Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mega, Daniel Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223003
Resumo: A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de aprendizagem. Como resultado, pudemos tipificar o CTA como uma Comunidade de Prática, identificando seus elementos estruturais. Tal caracterização pode inspirar a criação de centros similares em outras instituições de ensino, auxiliando, assim, profissionais interessados em ampliar as oportunidades formativas de seus estudantes.
id UFRGS-2_3cb9c56b2e8d5cefdf8dcc9df4c11996
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mega, Daniel FariasAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2021-06-29T04:21:17Z20201415-2150http://hdl.handle.net/10183/223003001127348A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de aprendizagem. Como resultado, pudemos tipificar o CTA como uma Comunidade de Prática, identificando seus elementos estruturais. Tal caracterização pode inspirar a criação de centros similares em outras instituições de ensino, auxiliando, assim, profissionais interessados em ampliar as oportunidades formativas de seus estudantes.Provide authentic learning experiences in the training of students is a challenge for many educational institutions. The search for ongoing initiatives that can contribute to achieving this objective may expose possibilities for future actions. In this work we present the results of an ethnographic study in a Center of Academic Technology of a Brazilian public university. We assume that its knowledge management model can be used to foster non-formal learning spaces. As a result, we were able to typify it as a community of practice, identifying its structural elements. This characterization can inspire the creation of similar centers in other teaching institutions, assisting professionals interested in expanding the training opportunities for their students.Proporcionar auténticas experiencias de aprendizaje en la capacitación de los estudiantes es un desafío para muchas instituciones educativas. La búsqueda de iniciativas en curso que puedan contribuir a lograr este objetivo puede exponer posibilidades para acciones futuras. En este trabajo presentamos los resultados de un estudio etnográfico en el Centro de Tecnología Académica de UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Suponemos que su modelo de gestión del conocimiento se puede utilizar para fomentar espacios no formales de aprendizaje. Como resultado, pudimos caracterizar el CTA como una comunidad de práctica, identificando sus elementos estructurales. Esta caracterización puede inspirar la creación de centros similares en otras instituciones de enseñanza, lo que ayudaría a los profesionales interesados en ampliar las oportunidades de capacitación para sus estudiantes.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte. Vol. 22, (2020), e12139, 28 p.Ambiente de aprendizagemEnsino de físicaCommunity of practiceNon-formal learning spacesPhysics educationComunidades de prácticaEspacios no formales de aprendizajeEnseñanza de la FísicaCentro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográficoCentro de Tecnología Académica de UFRGS como comunidad de práctica y posibilidad de creación de espacios no formales de aprendizaje : un estudio etnográfico Academic Technology Center of UFRGS as a community of practice and possibility of creation of non-formal learning spaces : an ethnographic study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127348.pdf.txt001127348.pdf.txtExtracted Texttext/plain80686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223003/2/001127348.pdf.txt11fb01b7c7c884ec83abf825a69010d9MD52ORIGINAL001127348.pdfTexto completoapplication/pdf500414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223003/1/001127348.pdfc819cfdf52a2ef1846b83f940be02ac8MD5110183/2230032023-05-21 03:28:33.824327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-21T06:28:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Centro de Tecnología Académica de UFRGS como comunidad de práctica y posibilidad de creación de espacios no formales de aprendizaje : un estudio etnográfico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Academic Technology Center of UFRGS as a community of practice and possibility of creation of non-formal learning spaces : an ethnographic study
title Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
spellingShingle Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
Mega, Daniel Farias
Ambiente de aprendizagem
Ensino de física
Community of practice
Non-formal learning spaces
Physics education
Comunidades de práctica
Espacios no formales de aprendizaje
Enseñanza de la Física
title_short Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
title_full Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
title_fullStr Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
title_full_unstemmed Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
title_sort Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
author Mega, Daniel Farias
author_facet Mega, Daniel Farias
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mega, Daniel Farias
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Ensino de física
topic Ambiente de aprendizagem
Ensino de física
Community of practice
Non-formal learning spaces
Physics education
Comunidades de práctica
Espacios no formales de aprendizaje
Enseñanza de la Física
dc.subject.eng.fl_str_mv Community of practice
Non-formal learning spaces
Physics education
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunidades de práctica
Espacios no formales de aprendizaje
Enseñanza de la Física
description A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de aprendizagem. Como resultado, pudemos tipificar o CTA como uma Comunidade de Prática, identificando seus elementos estruturais. Tal caracterização pode inspirar a criação de centros similares em outras instituições de ensino, auxiliando, assim, profissionais interessados em ampliar as oportunidades formativas de seus estudantes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T04:21:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223003
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127348
identifier_str_mv 1415-2150
001127348
url http://hdl.handle.net/10183/223003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte. Vol. 22, (2020), e12139, 28 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223003/2/001127348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223003/1/001127348.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11fb01b7c7c884ec83abf825a69010d9
c819cfdf52a2ef1846b83f940be02ac8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225022757404672