Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Juliana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95011
Resumo: Este trabalho se propõe a identificar e descrever as ofertas de ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com vistas a propor uma reflexão sobre o ensino desta especificidade no contexto focalizado. Após o mapeamento das ações por meio de sites oficiais da UFRGS, geramos os dados centrais deste estudo por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e/ou professores das ofertas de ensino. Com base nos pressupostos de letramento acadêmico e uso social da linguagem, analisamos as entrevistas em torno de quatro eixos principais de investigação, quais sejam: a solicitação da demanda da oferta de LP; o atendimento da demanda de ensino de LP; o público para o qual a oferta é destinada e organizada e as demandas apresentadas pelos alunos ao matricularem-se em uma oferta de ensino de LP. Após a transcrição e a textualização das entrevistas, iniciamos a análise dos dados gerados. O panorama investigativo verificou, dentre outros resultados, a pluralidade de públicos que buscam por espaços de trabalho com a LP no contexto acadêmico, dando corpo para a importância de existir um espaço de trabalho com a linguagem acadêmica. Essa grande procura, por sua vez, se justifica pelas dificuldades encontradas pelos discentes no processo de escrita, as quais revelam as práticas do mistério. Tais práticas significam o desencontro entre as trajetórias de letramento portadas pelos estudantes ao entrarem na academia e as experiências letradas pressupostas para a participação na esfera acadêmica. Além disso, a análise desnaturalizou a suposta transparência da linguagem científica, a qual dificilmente é questionada ou considerada um ponto de estudo e trabalho nas diferentes disciplinas dos cursos de graduação.
id UFRGS-2_3e96a048f68c9fce3df0feae1052218e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95011
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Battisti, JulianaSchoffen, Juliana Roquele2014-05-07T02:04:49Z2013http://hdl.handle.net/10183/95011000916892Este trabalho se propõe a identificar e descrever as ofertas de ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com vistas a propor uma reflexão sobre o ensino desta especificidade no contexto focalizado. Após o mapeamento das ações por meio de sites oficiais da UFRGS, geramos os dados centrais deste estudo por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e/ou professores das ofertas de ensino. Com base nos pressupostos de letramento acadêmico e uso social da linguagem, analisamos as entrevistas em torno de quatro eixos principais de investigação, quais sejam: a solicitação da demanda da oferta de LP; o atendimento da demanda de ensino de LP; o público para o qual a oferta é destinada e organizada e as demandas apresentadas pelos alunos ao matricularem-se em uma oferta de ensino de LP. Após a transcrição e a textualização das entrevistas, iniciamos a análise dos dados gerados. O panorama investigativo verificou, dentre outros resultados, a pluralidade de públicos que buscam por espaços de trabalho com a LP no contexto acadêmico, dando corpo para a importância de existir um espaço de trabalho com a linguagem acadêmica. Essa grande procura, por sua vez, se justifica pelas dificuldades encontradas pelos discentes no processo de escrita, as quais revelam as práticas do mistério. Tais práticas significam o desencontro entre as trajetórias de letramento portadas pelos estudantes ao entrarem na academia e as experiências letradas pressupostas para a participação na esfera acadêmica. Além disso, a análise desnaturalizou a suposta transparência da linguagem científica, a qual dificilmente é questionada ou considerada um ponto de estudo e trabalho nas diferentes disciplinas dos cursos de graduação.Este estudio se propone a identificar y describir las ofertas de ensenãnza de Lengua Portuguesa en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, con el objetivo de proponer una reflexión sobre la enseñanza de esta especificidad centrada en este contexto enfocado. Después del levantamiento de las acciones por medio de sitios oficiales de la UFRGS, generamos los datos centrales de este estudio por medio de entrevistas semi-estructuradas con los coordinadores y/o profesores de las ofertas de enseñanza. Sobre la base de los presupuestos de la alfabetización académica y el uso social del lenguaje, analizamos las entrevistas en torno a cuatro ejes de investigación principales: la solicitud de la demanda de la oferta de LP, la atención de la demanda de la enseñanza de LP; el público para que la oferta se ha diseñado y organizado y las demandas presentadas por los estudiantes al acto de inscribirse en una oferta de enseñanza de LP. Después de transcribir las entrevistas y transformarlas en textos, comenzamos a analizar los datos generados. El panorama de investigación verificó, entre otros resultados, la pluralidad de públicos que buscan espacios de trabajo con la LP en el contexto académico, dando cuerpo a la importancia de existir un espacio de trabajo con el lenguaje académico. Esta grande búsqueda, a su vez, se justifica por las dificultades encontradas por los estudiantes en el proceso de escritura, las cuales revelan las prácticas del misterio. Estas prácticas significan el desencuentro entre las trayectorias de alfabetización cargadas por los estudiantes al entrar en la Universidad y las experiencias alfabetizadas presupuestas para la participación en el ámbito académico. Además, el análisis desnaturaliza la supuesta transparencia del lenguaje científico, la cual es difícilmente cuestionada o considerada un punto de estudio y trabajo en las distintas asignaturas de las carreras de grado.application/pdfporEnsino de língua portuguesaOferta de ensinoUso da linguagemEnseñanza de lengua portuguesa en la universidadAlfabetización académicaOfertas de enseñanza de lengua portuguesaEl uso social del lenguajeDescrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Português e Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916892.pdf000916892.pdfTexto completoapplication/pdf523830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/1/000916892.pdfb4d5ba4f815d17c09635d9fd675b3a8eMD51TEXT000916892.pdf.txt000916892.pdf.txtExtracted Texttext/plain150114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/2/000916892.pdf.txt91b0dc3b84a2ec0cdc41df78262d5d64MD52THUMBNAIL000916892.pdf.jpg000916892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/3/000916892.pdf.jpg80c3b418b37acccd0f8d90898b9b7f1aMD5310183/950112022-08-06 04:47:01.690688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Battisti, Juliana
Ensino de língua portuguesa
Oferta de ensino
Uso da linguagem
Enseñanza de lengua portuguesa en la universidad
Alfabetización académica
Ofertas de enseñanza de lengua portuguesa
El uso social del lenguaje
title_short Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Descrição e análise das ofertas de ensino de língua portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Battisti, Juliana
author_facet Battisti, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Oferta de ensino
Uso da linguagem
topic Ensino de língua portuguesa
Oferta de ensino
Uso da linguagem
Enseñanza de lengua portuguesa en la universidad
Alfabetización académica
Ofertas de enseñanza de lengua portuguesa
El uso social del lenguaje
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de lengua portuguesa en la universidad
Alfabetización académica
Ofertas de enseñanza de lengua portuguesa
El uso social del lenguaje
description Este trabalho se propõe a identificar e descrever as ofertas de ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com vistas a propor uma reflexão sobre o ensino desta especificidade no contexto focalizado. Após o mapeamento das ações por meio de sites oficiais da UFRGS, geramos os dados centrais deste estudo por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e/ou professores das ofertas de ensino. Com base nos pressupostos de letramento acadêmico e uso social da linguagem, analisamos as entrevistas em torno de quatro eixos principais de investigação, quais sejam: a solicitação da demanda da oferta de LP; o atendimento da demanda de ensino de LP; o público para o qual a oferta é destinada e organizada e as demandas apresentadas pelos alunos ao matricularem-se em uma oferta de ensino de LP. Após a transcrição e a textualização das entrevistas, iniciamos a análise dos dados gerados. O panorama investigativo verificou, dentre outros resultados, a pluralidade de públicos que buscam por espaços de trabalho com a LP no contexto acadêmico, dando corpo para a importância de existir um espaço de trabalho com a linguagem acadêmica. Essa grande procura, por sua vez, se justifica pelas dificuldades encontradas pelos discentes no processo de escrita, as quais revelam as práticas do mistério. Tais práticas significam o desencontro entre as trajetórias de letramento portadas pelos estudantes ao entrarem na academia e as experiências letradas pressupostas para a participação na esfera acadêmica. Além disso, a análise desnaturalizou a suposta transparência da linguagem científica, a qual dificilmente é questionada ou considerada um ponto de estudo e trabalho nas diferentes disciplinas dos cursos de graduação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-07T02:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95011
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916892
url http://hdl.handle.net/10183/95011
identifier_str_mv 000916892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/1/000916892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/2/000916892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95011/3/000916892.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4d5ba4f815d17c09635d9fd675b3a8e
91b0dc3b84a2ec0cdc41df78262d5d64
80c3b418b37acccd0f8d90898b9b7f1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224463946088448