Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Larissa Duarte de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258888
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação.
id UFRGS-2_3d76924672fb37c2ba5242236139814d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258888
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Larissa Duarte deBorges, Jussara2023-06-10T03:33:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/258888001170444Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação.This reserch aims to identify signs of Information Literacy in the teaching of Librarianship between mid-1915 and 1970 in Brazil, even before the concept was created and consolidated. The theoretical framework is determined from the course's historical bibliographies, which describe the first Librarianship schools in Brazil, with emphasis on courses established in Rio de Janeiro and São Paulo. Bibliographies that address Information Literacy in the context of Librarianship are also used to relate the subjects. The content analysis has a qualitative approach, where an attempt was made to present what are the foreshadowings of Information Competence in the teaching of Library Science, in a period that includes the development phase of the area in Brazil. Thus, it was observed that among the disciplines taught during this period, there are traits of characteristics of Information Literacy, such as technical and social aspects. Based on inferences about these traits, it was concluded that the presence of these disciplines in teaching is a harbinger of Information Literacy. This research is justified as an incentive to reflect and produce content about what contributed in the history of Librarianship to the construction of the concept of Information Competence.application/pdfporCompetência informacionalEnsino superiorBiblioteconomiaInformation literacyLibrary teachingHistory of library scienceSubjectsForeshadowingsPrenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170444.pdf.txt001170444.pdf.txtExtracted Texttext/plain127733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/2/001170444.pdf.txt2abf633eafd898e24a244a375ec01851MD52ORIGINAL001170444.pdfTexto completoapplication/pdf654204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/1/001170444.pdf91791c464f701b216950b4cd55858b0dMD5110183/2588882023-06-17 03:37:55.642006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:37:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
title Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
spellingShingle Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
Freitas, Larissa Duarte de
Competência informacional
Ensino superior
Biblioteconomia
Information literacy
Library teaching
History of library science
Subjects
Foreshadowings
title_short Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_full Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_fullStr Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_full_unstemmed Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
title_sort Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
author Freitas, Larissa Duarte de
author_facet Freitas, Larissa Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Larissa Duarte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Jussara
contributor_str_mv Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Ensino superior
Biblioteconomia
topic Competência informacional
Ensino superior
Biblioteconomia
Information literacy
Library teaching
History of library science
Subjects
Foreshadowings
dc.subject.eng.fl_str_mv Information literacy
Library teaching
History of library science
Subjects
Foreshadowings
description Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-10T03:33:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170444
url http://hdl.handle.net/10183/258888
identifier_str_mv 001170444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/2/001170444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/1/001170444.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2abf633eafd898e24a244a375ec01851
91791c464f701b216950b4cd55858b0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447341713326080