Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Salete Melo Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102713
Resumo: Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física.
id UFRGS-2_3dc428420d7825eb988668da45a95f93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102713
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Maria Salete Melo MartinsFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-10T02:11:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/102713000917899Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física.This graduation paper aimed to develop, implement and share the process of a pedagogical strategy for teaching art using audio description concomitant use of tactile teaching materials for high school students, visionaries, didactically enjoying the intimacy that young people have with the new technologies and their ease of seizing information by different means towards improving learning. The survey was administered to two classes of the same grade of high school in which only one was benefited with audioaula. The following were taken to exposure in which the works were in class worked on the show along with other artist in Iberê Camargo Foundation that bears his name. We used the Facebook social network to exchange ideas, post content and link the audioaulas recorded in Audacity, mounted in Movie Maker and saved on Youtube. The qualitative research was conducted through analysis of reports in which students told their experience of enjoyment of works through postings on the group's social network and who has access to the Internet via physical delivery.application/pdfporEducação artísticaEnsinoTecnologiaSala de aulaArt educationAudioaulaAudioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917899.pdf000917899.pdfTexto completoapplication/pdf1782075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/1/000917899.pdfdbe65d5014cd311677eb5a672c37c9e1MD51TEXT000917899.pdf.txt000917899.pdf.txtExtracted Texttext/plain52427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/2/000917899.pdf.txte2557be7d05732b24895919e7011099eMD52THUMBNAIL000917899.pdf.jpg000917899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/3/000917899.pdf.jpg02dbb7ede44748e6ea3579b0fa6661afMD5310183/1027132018-10-23 09:11:29.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102713Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
title Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
spellingShingle Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
Pinto, Maria Salete Melo Martins
Educação artística
Ensino
Tecnologia
Sala de aula
Art education
Audioaula
title_short Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
title_full Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
title_fullStr Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
title_full_unstemmed Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
title_sort Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
author Pinto, Maria Salete Melo Martins
author_facet Pinto, Maria Salete Melo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Salete Melo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Ensino
Tecnologia
Sala de aula
topic Educação artística
Ensino
Tecnologia
Sala de aula
Art education
Audioaula
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Audioaula
description Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917899
url http://hdl.handle.net/10183/102713
identifier_str_mv 000917899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/1/000917899.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/2/000917899.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/3/000917899.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbe65d5014cd311677eb5a672c37c9e1
e2557be7d05732b24895919e7011099e
02dbb7ede44748e6ea3579b0fa6661af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471256760320