Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102713 |
Resumo: | Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física. |
id |
UFRGS-2_3dc428420d7825eb988668da45a95f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102713 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Maria Salete Melo MartinsFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-10T02:11:42Z2012http://hdl.handle.net/10183/102713000917899Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física.This graduation paper aimed to develop, implement and share the process of a pedagogical strategy for teaching art using audio description concomitant use of tactile teaching materials for high school students, visionaries, didactically enjoying the intimacy that young people have with the new technologies and their ease of seizing information by different means towards improving learning. The survey was administered to two classes of the same grade of high school in which only one was benefited with audioaula. The following were taken to exposure in which the works were in class worked on the show along with other artist in Iberê Camargo Foundation that bears his name. We used the Facebook social network to exchange ideas, post content and link the audioaulas recorded in Audacity, mounted in Movie Maker and saved on Youtube. The qualitative research was conducted through analysis of reports in which students told their experience of enjoyment of works through postings on the group's social network and who has access to the Internet via physical delivery.application/pdfporEducação artísticaEnsinoTecnologiaSala de aulaArt educationAudioaulaAudioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917899.pdf000917899.pdfTexto completoapplication/pdf1782075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/1/000917899.pdfdbe65d5014cd311677eb5a672c37c9e1MD51TEXT000917899.pdf.txt000917899.pdf.txtExtracted Texttext/plain52427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/2/000917899.pdf.txte2557be7d05732b24895919e7011099eMD52THUMBNAIL000917899.pdf.jpg000917899.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/3/000917899.pdf.jpg02dbb7ede44748e6ea3579b0fa6661afMD5310183/1027132018-10-23 09:11:29.885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102713Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
title |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
spellingShingle |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte Pinto, Maria Salete Melo Martins Educação artística Ensino Tecnologia Sala de aula Art education Audioaula |
title_short |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
title_full |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
title_fullStr |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
title_full_unstemmed |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
title_sort |
Audioaulas: o uso pedagógico da tecnologia para ensinar Arte |
author |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
author_facet |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Salete Melo Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Ensino Tecnologia Sala de aula |
topic |
Educação artística Ensino Tecnologia Sala de aula Art education Audioaula |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art education Audioaula |
description |
Esta monografia propôs-se a desenvolver, aplicar e compartilhar o processo de uma estratégia pedagógica para o ensino de Arte usando a audiodescrição concomitante ao uso de material pedagógico tátil para alunos do Ensino Médio, videntes, usufruindo didaticamente da intimidade que os jovens têm com as novas tecnologias e a sua grande facilidade de apreensão de informações por diferentes meios em prol de uma melhoria de aprendizagem. A pesquisa foi aplicada em duas turmas de mesma série do Ensino Médio em que apenas uma foi beneficiada com a audioaula. A seguir foram levados à exposição em que as obras trabalhadas em aula estavam na mostra junto com outras do artista Iberê Camargo na Fundação que leva seu nome. Foi usada a rede social Facebook para trocas de idéias, postagem de conteúdos e link das audioaulas gravadas no Audacity, montadas no Movie Maker e salvas no Youtube. A pesquisa qualitativa foi feita através da análise de relatórios em que os alunos contaram sua experiência de fruição das obras através de postagens no grupo da rede social e para quem não tem acesso à Internet via entrega física. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102713 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917899 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102713 |
identifier_str_mv |
000917899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/1/000917899.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/2/000917899.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102713/3/000917899.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbe65d5014cd311677eb5a672c37c9e1 e2557be7d05732b24895919e7011099e 02dbb7ede44748e6ea3579b0fa6661af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132782460928 |