Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258888 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação. |
id |
UFRGS-2_3d76924672fb37c2ba5242236139814d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258888 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Larissa Duarte deBorges, Jussara2023-06-10T03:33:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/258888001170444Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação.This reserch aims to identify signs of Information Literacy in the teaching of Librarianship between mid-1915 and 1970 in Brazil, even before the concept was created and consolidated. The theoretical framework is determined from the course's historical bibliographies, which describe the first Librarianship schools in Brazil, with emphasis on courses established in Rio de Janeiro and São Paulo. Bibliographies that address Information Literacy in the context of Librarianship are also used to relate the subjects. The content analysis has a qualitative approach, where an attempt was made to present what are the foreshadowings of Information Competence in the teaching of Library Science, in a period that includes the development phase of the area in Brazil. Thus, it was observed that among the disciplines taught during this period, there are traits of characteristics of Information Literacy, such as technical and social aspects. Based on inferences about these traits, it was concluded that the presence of these disciplines in teaching is a harbinger of Information Literacy. This research is justified as an incentive to reflect and produce content about what contributed in the history of Librarianship to the construction of the concept of Information Competence.application/pdfporCompetência informacionalEnsino superiorBiblioteconomiaInformation literacyLibrary teachingHistory of library scienceSubjectsForeshadowingsPrenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170444.pdf.txt001170444.pdf.txtExtracted Texttext/plain127733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/2/001170444.pdf.txt2abf633eafd898e24a244a375ec01851MD52ORIGINAL001170444.pdfTexto completoapplication/pdf654204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/1/001170444.pdf91791c464f701b216950b4cd55858b0dMD5110183/2588882023-06-17 03:37:55.642006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-17T06:37:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
title |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
spellingShingle |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil Freitas, Larissa Duarte de Competência informacional Ensino superior Biblioteconomia Information literacy Library teaching History of library science Subjects Foreshadowings |
title_short |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
title_full |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
title_fullStr |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
title_full_unstemmed |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
title_sort |
Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil |
author |
Freitas, Larissa Duarte de |
author_facet |
Freitas, Larissa Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Larissa Duarte de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Jussara |
contributor_str_mv |
Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Ensino superior Biblioteconomia |
topic |
Competência informacional Ensino superior Biblioteconomia Information literacy Library teaching History of library science Subjects Foreshadowings |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information literacy Library teaching History of library science Subjects Foreshadowings |
description |
Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-10T03:33:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001170444 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258888 |
identifier_str_mv |
001170444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/2/001170444.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258888/1/001170444.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2abf633eafd898e24a244a375ec01851 91791c464f701b216950b4cd55858b0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447341713326080 |