Método comparativo de desempenho para interseções em nível de rodovias de pista simples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rômulo Saraiva Xerez
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-14042016-144045
Resumo: Esta pesquisa propõe um método que compara o desempenho de interseções através de quatro medidas: número de conflitos de tráfego, capacidade integral de processamento, atraso e espera média e custo de construção. O método foi aplicado a um grupo de seis interseções, três configurações alternativas e três variações do conceito trevo vazado, conceito básico adotado na grande maioria das interseções em nível de rodovias rurais brasileiras. Em paralelo, desenvolveu-se um método de conflitos baseado no conceito de conflito equivalente. O programa INTEGRATION foi utilizado no cálculo da capacidade integral de processamento e atraso e espera média. É apresentada uma planilha simplificada de custo de construção para obtenção dos orçamentos das interseções. Uma comparação de desempenhos é realizada para uma condição particular de capacidade de tráfego. Como o método permite a parametrização, ele pode também ser utilizado para avaliar outras condições operacionais. Conclui-se que, para as condições operacionais avaliadas, as configurações do tipo trevo vazado tem desempenho inferior a duas alternativas investigadas na pesquisa, a rotatória e a rotatória alongada com entrelaçamento.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Método comparativo de desempenho para interseções em nível de rodovias de pista simples Comparative method of road intersection performance 2002-12-16João Alexandre WidmerOswaldo Cavalcanti da Costa Lima NetoJosé Reynaldo Anselmo SettiRômulo Saraiva XerezUniversidade de São PauloEngenharia de TransportesUSPBR Atraso Capacidade Capacity Conflitos Cost Custo Delay Interseções Intersection Traffic conflict Esta pesquisa propõe um método que compara o desempenho de interseções através de quatro medidas: número de conflitos de tráfego, capacidade integral de processamento, atraso e espera média e custo de construção. O método foi aplicado a um grupo de seis interseções, três configurações alternativas e três variações do conceito trevo vazado, conceito básico adotado na grande maioria das interseções em nível de rodovias rurais brasileiras. Em paralelo, desenvolveu-se um método de conflitos baseado no conceito de conflito equivalente. O programa INTEGRATION foi utilizado no cálculo da capacidade integral de processamento e atraso e espera média. É apresentada uma planilha simplificada de custo de construção para obtenção dos orçamentos das interseções. Uma comparação de desempenhos é realizada para uma condição particular de capacidade de tráfego. Como o método permite a parametrização, ele pode também ser utilizado para avaliar outras condições operacionais. Conclui-se que, para as condições operacionais avaliadas, as configurações do tipo trevo vazado tem desempenho inferior a duas alternativas investigadas na pesquisa, a rotatória e a rotatória alongada com entrelaçamento. This research proposes a method to compare road intersection performances through four measures: number of traffic conflicts, processing integral capacity, average delay and waiting time and construction cost. The method was applied to a group of six intersections, three alternative configurations of intersections and three variations of the \"trevo vazado\" concept, which is usual basic concept for projects of Brazilian road intersection. At the same time, a traffic conflict method, based on equivalent conflict concept, was developed. The INTEGRATION software was used to calculate the processing integral capacity and the average delays and waiting times. A simple construction cost table for estimating the construction cost of the intersections is presented. A performance comparison of the various intersection configurations is also presented for a particular level of processing capacity. As the method permits parametrization, it can be used to evaluate other operational conditions. It is concluded that, for the evaluated operational conditions, the configurations of the \"trevo vazado\" have an inferior performance than the roundabout and the along roundabout. https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-14042016-144045info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:56:01Zoai:teses.usp.br:tde-14042016-144045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:38:39.209250Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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