Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Donaldo Bello de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Neusa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177590
Resumo: Novos direcionamentos e sentidos têm sido impressos à Educação Comparada, expressão de um processo acentuado de mudanças sociais e epistemológicas que progressivamente reiteram o seu valor em face de um maior distanciamento analítico sobre o contexto, objeto e questões relativas a uma determinada realidade ou problema. Este artigo, visando à discussão sobre a perspectiva comparada em Políticas Públicas de Educação, toma por base de análise referências que versam sobre comparações Brasil-Espanha neste campo do conhecimento, com vistas à realização de um inventário descritivo a respeito da produção acadêmica e científica correlata, compreendida ao período 1990-2014, enfocando tanto as Políticas Públicas de Educação Básica, quanto de Educação Superior. Identifica a escassez desses estudos, cujo interesse autoral mostra-se marcadamente brasileiro. Postula que, embora relativamente distintos quanto aos objetos de análise, a maior parcela dos estudos sobre Educação Básica constata, em cada um dos domínios metodológicos e interpretativos adotados, a prevalência de similaridades relativas a processos de rupturas ou de continuidade entre as ações públicas pós-redemocratização do Brasil e da Espanha, não sendo recorrente a demarcação de diferenciações significativas entre estes países. Destaca que as aproximações se fazem igualmente notar na esfera dos estudos sobre Educação Superior que abordam os fenômenos da globalização, seus atores, processos e objetivos na construção da ação pública no âmbito dos Estados nacionais, que evidenciam a presença de certa estandardização de impactos transnacionais, em que pesem as distinções sinalizadas entre os sistemas de ensino superior desses dois países e seus respectivos processos de ressignificação local dessas mesmas influências.
id UFRGS-2_3bd8b08116e057914c4ae67f39f6c2f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177590
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Donaldo Bello deBatista, Neusa Chaves2018-05-05T03:16:40Z20171068-2341http://hdl.handle.net/10183/177590001058599Novos direcionamentos e sentidos têm sido impressos à Educação Comparada, expressão de um processo acentuado de mudanças sociais e epistemológicas que progressivamente reiteram o seu valor em face de um maior distanciamento analítico sobre o contexto, objeto e questões relativas a uma determinada realidade ou problema. Este artigo, visando à discussão sobre a perspectiva comparada em Políticas Públicas de Educação, toma por base de análise referências que versam sobre comparações Brasil-Espanha neste campo do conhecimento, com vistas à realização de um inventário descritivo a respeito da produção acadêmica e científica correlata, compreendida ao período 1990-2014, enfocando tanto as Políticas Públicas de Educação Básica, quanto de Educação Superior. Identifica a escassez desses estudos, cujo interesse autoral mostra-se marcadamente brasileiro. Postula que, embora relativamente distintos quanto aos objetos de análise, a maior parcela dos estudos sobre Educação Básica constata, em cada um dos domínios metodológicos e interpretativos adotados, a prevalência de similaridades relativas a processos de rupturas ou de continuidade entre as ações públicas pós-redemocratização do Brasil e da Espanha, não sendo recorrente a demarcação de diferenciações significativas entre estes países. Destaca que as aproximações se fazem igualmente notar na esfera dos estudos sobre Educação Superior que abordam os fenômenos da globalização, seus atores, processos e objetivos na construção da ação pública no âmbito dos Estados nacionais, que evidenciam a presença de certa estandardização de impactos transnacionais, em que pesem as distinções sinalizadas entre os sistemas de ensino superior desses dois países e seus respectivos processos de ressignificação local dessas mesmas influências.New directions have been rising in Comparative Education as a result of a steep process of social and epistemological changes that progressively confirm their own value in the face of a greater analytical distance regarding the context, object and issues relating to a particular reality or problem. Aiming at discussing the comparative perspective in Public Policies for Education, this study expands on Brazil-Spain comparisons in this field, with the objective of putting together a descriptive inventory regarding the academic and related scientific output covered by the period 1990-2014, focusing the Public Policies for both Basic and Higher Education. The research showed a shortage of studies with this focus and that authorship in the area is consistently Brazilian. Although relatively diverse when it comes to their objects of analysis, the largest portion of the studies on Basic Education noted, in each of the methodological and interpretative approaches adopted, the prevalence of similarities in the processes of rupture or continuity between the post-redemocratization public actions in Brazil and Spain – it was rare that significant differences were observed between these countries by these studies. The similarities are also present in the studies on Higher Education, which address the phenomena of globalization, their actors, processes and objectives in the construction of public action within the context of national states, showing a certain standardization of cross-border impacts despite the distinctions signaled between the Higher Education systems of these two countries and their respective processes of local resignification of these same influences.Se ha impreso nuevos caminos y sentidos a la Educación Comparada, expresión de un proceso acentuado de cambios sociales y epistemologías que progresivamente reiteran su valor a la luz de un mayor distanciamiento analítico sobre el contexto, objeto y cuestiones relacionadas a una determinada realidad o problema. Este artículo, al buscar discutir la perspectiva comparada en Políticas Públicas de Educación, toma como base de análisis referencias que tratan de sobre comparaciones Brasil-España en este campo del conocimiento, con vistas a la realización de un inventario descriptivo en cuanto a la producción académica y científica correlacionada, comprendida en el período 1990-2014, enfocando tanto las políticas públicas de Educación Básica, como de Educación Superior. Identifica la escasez de dichos estudios, cuyo interés autoral se muestra marcadamente brasileño. Postula que, aunque relativamente distintos en relación a los objetos de análisis, la mayor parte de los estudios sobre Educación Básica constata, en cada uno de los dominios metodológicos e interpretativos adoptados, la prevalencia de similitudes relativas a procesos de rupturas o de continuidad entre las acciones públicas pos-redemocratización de Brasil y de España, no siendo recurrente la demarcación de diferenciaciones significativas entre estos países. Destaca que las aproximaciones se hacen notar en la esfera de los estudios sobre Educación Superior que abarcan los fenómenos de la globalización, sus actores, procesos y objetivos en la construcción de la acción pública en el marco de los Estados nacionales, que ponen de manifiesto la presencia de cierta estandarización de impactos transnacionales, en pese las distinciones señaladas entre los sistemas de enseñanza superior de estos dos países y sus respectivos procesos de resignificación local de estas mismas influencias.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. 2017. Vol.25 n.19 (set./dez.), p. 1-43.Políticas públicasPolítica educacionalEducação básicaPublic policies for educationComparative educationBasic educationHigher educationPolíticas de educaciónEducación comparadaEducación básicaEducación superiorPerspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-EspanhaA comparative perspective on public policies for education: Studies on Brazil-Spain Perspectiva comparada en políticas públicas de educación: Estudios Brasil-España Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058599.pdf001058599.pdfTexto completoapplication/pdf1018786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177590/1/001058599.pdff53e651fb067a4a94497921e717a9504MD51TEXT001058599.pdf.txt001058599.pdf.txtExtracted Texttext/plain171595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177590/2/001058599.pdf.txtd9e3a9363dffe8cc27db269027624f50MD5210183/1775902021-08-18 04:41:39.748711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177590Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:41:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A comparative perspective on public policies for education: Studies on Brazil-Spain
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Perspectiva comparada en políticas públicas de educación: Estudios Brasil-España
title Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
spellingShingle Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
Souza, Donaldo Bello de
Políticas públicas
Política educacional
Educação básica
Public policies for education
Comparative education
Basic education
Higher education
Políticas de educación
Educación comparada
Educación básica
Educación superior
title_short Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
title_full Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
title_fullStr Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
title_full_unstemmed Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
title_sort Perspectiva Comparada em Políticas Públicas de Educação : estudos Brasil-Espanha
author Souza, Donaldo Bello de
author_facet Souza, Donaldo Bello de
Batista, Neusa Chaves
author_role author
author2 Batista, Neusa Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Donaldo Bello de
Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Política educacional
Educação básica
topic Políticas públicas
Política educacional
Educação básica
Public policies for education
Comparative education
Basic education
Higher education
Políticas de educación
Educación comparada
Educación básica
Educación superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policies for education
Comparative education
Basic education
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas de educación
Educación comparada
Educación básica
Educación superior
description Novos direcionamentos e sentidos têm sido impressos à Educação Comparada, expressão de um processo acentuado de mudanças sociais e epistemológicas que progressivamente reiteram o seu valor em face de um maior distanciamento analítico sobre o contexto, objeto e questões relativas a uma determinada realidade ou problema. Este artigo, visando à discussão sobre a perspectiva comparada em Políticas Públicas de Educação, toma por base de análise referências que versam sobre comparações Brasil-Espanha neste campo do conhecimento, com vistas à realização de um inventário descritivo a respeito da produção acadêmica e científica correlata, compreendida ao período 1990-2014, enfocando tanto as Políticas Públicas de Educação Básica, quanto de Educação Superior. Identifica a escassez desses estudos, cujo interesse autoral mostra-se marcadamente brasileiro. Postula que, embora relativamente distintos quanto aos objetos de análise, a maior parcela dos estudos sobre Educação Básica constata, em cada um dos domínios metodológicos e interpretativos adotados, a prevalência de similaridades relativas a processos de rupturas ou de continuidade entre as ações públicas pós-redemocratização do Brasil e da Espanha, não sendo recorrente a demarcação de diferenciações significativas entre estes países. Destaca que as aproximações se fazem igualmente notar na esfera dos estudos sobre Educação Superior que abordam os fenômenos da globalização, seus atores, processos e objetivos na construção da ação pública no âmbito dos Estados nacionais, que evidenciam a presença de certa estandardização de impactos transnacionais, em que pesem as distinções sinalizadas entre os sistemas de ensino superior desses dois países e seus respectivos processos de ressignificação local dessas mesmas influências.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T03:16:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177590
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058599
identifier_str_mv 1068-2341
001058599
url http://hdl.handle.net/10183/177590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. 2017. Vol.25 n.19 (set./dez.), p. 1-43.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177590/1/001058599.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177590/2/001058599.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f53e651fb067a4a94497921e717a9504
d9e3a9363dffe8cc27db269027624f50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224943387541504