambos recaem sobre as dificuldades de interação entendidas como inerentes a eles. Em contraposição, argumentamos que ponderações a todo modo de ensino precisam enfatizar modelos teóricos conceituais que os sustentam. Inspirados na construção do caso em psicanálise, apresentamos narrativas acerca do ensino remoto e as analisamos a partir do conceito de transferência. Apostamos que o laço transferencial entre professor, aluno e conhecimento pode ser estabelecido no ensino remoto, considerando a escuta e a palavra como representantes da presença e da corporeidade neste contexto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:26:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220813 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121499 |
identifier_str_mv |
0100-3143 001121499 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 45, n.4 (2020), e109145, 20 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/2/001121499.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220813/1/001121499.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
524f6fc79e59c63810a4da48b32987ed b3989f035e48b1d18d1574c62c7ef102 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447741062447104 |